Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Cordeiro, Verbena Maria Rocha"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPor uma formação divergente: conversações com professoras no contexto socioeducativo(2020-08-26) Azevedo, Sara Menezes Reis de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Piva, Mairim Linck; Silva, Andrea Betânia da; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoTrata-se da pesquisa intitulada: Por uma formação divergente: Conversações com professoras no contexto socioeducativo, que toma como objeto o letramento literário de professoras da Rede Municipal de Salvador que atuam no contexto do socioeducativo, com jovens em privação de liberdade, a partir do estudo da poética dos escritores Manoel de Barros, Hamilton Borges e Michel Yakini, divergentes e contemporâneos. Dialoga com a divergência a partir do perfil dos poetas escritores e toma emprestado os títulos da trilogia Divergente, de Veronica Rooth (2011) para denominá-los: insurgente, divergente e convergente, respectivamente. A inquietação que moveu a tese se materializou na seguinte questão: qual (ais) as potências da experiência de leitura literária partilhada em uma escola de atendimento socioeducativo, enquanto possibilidade de formação docente e de reinvenção de leitoras professoras? O objetivo geral desta tese é analisar as potências da experiência de leitura literária partilhada em uma escola de atendimento socioeducativo, enquanto possibilidade de formação docente e de reinvenção de leitoras professoras; como objetivos específicos, a tese tenciona: investigar de que forma o letramento literário e as práticas pedagógicas dos professores podem ser impactados a partir desse movimento de (auto) formação proposto, compreender os desdobramentos do estudo da poética dos autores supracitados na vida-formação desses docentes, e identificar a imagem/ representação que tem as professoras de si mesmos, enquanto leitoras e profissionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o diálogo literário materializou-se nas Conversações, possibilitadas a partir da adaptação do trabalho de Adain Chambers (2007), cujo método Dime é utilizado para efetivar os momentos de partilhas literárias e guarda relações estreitas com a formação continuada de leitores, encontrando na Hermenêutica (Gadamer, 2005) um viés possível de interpretação para a dinâmica das Conversações e escritos que foram produzidos a posteriori. As colaboradoras da pesquisa foram nove professoras da Rede Municipal de Salvador, que ensinam na Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizada dentro da CASE Salvador (espaço de acolhimento e ressocialização de jovens em situação de privação de liberdade). Do ponto de vista da Literatura e suas potências, dialogo com teóricos estrangeiros e nacionais (como Chartier, 2011; Todorov, 2009; Eco, 1994; Compagnon, 2009; Candido, 1996). A tese insiste na potência das partilhas literárias, especialmente enquanto estratégia de formação docente, sinalizando um caminho possível por meio das Conversações, bem como na defesa da Literatura como direito de todos os homens, na direção proposta por Candido (1996).
- ItemQuando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980)(2018-05-03) Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Dick, Sara Martha; Besnoik, Maria Helena da Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta pesquisa de doutorado investiga as histórias de vida-formação-profissão buscando compreender as trajetórias profissionais de professoras leigas de Riachão de Jacuípe e Ichu, no interior da Bahia, entre as décadas de 1950 e 1980, como se tornaram professoras, sem a formação para tal. Para tanto, busca-se identificar em suas trajetórias de trabalho os processos formativos e as condições de trabalho a que estavam submetidas. Esta investigação insere-se no campo da história da educação, tendo como marco teórico-metodológico a História Cultural, enfocando as histórias de vida, na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Tal enfoque, juntamente com outras fontes, possibilitou compreender a trajetória profissional das professoras e de seus percursos formativos. Utilizamos a entrevista de inspiração narrativa para recolher as histórias de vida das professoras colaboradoras desta pesquisa que trabalharam na zona rural dos municípios de Riachão do Jacuípe e Ichu no período em questão. Além da entrevista, outras fontes também foram utilizadas, tais como documentos dos arquivos pessoais das professoras, documentos oficiais e a legislação do período. Procuramos discutir sobre as políticas de formação para professores leigos no recorte temporal da pesquisa, tentando refletir sobre as rupturas e permanências da questão do professorado leigo nas escolas municipais, especialmente nas da zona rural, e o seu papel na escolarização das populações rurais e urbanas no século XX. Através das histórias de vidaformação- profissão das professoras leigas, foi possível compreender como o processo de escolarização das colaboradoras marcou o início de sua atividade docente. Também nos possibilitou compreender, por meio de sua trajetória profissional, as condições de trabalho e os processos formativos ao longo da carreira dessas professoras, cruzando suas narrativas com documentos pessoais das mesmas e documentos oficias encontrados em arquivos públicos. Também nos foi possível vislumbrar de que maneira chegava a escola pública aos povoados e fazendas nos municípios pesquisados e o significado que a educação escolarizada tinha para aquelas comunidades. A história de vida-formação-profissão das professoras leigas nos possibilitou compreender também que, apesar da expansão das escolas de formação de professores, este profissional continuou existindo durante muito tempo. Historicamente, a formação quase compulsória dos professores sem titulação começou de modo intensivo no final dos anos de 1990 e boa parte dos anos 2000. PALAVRAS-CHAVE: Professora Leiga; Trajetória Profissional; Percurso Formativo; Histórias de Vida
- ItemO ser-tão sensível: experiência literária e sensibilidade na reinvenção do leitor-professor(2019-05-06) Meireles, Maximiano Martins de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Santos, Nádia Maria Weber; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Farias, Maria de Lourdes OrnellasEsta tese investiga o potencial da experiência literária enquanto catalisadora de sensibilidade e reinvenção do leitor-professor. Recorre aos conceitos de punctum e sensibilidades, respectivamente de Roland Barthes e da historiadora Sandra Pesavento, como eixo de sustentação teórica e metodológica. Questiona a excessiva busca pela interpretação do texto, cuja prática reduz o potencial da experiência literária ao rumar para o sentido, prática que deixa de lado a emoção e a experiência sensorial. A pergunta que move esta tese emana desse contexto e assim se inscreve: Qual o potencial da experiência literária como catalisadora de sensibilidade e reinvenção do leitor-professor? Para tanto, empreendi uma travessia rumo ao sertão de Tucano, através da realização de duas etapas de pesquisa empírica, assim nomeadas: Partilhas de si e Partilhas literárias, contando com a participação de oito colaboradores/as. A análise e a interpretação dos dados aqui produzidos foram inspiradas no Campo das Sensibilidades, partindo dos seguintes núcleos de análise: o sujeito, o contexto e a experiência, assumindo sempre uma perspectiva dialógica. Nesta tese, três argumentos comparecem com mais vigor: a experiência literária se realiza na sensível e nele incide; a experiência literária convoca a dimensão subjetiva e compõe uma estética da existência; a experiência literária provoca a conversão do olhar e o alargamento do sentir/pensar. Como resultados desta pesquisa, a tese faz algumas apostas: a) concebe a experiência literária em um motivação subjetiva e existencial, abrindo espaço para as vicissitudes da vida e dos sujeitos; b) pensa a formação do leitor-professor como um gesto de compartilhamento de experiências não apenas circunscritas à “experiência passada e pensada”, mas também investindo no potencial da “experiência viva” enquanto catalisadora de sensibilidades; c) aponta a reinvenção do leitor-professor como um processo que acontece no espaço da linguagem, a partir das nuances da sensibilidade e construída como uma experiência estética, neste caso, a experiência literária. Nestas veredas, o ser-tão sensível se forma e se transforma.