Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Bastos, Juliana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do lúdico na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Carneiro Neto, João da Silva; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEsta monografia trata da utilização do lúdico como contribuinte para a aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II em escolas públicas com o objetivo de mostrar que atividades dinâmicas de cunho lúdico ligadas à realidade do aprendiz contribuem para o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção dos alunos bem como desenvolver neles o gosto pelas aulas de Inglês, uma vez que, as atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, a ludicidade aciona as esferas motora e cognitiva, e à medida que gera envolvimento emocional, apela para a esfera afetiva. Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. Dando ao professor pesquisador preocupado com a aprendizagem dos seus educando encontra no lúdico uma arma forte no combate ao desinteresse, mesmice, e tradicionalismo das aulas de Língua Inglesa.
- ItemAs estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do sexto ano de língua inglesa no contexto da escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Luma Jarlan Ferreira; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoO presente trabalho tem como intenção primeira investigar como as estratégias de aprendizagem podem facilitar o aprendizado de língua inglesa (doravante LI). O objetivo da pesquisa não está apenas em mostrar as estratégias de aprendizagem (doravante EA) utilizadas por alunos do 6º ano, mas em observar também o desempenho desses alunos em sala de aula, ao usar EAs, e identificar quais são as mais eficazes no processo de assimilação da LI. Os registros feitos neste trabalho reúnem informações coletadas através da análise das observações da prática docente e de questionários aplicados com alunos e professores de uma escola pública. Apesar de utilizarem um número razoável de EAs, os alunos nem sempre estão atentos à adequação e à produtividade delas. Nesse sentido, parece interessante que o foco do professor não esteja apenas no conteúdo ensinado, mas também na forma com que os alunos respondem à sua proposta pedagógica e encaram a aprendizagem. Neste sentido, o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem sua metaconsciência e a se tornar responsáveis pela sua aprendizagem. Assim, eles poderão desenvolver a habilidade de selecionar, implementar e avaliar as EAs mais apropriadas para suas necessidades.
- ItemMúsica no aprendizado de LI em uma escola em Conceição do Coité: uma perspectiva multimodal(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Costa, Jessi Natália Barreto da; Bastos, JulianaEssa monografia trata da utilização da música e das novas tecnologias como recursos que poderão auxiliar as aulas de língua inglesa nas escolas. entende-se que a música proporciona aulas lúdicas aos alunos, e permite que o mesmo tenha contato com a língua atualizada, desenvolvendo assim as quatro habilidades linguísticas (Writing, Listening, Reading e Speaking). Abordamos a questão da junção dos dois recursos (música e tecnologia), como elementos motivadores para o aprendizado, pois ambos estão inseridos no cotidiano dos alunos. Essa pesquisa tem por embasamento teórico alguns autores, como Coelho (2014), que defende o ensino de Língua Inglesa com música, mas principalmente as considerações de Eluf (2010) que preconiza o ensino de língua inglesa através da Multimodalidade. Ambos trouxeram uma enorme contribuição na elaboração desse trabalho.