Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
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Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Orientador "Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel"
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- ItemPalavras que encantam: a arte literária na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Caires, Laura Aluyse de Araújo; Santos, Miqueias Ramos dos; Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel; Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel; Freitas, Profª. Ma. Ana Cláudia de Oliveira; Reis, Dra. Sônia Maria Alves de OliveiraOs primeiros encontros dos bebês, das crianças bem pequenas e crianças pequenas com a literatura infantil e sua estética se dão através do diálogo, de uma canção de ninar, da mudança de entonação da voz do pai, da mãe ou de outro adulto responsável. As vivências com essas manifestações da cultura são essenciais na vida da criança e repercute na construção da linguagem, do pensamento, por todo o período da primeira infância e quiçá, pela vida afora. Neste viés, este trabalho de conclusão de curso visa compreender o que as produções acadêmicas revelam acerca da concepção da literatura como arte e sua função estética, na educação infantil. A metodologia adotada pautou-se na abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, com o uso da revisão de literatura sobre o tema. A base teórica deste estudo pauta-se em conceitos como a cultura infantil, que envolve a alteridade e a linguagem, o brincar, a imaginação e a beleza, através da perspectiva de Gouvêa (2007); além de discutir aspectos introdutórios acerca da literatura infantil, por meio dos estudos de Colomer (2017) e tecer debates acerca da leitura literária na escola, embasados na obra de Reyes (2012). Os resultados da pesquisa demonstram que há pouca produtividade, especificamente sobre essa temática no país, além do fato de que as pesquisas existentes acerca do tema são historicamente recentes. As produções sobre o tema revelam que a relação dialógica é essencial, desde o início da vida, nas experiências com os bebês e as crianças. Os estudos afirmam ainda que a literatura infantil precisa fazer parte da vida das crianças nas escolas da infância, de forma intencional, respeitando a estética presente na arte literária, pois essas mesmas pesquisas também apontam que a escolarização negativa da literatura ainda se faz presente e, dessa forma, é muito relevante estudar possibilidades de experiências estéticas com o texto literário. A arte não é só pintura com tinta guache e uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação e leitura de história, composição com materiais não estruturados, entre outras linguagens que nutrem a infância. A estética e a arte presentes na literatura proporcionam o tratamento de assuntos relevantes com as crianças de forma leve, pois a estética se faz presente no encontro com tudo que nos rodeia, como por exemplo, na natureza, na cultura, nas relações sociais, na escuta ativa.