Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus por Orientador "Menezes, Nívia Martins"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba, quanto à gestão ambiental: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-05) Fonseca, Lucas Garcia Ramos; Menezes, Nívia Martins; Neto, João Evangelista do Nascimento; Frisch, Maria Madalena da SilvaOs Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) vêm se mostrando cada vez mais necessários diante da escassez dos recursos naturais e do aumento da preocupação da sociedade com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, e os mesmos têm expandido sua aplicação para inúmeras áreas, podendo ser desenvolvidos em qualquer tipo de organização. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral entender a percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V – Santo Antônio de Jesus/BA, com relação à gestão ambiental. Ao obter os resultados, a viabilidade da implantação de um SGA, na UNEB - Campus V, será avaliada, seguida pela análise dos fatores que poderiam interferir na lucidez das ações voltadas à questão ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise exploratória e descritiva, com aplicação de um questionário, que possuiu como entrevistados discentes, docentes e servidores técnicos/administrativos do Campus V. A pesquisa apontou em seus resultados, que grande parcela da amostra da comunidade reconhece que o Campus V / UNEB se preocupa com as questões ambientais, no entanto não nota ações de caráter ambiental em suas cidades. Foi possível traçar o perfil e entender o nível de aceitação da comunidade em relação ao tema, além de identificar marcadores que distinguem a percepção ambiental e de sustentabilidade, como o fator renda, idade e função dentro do campus, que demostraram influenciar no grau de colaboração e discernimento de ações já existentes e futuras ações envolvendo cuidado com o meio ambiente. Por fim, os resultados da pesquisa também apontaram receptividade por parte da comunidade interna com relação ao desenvolvimento de um programa voltado às questões ambientais, demostrando além da aceitação, um alto índice de concordância em colaborar com as ações do programa, além de atentarem para o que consideram indispensável na composição do SGA.
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-15) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da Silva; Bittencour, Camila FerreiraA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemEstilos de liderança dos discentes do curso de administração da UNEB Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Souza, Idaily Santos Pereira Andrade; Menezes, Nívia Martins; Santos, Daisy Lima de Souza; Frisch, Maria Madalena da SilvaO presente trabalho objetiva investigar o estilo de liderança dos alunos do curso de Administração da UNEB - Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, no que tange aos estilos transacional e transformacional. O problema de pesquisa foi: Qual o estilo de liderança predominante dos discentes do curso de Administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA quando analisado sobre a ótica transacional e transformacional? Esse trabalho se baseia em um estudo realizado por Zeppenfeld, Santos e Laurini (2023) pela Faculdade Integrada de Santa Maria-RS, abordando a mesma temática. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, cujo processo metodológico incluiu a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a coleta de dados através da aplicação de um questionário do modelo MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire). Esse questionário refere-se a uma série de perguntas com foco nos estilos de liderança transacional e transformacional e foi criado por Bernard Morris Bass em 1985. A análise desses dados foi executada a partir da análise de conteúdo nos padrões indicados por Laurence Bardin (1977). Concluiu-se que o estilo de liderança transformacional foi predominante entre os estudantes de administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA. Observou-se que cada semestre possui uma configuração quanto as características dos estilos analisados, mas que quanto mais próximo o discente está do fim do curso, mais intensa é a relação com o estilo transformacional. Além disso, pode-se verificar que tanto características do estilo de liderança transacional quanto do transformacional são identificadas durante a realização de atividades acadêmicas, apesar da predominância do estilo transformacional, e que os discentes usufruem mais de características como bom relacionamento com seus colegas, confiança, carisma, atenção ao desenvolvimento de cada um, com incentivo ao pensamento crítico e inovador e satisfação e recompensas por bom desempenho. Por outro lado, precisam se aprofundar em relação ao estabelecimento de padrões para auxiliar na execução de atividades e em comunicar de orientações de forma objetiva e simples.
- ItemO empreendedorismo nas pequenas cidades_Daiana Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-04-04) Teixeira, Daiana Oliveira; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice da; Silva, Denize Oliveira daO empreendedorismo auxilia no desenvolvimento de novas tecnologias, na criação de novos produtos e serviços de valor para o mercado de consumo. O ato de empreender representa geração de empregos, por essa razão, empreender nas pequenas cidades brasileiras tem proporcionado à superação no quesito empregabilidade por meio da abertura do seu próprio comércio. O referido estudo foi realizado com o objetivo de analisar como ocorre o empreendedorismo em Laje/BA e se o fortalecimento do empreendedorismo modificou a estrutura socioeconômica desse pequeno município. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, realizada com a amostra de dez empreendedores e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade de Laje-BA, no período de 19 de novembro a 10 de dezembro de 2021. Os resultados identificados confirmaram que atividades empreendedoras desenvolvidas no município nos últimos anos ofertaram novos produtos/serviços, diversificando essa oferta à população, reduzindo a necessidade de deslocamento até cidades maiores para realizar compras, contribuindo para que a renda circule no município. Houve o crescimento de empresas ativas na cidade, gerando novas oportunidades de emprego, pois a maioria dos empreendedores realizaram contratações nos últimos anos, há também o recolhimento de tributos municipais, que são revertidos em melhorias na infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento do município.