Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus por Orientador "Anjos, Flávius Almeida dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: percepções sobre a educação escolar no campo de alguns aprendizes da Escola Municipal Madre Maria Do Rosário De Almeida, Laje, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-09) Silva, Tamires Cardoso; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santana, Suely SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como título O ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: Percepções sobre a educação escolar no campo, de alguns aprendizes da escola municipal Madre Maria do Rosário de Almeida, Laje, Bahia e reflete sobre a educação no campo tendo como pano de fundo o contexto de aprendizagem de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, às aulas de língua portuguesa e do local onde residem os aprendizes. Para nortear a construção deste trabalho, os seguintes objetivos específicos foram delineados: i. Pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, ii. Pesquisar a percepção dos alunos com relação às aulas de língua portuguesa e do local em que residem para a formação identitária; iii. Verificar se os alunos pesquisados percebem algum tipo de dificuldade relacionada à aprendizagem da língua portuguesa no contexto em que estudam; e iv. Investigar se os alunos percebem a diferença entre o ensino no campo e na cidade. Este trabalho articulou-se em torno da problemática: como os alunos participantes desta pesquisa percebem a escola de campo e o ensino da língua portuguesa? Para tanto, foi utilizado um questionário contendo vinte e uma perguntas. Desse modo, trata-se de uma pesquisa nos moldes quali-quanti, com que buscou-se interpretar os significados atribuídos pelos aprendizes aos questionamentos propostos por este estudo. Os dados apontaram, dentre outras coisas, um alto nível de satisfação com relação ao ensino da escola de campo. Com o tema proposto espera-se que esse trabalho proporcione melhorias ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e de outros espaços que apresentem problemáticas semelhantes.
- Item“Que visão tenho do ensino de literatura infantil?” um estudo com alguns professores da educação básica, do ensino fundamental em Varzedo, Bahia.(Universidade do Esttado da Bahia, 2021-07-09) Chaves, Tailane Figueredo De Jesus; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santos, Kelly BarrosEste trabalho de conclusão de curso refere-se ao ensino de literatura infantil na educação básica e teve como objetivo geral analisar como alguns professores da cidade de Varzedo, na Bahia, abordavam o ensino da literatura infantil visando as possíveis contribuições dessa literatura para o desenvolvimento da habilidade leitora dos alunos. Além disso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: i. pesquisar a visão dos professores sobre o ensino da literatura infantil; ii. verificar se os professores reconhecem a relevância do ensino da literatura infantil como mecanismo para o desenvolvimento da habilidade de leitura; iii. pesquisar como os professores avaliam as ações dos aprendizes no contexto da sala de aula de literatura infantil, iv. compreender, em certa medida, como o hábito de leitura docente se relaciona com a sua prática e v. pesquisar como os professores gerenciam as suas aulas no contexto da sala de aula de literatura infantil. Este estudo ancora-se nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, quando buscou compreender um determinado problema, a partir da visão de alguns professores da educação básica. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo 14 perguntas. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão, que os professores reconhecem a relevância do ensino da literatura infantil, e que a mesma deve estar na agenda da prática docente, como uma atividade prazerosa, que serve como eixo educativo para o ensino e desenvolvimento da leitura e escrita.