Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
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Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Orientador "Fagundes, Marcus Vinícius C."
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- ItemInfluência da mineração para o desenvolvimento local: um estudo a partir da INB S/A e BAMIN S/A da cidade de Caetité-BA(2012-12-19) Amorim, Anna Paula dos Santos; Malheiros, Regiane Junqueira Miranda; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando; Bittencourt, Euclides Santos; Costa, Marcelo NevesO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir a influência das empresas de Mineração INB e BAMIN para o desenvolvimento da cidade de Caetité-BA. Para tanto, buscou-se descrever a atuação de tais empresas no município, verificar os indicadores socioeconômicos municipais após a implantação desses empreendimentos e verificar a percepção da população diante dos efeitos socioeconômicos advindos da atividade de mineração. Para atender aos objetivos desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e o questionário semiestruturado. As constatações da pesquisa evidenciaram que houve uma progressão significativa no PIB municipal entre os anos de 1999 a 2009 destacando-se o setor industrial ao apresentar a maior média de crescimento nesse período. A oferta de empregos no mercado de trabalho caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também apresentou crescimento, diminuindo a taxa de desemprego em mais de 41%. Nesse sentido, destaca-se o setor de extrativa mineral que entre os anos de 2005 a 2008 apresentou um expressivo crescimento no número de pessoas ocupadas nesse setor. Contudo os indicadores de desenvolvimento econômico e social do município, o IDE e o IDS, apontaram que entre os anos de 1998 a 2006 a cidade de Caetité-BA pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que as opiniões dos moradores da cidade convergem com os resultados apresentados pelos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Apesar de grande parte dos entrevistados acreditarem que esses empreendimentos geram emprego e renda para a cidade e que eles são importantes para o crescimento do município, ficou evidente que a população ainda não consegue perceber mudanças importantes e necessárias para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a educação, a saúde e a infraestrutura do município não apresentaram durante esses anos grandes progressos.
- ItemMarketing de relacionamento e CRM: um estudo de caso no Banco do Brasil de Guanambi-BA(2012-12-20) Souza, Deibbe Dadiane Mendes; Ladeia, Roberta Alves Reis; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Oliveira, Sayonara Miranda; Costa, Marcelo NevesEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.