Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Silva, Jacson Baldoino"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA participação das crianças negras escravizadas no processo de formação do português brasileiro: uma metaficção historiográfica dos contatos linguísticos a partir do romance Um defeito de cor(2025-07-29) Santos, Sabrina Machado dos; Silva, Jacson Baldoino; Castro, Junior César Ferreira de; Silva, Malane Apolônio da; Dourado, Patrícia Morais RosendoEste trabalho analisa a obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2024), a partir da proposta teórica da metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991), com o objetivo de compreender como o romance evidencia a participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem e formação do português brasileiro. O estudo parte das contribuições de Silva (2023) e de Silva, Araujo e Santiago (2024) e se propõe, como um desdobramento dessas discussões, com foco específico na participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem, de maneira irregular (Lucchesi; Baxter, 2009), do português durante o período colonial. A metodologia utilizada consistiu em análise bibliográfica e interpretativa, com base em estudos da Sociolinguística (Lucchesi, 2003; Mattos e Silva, 2004; Lucchesi; Baxter, 2009) e da Teoria Literária (Hutcheon, 1991). A análise da obra de Gonçalves (2024), a partir da trajetória de Kehinde, personagem central do romance, observou-se que a aprendizagem da língua portuguesa ocorreu em contexto de extrema assimetria, caracterizando um processo de transmissão linguística irregular, tal como discutido por Lucchesi (2003), Mattos e Silva (2004) e Lucchesi e Baxter (2009). O trabalho demonstra que a literatura, pode funcionar como ferramenta crítica de leitura histórica e linguística (Silva, 2023; Silva; Araujo; Santiago, 2024) e Um defeito de cor (Gonçalves, 2024) se confirmou como uma obra fundamental para pensar os efeitos sociais e linguísticos da escravidão, por permitir compreender, pela experiência da infância negra, as condições violentas em que o português foi imposto e aprendido.
- ItemConectação: promovendo o ensino de sujeito e predicado por meio da aprendizagem ativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Moreira, Jaiane Nazaré; Silva, Jacson BaldoinoEste trabalho teve como objetivo desenvolver um recurso pedagógico gamificado para o ensino de sujeito e predicado na Educação Básica, fundamentado nos princípios da Aprendizagem Linguística Ativa (ALA), conforme proposto por Pilati (2017, 2020, 2024). A pesquisa dá continuidade ao subprojeto Gamificação na sala de aula: o ensino de sujeito e predicado em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê, vinculado ao projeto Estudos Linguísticos e Históricos do Sertão (ELiHS), na sua frente de trabalho ELiHS na Sala de Aula: identidade quilombola, ludicidade e ensino. Este trabalho foi desenvolvido concomitantemente a uma bolsa de extensão vinculada ao Programa AFIRMA — Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão (Edital nº 123/2024), o que possibilitou à autora integrar as atividades de pesquisa acadêmica com as ações extensionistas propostas pelo projeto ELiHS. Tal articulação entre ensino, pesquisa e extensão fortaleceu a produção do recurso gamificado, o que possibilitará sua aplicação prática em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê (TII), de modo a promover um ensino significativo de sujeito e predicado. Com abordagem qualitativa, a metodologia envolveu o levantamento de dados socioculturais das comunidades quilombolas do TII por meio do banco de dados do ELiHS, fornecendo informações essenciais para a construção do material didático. Além disso, realizou-se uma análise crítica das definições de sujeito e predicado presentes em gramáticas tradicionais, como Cunha e Cintra (2017) e Cegalla (2020), apontando divergências conceituais que influenciam o ensino desse conteúdo. O estudo se fundamenta ainda nos três princípios da ALA, que visam formar sujeitos críticos e linguisticamente competentes. Como resultado, foi desenvolvido o jogo ConectAção: sujeito e predicado, criado no PowerPoint, com níveis progressivos de dificuldade e desafios lúdicos. O recurso busca tornar o ensino de sujeito e predicado mais contextualizado, funcional e alinhado à realidade sociocultural dos estudantes quilombolas, promovendo o protagonismo discente e incentivando docentes a adotarem práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Língua Portuguesa.
- ItemFotografia como documentação sócio-histórica da Comunidade Quilombola de Lagoa do Zeca (Canarana, Bahia)(2025-06-16) Silva, Paulo Pereira da; Silva, Jacson Baldoino; Lemos, Dayane Moreira; Jesus, Adilson Silva deEste trabalho tem como objetivo analisar como a fotografia pode atuar como ferramenta de documentação sócio-histórica, ajudar a sociolinguística e como instrumento de valorização da identidade cultural da comunidade quilombola de Lagoa do Zeca, localizada no município de Canarana (Bahia). A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Sociolinguística (Labov, 2008) e consiste na produção e na análise de um arquivo fotográfico realizado pelo próprio autor — membro da comunidade. O estudo investiga como os registros visuais capturam práticas culturais, tradições, artefatos, espaços e marcas linguísticas que, em muitos casos, não encontram espaço na documentação escrita ou oral tradicional. A fotografia, nesse contexto, revela-se não apenas como ilustração, mas como evidência visual de práticas africanizadas e afrodescendentes, permitindo identificar elementos socioculturais que sustentam a classificação da comunidade como [+africanizada], conforme os critérios propostos por Santana, Araujo e Freitag (2018a, 2018b). A metodologia inclui observação participante e registro e análise fotográfica em diálogo com autores como Albuquerque e Klein (1987), Labov (2008), Santana, Araujo e Freitag (2018a, 2018b) e Koutsoukos (2020). Os resultados demonstram que a fotografia fortalece os processos de reconhecimento étnico-racial, contribui para o registro sociolinguístico da comunidade e atua como documento de resistência frente ao apagamento histórico e cultural. Conclui-se que os registros visuais analisados contribuem significativamente para a preservação da memória e da identidade quilombola, ampliando as possibilidades metodológicas da Sociolinguística.
- ItemGêneros textuais e ensino de língua portuguesa: um estudo do livro didático a conquista: língua portuguesa do 6º ano(2025-05-26) Silva, Noecy Felix da; Silva, Jacson Baldoino; Dourado, Patrícia Morais Rosendo; Lemos, Dayane MoreiraEste artigo analisa a organização dos gêneros textuais dispostos no Livro Didático A Conquista: Língua Portuguesa, disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro didático, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de língua portuguesa, verificando sua aderência às competências e habilidades linguísticas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), através de uma análise crítica detalhada dos gêneros textuais, diferenciando-os dos tipos de textos e apresentando alguns gêneros, bem como a organização apresentada na sequência de atividades proporcionadas a partir destes. Nessa pesquisa, buscou-se compreender o objetivo da seleção dos textos abordados, a qualidade pedagógica, bem como o grau de complexidade dos conteúdos, procurando construir conhecimentos necessários para a abrangência do trabalho de língua portuguesa. Os resultados, por sua vez, indicam que o estímulo ao pensamento crítico que deveria ser um dos principais objetivos das práticas pedagógicas promovidas a partir do livro didático, ainda é deficitária visto que os resultados revelados, a partir dos relatórios apresentados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sugerem elencar textos em sua maioria apresentando linguagem verbal e não verbal. Apesar dos avanços ocorridos nas suas atualizações dos conteúdos apresentados nos livros didáticos com o passar dos anos, faz-se necessária uma seleção, adequação e complementação pedagógica feita por professores e coordenadores da área tornando-se fundamental para uma educação de qualidade.