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Navegando Graduação por Orientador "Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos"
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- Item"O barro e a tradição: feira de Caxixis uma manifestação sociocultural no Recôncavo Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-20) Rocha, Karine Santos de Souza; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Lessa, Andrea Ribeiro da SilvaResumo Este artigo tem por objetivo analisar a importância histórica da tradicional Feira de Caxixis, uma manifestação cultural que ocorre anualmente, a mais de dois séculos, na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, durante o período da Semana Santa e que permanece como lugar de tradição, memória e patrimônio cultural, mantendo aspectos socioculturais e econômicos dos Municípios de Nazaré das Farinhas e do Distrito de Maragogipinho-BA e uma riqueza em saberes e fazeres artesanais que preservam valores culturais e ancestrais das comunidades locais de oleiros. Para realização da pesquisa, adotou-se como aspectos metodológicos, uma abordagem qualitativa, alinhada a relatos e contribuições de pesquisa da História Oral, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas, combinada com método documental e bibliográfico com consultas aos acervos históricos disponíveis, bem como a coleta e registro de imagens. A História Cultural também serviu de aporte teórico desta pesquisa para compreensão de todo o processo de significação e identidade desse trabalho, que envolve não só a venda, mas a produção de símbolos, a preservação dos elementos culturais, a fabricação e comercialização dos Caxixis, o saber-fazer artesanal, o processo histórico de formação da feira e a sua força cultural intrínseca, que revelam práticas de invenção e produção de peças de barro, num diálogo entre elementos que promovem a conservação dos aspectos culturais e a ressignificação do comércio informal criativo, que persiste apesar da desvalorização dos grupos populares, especificamente de artesãos, com sua resistência cultural, práticas culturais, frente ao processo de desenvolvimento, assegurando a tradição histórica de trabalho dos oleiros e relações identitárias com seu ofício, agregando valor imaterial ao seu artesanato.
- ItemO ensino da educação de jovens e adultos numa perspectiva de afirmação das sexualidades e da diversidade vivenciadas na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santana, Renata Nascimento; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Lima, Ruy D'OliveiraO estudo visa problematizar a afirmação das sexualidades e diversidade vivenciadas na Educação de jovens e adultos-EJA, de uma unidade escolar em Santo Antônio de Jesus-BA. O cenário da EJA é forjado, enquanto uma possibilidade de reparação das desigualdades sociais, superação do analfabetismo, emancipação e possibilidade de inserção de Jovens e Adultos que não tiveram acesso a educação na idade correspondente. Nesse contexto, a escola vem sendo marcada por conflitos e tensões fomentadas por novas configurações, que se expressam, na dinâmica e universos escolares e emerge temáticas, a partir do crivo da diversidade, influenciando novas perspectivas de novas configurações e práticas pedagógicas que impõe um posicionamento e consciência, diante dos discursos e práticas discriminatórias que classificam e enquadram comportamentos. A afirmação das sexualidades na EJA, permite verificar a construção das subjetividades dos sujeitos, que pretendem romper com a forma de controle e dominação, por meio da análise crítica e da desconstrução dos discursos sobre normalidade, para que os alunos se sintam acolhido e livres para orientação das suas sexualidades. Com a fundamentação teórica, nos autores e autoras: LOURO,2005,2016); ( BENTO, 2011); (BRITZMAN, 1995,1996,1998), oportunizou-se a abordagem de temas que são considerados tabu, que requeiram esclarecimentos científicos, ampliar as noções sobre sexualidade, focando os seus múltiplos aspectos: biológicos, culturais e afetivos. Os caminhos metodológicos do estudo refere se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método bibliográfico, pesquisa de campo, analisando de qual forma a Educação de Jovens e Adultos tem sido emancipatória e corroborado para a afirmação da sexualidade e diversidade sexual. A sexualidade é tema de discussão e preocupação na educação regular, mas pouco discutida na educação de jovens e adultos, de forma cidadã e democrática.
- Item“O lugar ou o não lugar” do negro: aspectos políticos e ideológicos na educação primária, na década de 1930, a partir da revista a escola primaria(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-13) Fernandes, Juan Vitor dos Santos; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Silva, Miranice Moreira daEsta pesquisa tem por objetivo a compreensão “do lugar ou não lugar”, das populações negras no processo de construção da educação brasileira na década de 1930, a partir da análise da revista “A Escola Primaria”, contribuindo para ampliação das discussões no campo da História da Educação, sobretudo do negro. O Estado é chamado a assumir a educação do povo de forma universal, ou seja, abrangendo todos os grupos sociais, com vistas a produzir os trabalhadores necessários à sociedade moderna e liberal, vinculada aos imperativos do capital. Nesta perspectiva o estudo buscou analisar os processos políticos e pedagógicos implementados na institucionalização da educação e as ideologias que influenciaram o processo de universalização e escolarização da educação no Brasil. As teorias racistas amplamente difundidas foram naturalizando as desigualdades raciais em novo ambiente político e jurídico. Consolidou-se uma forte política de branqueamento como projeto nacional de modo a conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença estava relacionada ao atraso. O modelo de desenvolvimento pretendido estava diretamente associado ao projeto de uma nação branca, que gerou processos de produção de silenciamentos e não lugares ao qual foi reservado aos negros. A pesquisa se ancorou numa metodologia, que se baseou no método bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa, e na perspectiva do método do materialismo histórico dialético, com análise de fontes, num diálogo com autores como Sidney Chalhoub (1996), Anthony Giddens (2002), Orlandi e Maria Helena Rolim Capelato (1988). Neste sentido, se construiu problematizações, a partir das referências, argumentando teoricamente sobre os significados e sentidos do projeto de escola republicana que não incorporou, pois, um projeto de emancipação da população negra, pelo contrário, continuou alimentando o racismo e produzindo a exclusão de negros, o “não lugar” nos espaços escolares. Esta pesquisa tem por objetivo a compreensão “do lugar ou não lugar”, das populações negras no processo de construção da educação brasileira na década de 1930, a partir da análise da revista “A Escola Primaria”, contribuindo para ampliação das discussões no campo da História da Educação, sobretudo do negro. O Estado é chamado a assumir a educação do povo de forma universal, ou seja, abrangendo todos os grupos sociais, com vistas a produzir os trabalhadores necessários à sociedade moderna e liberal, vinculada aos imperativos do capital. Nesta perspectiva o estudo buscou analisar os processos políticos e pedagógicos implementados na institucionalização da educação e as ideologias que influenciaram o processo de universalização e escolarização da educação no Brasil. As teorias racistas amplamente difundidas foram naturalizando as desigualdades raciais em novo ambiente político e jurídico. Consolidou-se uma forte política de branqueamento como projeto nacional de modo a conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença estava relacionada ao atraso. O modelo de desenvolvimento pretendido estava diretamente associado ao projeto de uma nação branca, que gerou processos de produção de silenciamentos e não lugares ao qual foi reservado aos negros. A pesquisa se ancorou numa metodologia, que se baseou no método bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa, e na perspectiva do método do materialismo histórico dialético, com análise de fontes, num diálogo com autores como Sidney Chalhoub (1996), Anthony Giddens (2002), Orlandi e Maria Helena Rolim Capelato (1988). Neste sentido, se construiu problematizações, a partir das referências, argumentando teoricamente sobre os significados e sentidos do projeto de escola republicana que não incorporou, pois, um projeto de emancipação da população negra, pelo contrário, continuou alimentando o racismo e produzindo a exclusão de negros, o “não lugar” nos espaços escolares.