Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
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Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Orientador "Carneiro, Giane Araújo Pimentel"
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- ItemA mediação do livro-imagem em uma Instituição de Educaçõa Infantil no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Nogueira, Adaelia Lainny Santos; Alves, Renata de Melo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany Rodrigues; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a mediação do livro imagem em uma instituição infantil no município de Guanambi-Bahia, ou seja, compreender de que maneira o objeto cultural é utilizado e, quando utilizado, quais estratégias são usadas para sua mediação. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação. Como metodologia, foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, através da entrevista semiestruturada com as professoras. A partir desse levantamento, compreendeu-se a mediação do mesmo nessa instituição e a maneira pela qual as educadoras realizam a mediação em seu trabalho. Para construção teórica do trabalho, recorreu-se a autores renomados na área, como Belmiro (2014), Cademartori (1991), Espíndola (2021), Luizari (2019) e Nunes (2013 – 2020), entre outros autores que também contribuíram com suas ideias. A partir dos dados coletados por meio da entrevista, foi possível compreender que, embora o mesmo ainda seja pouco utilizado na instituição, as professoras têm consciência dos seus benefícios e sabem da importância dessa categoria no processo de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, faz-se necessário implementar os acervos destes nas instituições de ensino e os educadores incluí-los em suas ações pedagógicas, contribuindo para a formação leitora das crianças.
- ItemA representatividade negra no acervo literário das instituições de educação infantil do município de Guanambi-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Pereira, Jamile Guimarães; Santos, Jeane Alves; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Santos, Jamille Pereira Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima RêgoEste estudo teve como objetivo analisar nos acervos literários das instituições de Educação Infantil do município de Guanambi-Bahia, as obras literárias que têm como foco a educação étnico-racial. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com trabalho de campo e utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a análise documental dos livros de literatura infantil, que foram contabilizados, fotografados para posterior análise. Foi realizado em todas as etapas da pesquisa, o diário de pesquisa. Os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo. Com esta pesquisa, pôde-se verificar que há uma insuficiência de livros com a temática étnico-racial nos acervos das creches do município e, diante disso, é considerável que as instituições ampliem os acervos de modo que promovam uma educação com foco nas relações étnico-raciais. A proposta apresentada mostrou a importância da literatura infantil negra para a construção da identidade e autoestima das crianças. Dessa forma, conclui-se que é necessário ampliar o acesso a livros que valorizem o protagonismo negro, a ancestralidade e cultura afro-brasileira, com uma proposição viável de combate ao racismo.
- ItemInterações entre bebês e crianças bem pequenas com os livros literários e mediadores de leitura nos espaços das bebetecas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-03) Guimarães, Ariana Maria da Silva; Pereira, Rosângela de Jesus; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho tem como objetivo analisar como as interações dos bebês e crianças bem pequenas com os mediadores de leitura e os livros literários, nos espaços das Bebetecas, contribuem para a formação do leitor mirim. A pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, acerca da importância das práticas de leitura na primeira infância, com um recorte temporal de dez anos, que elenca o período de 2015 a 2025. Para isso, utilizamos como referencial teórico Lev Vygotsky (2001) que trata sobre a perspectiva sociointeracionista da aprendizagem, Freire ( 1989; 2013) que discute os saberes fundamentais que todo educador precisa ter e discute a leitura em um sentido amplamente mais crítico, (Reyes 2010; 2017) trabalha a importância da interação entre o bebê, livro e mediadores com a metáfora do triângulo amoroso, Escardó (1999) e Senhorini e Bertolini (2008) que conceituam o espaço da Bebeteca, Colomer (2017 ) e Parra (2011, 2015) ressaltam sobre como a leitura literária é fundamental para a formação cultural dos bebês e crianças bem pequenas, Paulino (2004), discorre sobre como a leitura é vista como literária quando a participação do leitor é predominantemente cultural, Munita (2024) reforça o papel fundamental do mediador de leitura como um agente intencional no processo de leitura, Bittens (2024; 2025) aborda o papel da mediação e da escuta ativa, Grossi (2014), traz como a contação de histórias é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que aprecia narrativas, Saluto (2020), que evidencia a leitura literária primeira infância, Galvão (2016) que discorre sobre como a linguagem verbal habita na criança desde o seu nascimento e Batista (2017), que enfatiza como a leitura pode construir sentidos importantes na primeira infância. Os resultados apontam que as interações dos bebês com os livros nas Bebetecas, ocorrem inicialmente de forma sensorial, uma vez que neste momento o livro é visto pelos pequenos como um outro brinquedo qualquer. Mas, a partir da parceria estabelecida com o adulto durante a mediação literária, os/as bebês/crianças bem pequenas irão descobrir o livro como um artefato cultural e estético. Este estudo destaca a importância das ações do mediador ao propiciar o contato do bebê/criança pequena com o livro, e como esse convívio promove experiências importantes para a construção dos sentidos que envolvem a escuta e o afeto. Partindo desses pressupostos, percebe-se que as interações dos bebês/crianças bem pequenas com os livros, seus pares e o adulto mediador, nos espaços das Bebetecas, são fundamentais para despertar o interesse e a imaginação desses pequenos, tornando-se essenciais para a formação do leitor desde a primeira infância.