Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Hetkowski, Tânia Maria"
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- ItemDispositivos e diapositivos da educação científica: O Tpack e a constituição de práticas inovadoras na educação básica(2019-10-30) Araújo, Kátia Soane Santos; Hetkowski, Tânia Maria; Farias, Isabel Maria Sabino; Machado, Maria Cristina Gomes; Sales, Marcea Andrade; Sales, Mary Valda SouzaO ser humano é o único animal capaz de questionar os aspectos que envolvem a sua existência e buscar respostas para estas indagações. No âmbito educacional formal, a Educação Científica é compreendida como um processo formativo que incorpora os princípios da ciência e da pesquisa como pressupostos para a construção do conhecimento, uma vez que a (re) significação desses saberes, em consonância com as mudanças que vêm ocorrendo na contemporaneidade, demanda da escola e da sociedade um pensar e agir sobre as questões que mobilizam o homem e seus lugares de pertencimentos. Essa propositiva emerge de uma das categorias do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, uma proposta articuladora do Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que mobiliza processos formativos por meio do exercício dialético, dialógico e investigativo, para a compreensão do Lugar, nas redes públicas de Educação da Bahia e de Sergipe. Nesse sentido, a seguinte pesquisa buscou analisar os dispositivos e os diapositivos da TPACK, desenvolvidos nas escolas partícipes do projeto, e analisar se estes se constituem como práticas pedagógicas inovadoras de Educação Científica na Educação Básica pública. Para tanto, foram aprofundados os conceitos de: Educação Científica, a partir das concepções de Saviani (2011) e Freire (1968, 1979, 1986, 1996; Dispositivos e Diapositivos, por meio dos aspectos filosóficos defendidos por Agamben (2005) e de Foucault (1988; 2000); A dimensão do Conhecimento, a partir das conjecturas da Educação e da teoria da TPACK, com base nos trabalhos desenvolvidos por Koehler e Mishra (2005), Graham (2011) e Chai, Koh e Tsai (2013). A pesquisa teve como abordagem o estudo de caso de caráter participante, de natureza fenomenológica, desenvolvida pela técnica de grupo focal. A investigação deu-se por meio das dinâmicas de intervenção de Educação Científica, desenvolvidas no cerne do Projeto, tendo como amostragens as narrativas de 3 (três) pesquisadoras/professoras/desenvolvedoras, em 3 (três) diferentes instâncias da educação pública (Federal, Estadual e Municipal da Bahia). Com esse estudo, foi possível destacar que dispositivos e diapositivos são importantes estruturas da Educação Científica, na qual os dispositivos são caracterizados como linhas de força, que englobam os aspectos inovadores, os quais concebem a educação como um processo transformativo, colaborativo, transversalizado e instituinte. Os diapositivos da Educação Científica encontram-se na latência da privação humana – “ser e não ser”, em que a dimensão crítica é constitutiva do “não ser”, torna-se a potência para corporificar o real, ou seja, a criatividade e a criticidade, elementos que impulsionam a emancipação dos sujeitos quando estes são mobilizados, tornando-os capazes de transformar a realidade e promover mudanças de si, do outro e do contexto.
- ItemEducação e (com)ciência geotecnológica do lugar: narrativas iconográficas dos sujeitos do bairro do Tento, Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-17) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Epífania , Anderson Gomes da; Oliveira , Valeska Maria Fortes de; Araújo, Kátia Soane Santos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Andrade , Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda SouzaApresentamos uma pesquisa que objetivou outra perspectiva de conhecimento e ciência a partir do viver cotidiano. Para tanto, tomamos como base o aspecto geotecnológico das iconografias no bairro do Tento, localizado na cidade de Valença-BA, ecoadas nas narrativas de um grupo de sujeitos desse lugar. Dessa forma, foi destacado o caminho da revelação, do reconhecimento, das considerações e das afirmações de uma outra concepção de educação científica, a partir de um segmento não formal de aprendizagem, oriunda das dinâmicas sociais desse lugar vivido. Esse espaço, composto das condições de pertencimento, assim como dos afetos, sentimentos, sentidos e significados depositados pelo sujeito ao fragmento espacial, aqui o denominamos de lugar-seu. Dito isto, esta tese apresenta uma trilha discursiva que parte da importância das iconografias para a promoção do conhecimento, levando em consideração como as geotecnologias, em seus aspectos materiais e imateriais, potencializam o (re)conhecimento do lugar. Como um trabalho iniciado no período de distanciamento social, são enfatizados, no corpo textual, os desafios da pesquisa a partir dos impactos provocados pela pandemia da COVID-19, assim como seus reflexos na educação. Apesar disso, a escrita teve sua base de produção dos achados através da abordagem etnográfica. Isso visou, dentro das limitações, participar do cotidiano e estabelecer aproximações com, inicialmente 20 e finalmente, 13 moradores partícipes. Durante os encontros formativos, foram realizadas entrevistas, levantamento de questões, discussões e considerações iconográficas. Com o apoio da bricolagem, como ação de movimento entre os procedimentos de análise e os dispositivos, e da análise do discurso bakthianiana, este trabalho demonstrou, através das narrativas iconológicas dos partícipes, os aspectos de subjetividade para a (com)ciência do bairro do Tento como lugar-seu e a importância das geo(tecno)grafias para essa concepção, presente nos discursos que estavam além dos narrados, mas factual nos gestos e olhares. Assim, a presente tese se configura como um olhar para o futuro na perspectiva de reconhecer outros caminhos para uma discussão e construção da educação, do conhecimento, que tome como base o estado de (com)ciência do sujeito, a partir de suas concepções acerca do lugar-seu.
- ItemEducação matemática e ensino de matemática: desvelando o cenário da formação do professor do ensino fundamental I da escola municipal Padre Confa – Salvador/Bahia(2020-09-24) Pinheiro, Gerusa Soares; Hetkowski, Tânia Maria; Machado, Maria Cristina Gomes; Mauro, Suzeli; Dias, Josemeire Machado; Sales, Mary Valda SouzaA Matemática é uma das mais belas das ciências e se faz presente na vida de todas as pessoas e na natureza, através de suas formas e cores, na arte, com um olhar de simetria ou assimetria de acordo com a influência e/ou artístico, na composição, marcação dos compassos e na contagem do ritmo de uma música, nas diversas engenharias desde uma simples construção ao mais complexo projeto de motor, na economia através dos cálculos e planejamentos de ações e, demais áreas que exploram o raciocínio lógico à tomada de decisões. No entanto, nos processos educacionais nos deparamos com uma realidade pouco animadora referente ao ensino desta ciência e com resultados insatisfatórios acerca das avaliações internacionais, nacionais, e as avaliações internas aplicadas aos alunos de Educação Básica. Esta discussão, perfaz um percurso histórico de 112 anos até os tempos atuais com resultados pouco animadores quando se trata do domínio da Matemática, em especial, com os alunos dos Anos Iniciais. Nesse sentido, esta pesquisa traz o problema: como a Educação Matemática, aliada a Formação de Professores, pode constituir práticas que minimizem as dificuldades existentes no Ensino de Matemática nos anos iniciais da Escola Municipal Padre Confa – Salvador/Bahia? Com o intuito de responder a esse questionamento, delineamos o objetivo geral de, discutir o potencial da Educação Matemática na Formação de Professores, no que concerne a exploração de conteúdos, práticas e estratégias à minimização das dificuldades, desses alunos, acerca do Ensino de Matemática na referida escola, aliado aos objetivos específicos que são: conhecer o cenário, o contexto e as demandas da escola pesquisada, no que se refere ao Ensino de Matemática nos anos iniciais; construir processos formativos com o intuito de desenvolver práticas que possibilitem aos professores dos anos iniciais, a potencialização do Ensino de Matemática e discutir a Educação Matemática como um relevante contributo no que concerne a minimização das dificuldades existentes no ensino desta disciplina nos anos em referência. Para ampliar as discussões dessa Tese os pressupostos teóricos, sobre Formação do Professor, Ensino de Matemática e Educação Matemática, teceram interlocuções com André (2016), Baldino (1991), Bicudo (1991), Cazorla (2005), D’Ambrosio (1997, 2002, 2003, 2004), Fiorentini (1995, 2012), Freire (1995, 1996, 2003, 2005, 2007, 2009), Gatti (1992, 2005, 2007, 2009, 2010, 2016, 2019), Noleto (2019), Saviane (1996, 2009) e Zabala (2010), os quais, também, conduziram a proposição metodológica baseada na Pesquisa Qualitativa, com abordagem participante, explorando o Questionário, a Observação Estruturada e o Diário de Bordo como instrumentos potenciais aos diálogos e práticas junto a um grupo de 14 Professoras, Licenciadas em Pedagogia, que atuam com alunos dos Anos Iniciais na Rede Pública Municipal. Após quase dois anos de imersão na escola, concluímos que: os professores responsáveis por este nível de ensino demonstram medos e inseguranças no ato de ensinar conteúdos matemáticos, bem como sinalizam a necessidade de entender e associar as estratégias e tendências com a Educação Matemática; a formação didático-pedagógica destes professores nos cursos de Graduação em Pedagogia, apontam carências, dificuldades, angústias e formação generalista; as ementas dos componentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia demandam atualização, ampliação de carga horária e contemplação de conteúdos para os Anos Iniciais; as formações continuadas e/ou em serviço precisam ser mais efetivas quando da interrelação de práticas e conteúdos de Matemática e; há interesses, necessidades e desejos, pelas professoras, em apreender e aprender sobre Educação Matemática.
- ItemNas (en)cruzilhadas de exu e ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de educação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-28) Costa, Adelson Silva da; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Santos, Edmea Oliveira dos; Machado, Maria Cristina Gomes; Leão, José Antônio Carneiro; Fialho, Nadia HageO Projeto doutoral “Nas (en)cruzilhadas de Exu e Ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de Educação Científica.” incorpora as (en)cruzilhadas que experiencio em minhas vivências como professorpesquisador, curioso e desejoso, que vive a escola pública e sua complexidade eróticoexistêncial. Nessa heurística, busco encontrosdesencontros que possam ressignificar o diálogo tecido nas experiências de formação de jovens nos cotidianos da escola pública com as tecnologias digitais de informação e comunicação, potencializando compreensõesinterpretações e possibilidades para trançar diálogos outros destes recém-chegados com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Envolto neste “transe” busco interpretar a seguinte questão: como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens com as tecnologias digitais em um Projeto de Educação Científica? Para interpretar este fenômeno, busco, na filosofia hermenêuticomultirreferencial, a partir das (en)cruzilhadas vivenciadas em um projeto de Educação Científica, concebido através da parceria universidadescola em um colégio público de Salvador, objetivar: compreender como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens do Ensino Médio com as tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de Educação Científica. No intuito de compreender os sentidos que emergem dos diálogos com os/as protagonistas da pesquisa, proponho no estudo hermenêuticomultirreferencial um padê1 dialógico nas (en)cruzilhadas de Exu como profanação metodológica do constructo de pesquisa; (des)caminhando através da disponibilidade aberta pela errância solidária desenhar a tese. Ainda, buscando “enroscar” a pesquisa com os acontecimentos de formação destes jovens nos seus usos com as tecnologias digitais de informação e comunicação, proponho trançar o imbricamento do conceito de tecnologia da ciência contemporânea com as narrativas míticas cosmoafrobrasileira que tem o orixá Ogum como ser da tecnologia. A agenda que envolve a compreensão das experiências de formação de jovens no Ensino Médio é uma urgência mundial, que no Brasil se mostra desafiadora e decisiva para a educação em decorrência da nossa situação que historicamente vem fragilizando condição humana dos jovens; diante de tamanho desafio, cabe-nos “mergulhar” no “submundo” dos cotidianos escolares para (re)velar as táticas e estratégias tecidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, que precisam ser mais bem aclaradas.
- ItemProcedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais: Uma Experiência Baseada no Desenvolvimento do Kimera(2015-12-11) Dias, Josemeire Machado; Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Machado, Maria Cristina Gomes; Alves, Lynn Rosalina Gama; Silva, André Luiz Souza daO jogo sempre foi discriminado e associado à violência, o que tenta fazer acreditar os noticiários ao associar o gosto dos infratores por determinados jogos, que teriam servido como inspiração às suas ações. Apesar de persistirem as associações do jogo com a violência, um grande trabalho de desmistificação dessa associação foi realizado graças a autores como Jones (2004), Alves (2005), Prensky (2010), dentre outros, que colaboraram para a inserção e aceitação do jogo digital no ambiente escolar, evidenciando os benefícios que estes jogos podem proporcionar ao processo de ensino e aprendizagem. Ver as inúmeras horas de diversão transformadas, também, em possibilidades de apreensão de um conteúdo inerente ao currículo escolar, provavelmente seja o sonho de muitos pais e educadores. Portanto, o jogo surge como uma das alternativas de mobilização dos sujeitos para um processo de aprendizagem que alie o desejo por diversão às possibilidades de apreensão dos conteúdos contidos na sua estrutura. Mas o Jogo Educacional Digital ainda se apresenta com muitos problemas ocasionados, provavelmente, pelo seu distanciamento dos sujeitos, públicos-alvo. Assim, o objetivo dessa pesquisa é a definição de Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais, que promovam a aproximação dos jogos com os seus sujeitos. Diante da complexidade do Jogo Educacional Digital, elegemos a Pesquisa Participante como estratégia metodológica, apoiada nos processos colaborativos inerentes ao processo de desenvolvimento do Kimera. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram: alunos do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, alunos da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha e as equipes de desenvolvimento do Jogo-simulador Kimera - Cidades Imaginárias. O Kimera, um dos projetos articuladores do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, serviu de base para a definição dos Procedimentos Analíticos, oportunizando a experiência em vivenciar o desenvolvimento de um jogo desde a sua ideia inicial, em dezembro de 2010, à liberação da sua primeira versão, em dezembro de 2014, experiência essa que juntamente com ações nas escolas, contextualização da temática, dentre outros, permitiram o fortalecimento da seguinte tese: Os Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais promovem maior aproximação dos sujeitos para os quais, esses jogos foram desenvolvidos.
- ItemUrbanidade e geotecnologias: olhares dos alunos da escola da rede pública sobre a Cidade do Salvador/BA(2014-03-15) Pereira, Tânia Regina Dias Silva; Hetkowski, Tânia Maria; Machado, Maria Cristina Gomes; Fialho, Nadia Hage; Brito, Francisco Jorge de Oliveira; Silva, Liliane Ferreira Mariano daAs cidades nos fascinam e nos seduzem, é uma das obras mais complexas do ser humano. As cidades encerram uma estrutura, no entanto, aquilo pelo qual nos seduzimos não é somente a estrutura, mas também a dinâmica dos sujeitos que a habitam. Diante desse fascínio sobre as cidades, são realizados estudos que buscam compreender o espaço urbano relacionado com os modos de vida nele constituído, uma vez que a produção desse espaço é reflexo das relações de seus habitantes, ao mesmo tempo em que possibilitam aos mesmos praticar a vida em comum, compartilhar seus desejos, necessidades e problemas cotidianos. Conhecer as dinâmicas da cidade, os cidadãos e sua relação com a cidade, bem como conhecer a relação da cidade com seus cidadãos, e como essa sociedade se relaciona com as tecnologias, se traduz na perspectiva desse trabalho que é analisar como as geotecnologias podem potencializar os conhecimentos acerca das dinâmicas que compõem a urbanidade pelos alunos do Ensino Médio da Rede Pública do município de Salvador (BA), considerando os reflexos da contemporaneidade na compreensão dos espaços concebido, vivido e percebido. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos de Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar - CPM (Escola Pública), Unidade Dendezeiros e Lobato (lócus da pesquisa), com a participação de 40 estudantes (1º, 2º e 3º anos). A pesquisa foi desenvolvida apoiada na metodologia qualitativa, tendo como estratégia a pesquisa participante. É de salutar relevância destacar a pesquisa aqui descrita como oriunda do projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio: resgate e difusão de conhecimentos sobre os espaços da cidade de Salvador/BA. O saber sobre a cidade e a análise desse espaço que vivemos por meio de outras óticas, perspectivas, potencializando aquilo que nós já conhecemos e abrindo outras janelas, desvelando outras formas de conhecer o mesmo trazem significativas contribuições no estudo sobre as dinâmicas que compõem a urbanidade. Dentro destas possibilidades, destaco as geotecnologias como potencialidades para a compreensão do espaço urbano, como “lentes” que contribuem para que o sujeito melhor compreenda a sua cidade e estabeleça novos olhares sobre a mesma, podendo assim redimensionar suas percepções sobre esse espaço concebido, vivido e percebido. Ademais, exploramos durante as oficinas, visitas, cursos e encontros com os estudantes, os conceitos relacionados às TIC, a partir do redimensionamento das potencialidades das geotecnologias no processo formativo dos mesmos, demonstrando o uso destas tecnologias para compreensão do espaço, bem como possibilidades de registro da memória dos espaços da cidade do Salvador/BA. Os alunos ao entrarem em contato com os moradores e suas histórias, ressignificam processos cotidianos que passam a ser vistos de outras maneiras, possibilitando que os mesmos vivam a cidade não apenas como expectadores, mas como seus “viventes” críticos.