Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Dantas, Tânia Regina"
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- ItemDocência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor na EJA do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-27) Menezes, Márcia de Oliveira; Dantas, Tânia Regina; Nunes, Claudio Pinto; Cunha Júnior , Adenilson Souza; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Laffin, Maria Hermínia Lages Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Conceição , Ana Paula Silva daEsta tese está organizada em três eixos centrais: prática docente, teoria do cotidiano e Educação de Jovens e Adultos, os quais foram construídos, respectivamente, a partir de teóricos como: Nóvoa (1997; 2001; 2007;2021); Santos (2008; 2010); Gatti (2008; 2009; 2011; 2019); Certeau (1994; 1998; 2003; 2005); Alves (2008; 2014; 2017); Ferraço (2003); Ferraço; Alves (2017; 2018; 2021); Dantas (2009; 2012; 2019); Dantas e Laffin (2015); Santos (2010; 2019; 2022); Morin (2001; 2003; 2006); Freire (1983; 1996; 2008; 2014), entre outros. Objetivou compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente, no Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Vitória da Conquista-Bahia. Para isso, no campo metodológico utilizamos a epistemologia qualitativa na concepção apresentada por González Rey (2003; 2005) e, para a produção dos dados, as conversas interativo-provocativas coletivas (NUNES, 2011; 2020; 2021) a partir de um roteiro pré-estabelecido. Os sujeitos da pesquisa foram os professores das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas que atuam na EJA do Ensino Médio, no Colégio em que a pesquisa foi desenvolvida. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari (1995) foi utilizada para a discussão dos dados organizados em sete categorias: formação dos professores e tempo de regência; formação para lecionar na EJA; inserção do professor na EJA do EM; currículo da EJA; emoções vivenciadas; dificuldades encontradas; ensino remoto no contexto da EJA. Os resultados apontam para a urgência da necessidade de formação inicial e continuada para atuar na EJA do EM; revelam que os professores vão se tornando professores da EJA no cotidiano da prática docente e apontam que a formação de professores caminha numa perspectiva rizomática.
- ItemO esvaziamento da educação escolar em espaços não formais: O projeto neoliberal em curso(2021-08-31) Matos, Sandro Conceição de; Dantas, Tânia Regina; Oliveira, Rogério Massarotto de; Sales, Mary Valda Souza SalesA vigente pesquisa exploratória de natureza básica e abordagem qualitativa traz como tema a educação em espaços não formais e o seu objeto se concentrou no esvaziamento da educação escolar em extramuros escolares. O seu objetivo geral é analisar o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais. Os espaços não formais são territórios educativos distintos do ambiente escolar e suscetíveis a práticas pedagógicas da educação formal capazes de enriquecer o saber sistematizado, objeto específico do trabalho escolar, enquanto atividade extracurricular. Esses espaços abrangem, por exemplo, rodas de conversa, museus, jardins botânicos, praças, cinemas, zoológicos, teatros, projetos sociais, sindicatos e reservas ambientais. Partindo do pressuposto teórico marxista, percebesse que o intento da classe dominante em aprisionar as massas na miséria intelectual atinge não somente o ambiente escolar, mas também outros espaços suscetíveis às práticas pedagógicas da educação formal. Sendo assim, do estudo, emergiu a seguinte questão problema suleadora: como ocorre o esvaziamento da educação escolar em espaços não formais? A resposta provisória revela que a dosagem ou deturpação do saber sistematizado tende a se manifestar de maneira peculiar em territórios não formais sujeitos à atividade escolar. Para estabelecer a questão suleadora, o trabalho investigativo ancorou-se predominantemente numa perspectiva epistemológica marxista. Os procedimentos metodológicos adotados para descrever o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais, ou seja, para cumprir o seu objetivo geral são pautados na pesquisa bibliográfica conforme Gil (2008), cujas fontes de informação bibliográfica ou eletrônica incluíram principalmente livros e artigos de periódicos. A justificativa para o desenvolvimento da presente investigação decorre tanto pela experiência acadêmica e profissional do pesquisador, quanto pela produção escassa de trabalhos acadêmicos que analisam a distorção ou o doseamento do conteúdo escolar em contextos não formais. Os resultados desta investigação evidenciaram o entrelaçamento das modalidades educativas sem a retirada de suas especificidades, o protagonismo da escola frente aos demais territórios educativos, o equívoco da escolarização dos espaços não formais e o papel histórico do sistema capitalista em degenerar a educação voltada às camadas populares inclusive em contextos extramuros escolares. Por fim, este estudo contribui para a construção e difusão de conhecimentos sobre a temática da educação em espaços não formais, além de suscitar reflexões e inquietações tanto nos pesquisadores em educação que se inclinam na investigação dessa modalidade educativa, quanto naqueles sujeitos interessados na transformação da ordem econômica estabelecida.
- ItemFormação inicial de professoras da rede pública: escrevivências de mulheres negras(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Almeida, Valcineide Santos de; Dantas, Tânia Regina; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Paz, Adilson Meneses da; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente pesquisa-escrevivência é de abordagem qualitativa e está inscrita no âmbito da epistemologia do feminismo negro, tendo como objeto de estudo a formação inicial de seis mulheres negras professoras que atuam em diferentes espaços da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador-BA. O estudo foi orientado a partir das seguintes perguntas: de que maneira os marcadores sociais de raça, classe e gênero atravessam a formação inicial de mulheres negras professoras que atuam em diferentes espaços da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador? E como estas mulheres negras se constituíram professoras? O objetivo é compreender a formação inicial de mulheres-negras-professoras da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador, na intersecção dos marcadores sociais de raça, gênero e classe. Os objetivos específicos consistem em: Conhecer as experiências das mulheres negras professoras durante a sua formação inicial, destacando a intersecção entre os marcadores de raça, classe e gênero; Analisar as possibilidades de acesso e permanência das mulheres-negra-professoras no ensino superior; Identificar o sentido da profissão docente para essas mulheres negras professoras. As bases teóricas que fundamentam este estudo consistem na teoria do feminismo negro, referenciadas principalmente nos arcabouços teóricos de Gonzalez (2020, 2022), Nascimento (2021), Carneiro (2020), Gomes (2008, 2017, 2018), hooks (1995, 2017, 2019, 2023), Evaristo (2005, 2011, 2017, 2020, 2021), Collins (2015, 2017, 2019, 2021, 2022), Davis (2016), Santos (2021), Fanon (2020, 2022), Nascimento (2016), Bento (2022), dentre outras. A metodologia está ancorada nos princípios teórico-metodológicos das escrevivências e utiliza as conversas na perspectiva dialógica como dispositivo metodológico de pesquisa. Como perspectiva de análise foi utilizada a interseccionalidade a partir da metáfora do eixo inspirada em Crenshaw (1993, 2002, 2021). A pesquisa revelou que as oportunidades de acesso às mulheres negras professoras ao ensino superior foram limitadas e com a ausência das políticas de ações afirmativas elas precisaram elaborar as suas próprias estratégias para transporem as barreiras de acesso e permanência no ensino superior e, assim, concluírem a sua formação inicial. Daí a necessidade da garantia de estratégias formais de acesso e permanência no ensino superior, tais como, a política de cotas, programas de extensão, concessão de bolsas, incentivo à pesquisa e o fortalecimento de um currículo das licenciaturas que se coloque contra o racismo epistêmico e que valorize os diversos saberes e a diversidade cultural. A pesquisa também revelou que o diploma possibilitou às mulheres negras professoras ingressarem na profissão através do concurso público e mudarem de vida com uma melhoria salarial e demais direitos previstos no plano de carreira do magistério, revelando a profissão docente enquanto possibilidade de transformação, tanto na perspectiva da mobilidade social, quanto da atuação docente.