Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConstituição histórica da Pastoral da Juventude como um espaço de educação não formal: Riachão do Jacuípe (1986 – 2004).(Universidade do Estado da Bahia, 2014-09-05) Coutinho, Roberto Rubens de Jesus; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Lopes, Jackeline Silva; Boas, Antonio VilasEste trabalho tem como objetivo estudar ações da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe – BA e através da análise minuciosa das fontes (atas de reuniões do grupo jovem cristão DDD (1986 – 1996), jornal Folha da Conceição (2001 – 2002), pasta de cronograma do CAJ (Curso de aprofundamento para jovens), vídeos: III Encontrão da PJ (1998), IV Encontrão da PJ (1999), VIII Encontrão da PJ (2003) e depoimentos orais.) apontar como ao longo da história (1986- 2004), a Pastoral da Juventude se constituiu como um espaço de educação não formal. No primeiro capítulo, são apontadas as características da educação não formal em diálogo com diferentes autores. No segundo capítulo é feito uma narrativa histórica da pastoral da juventude nacional e local, apontando suas ações ao longo do período analisado. No terceiro capítulo é feito um paralelo entre as características da educação não formal e as práticas da pastoral da juventude. De modo geral a expectativa é de atentar para a importância das práticas educativas não formais via as ações protagonizadas pela Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe – BA.
- ItemDesafios contemporâneos na política de educação especial em Ichu: as vozes do núcleo de atendimento educacional especializado e suas contribuições para uma história inclusiva no percurso educacional.(Universidade do Estado da Bahia - Campus XIV, 2025-07-23) Oliveira, Jefferson Silva de; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Filho, José Ernane Carneiro Crvalho; Cardoso, JusceliEste Trabalho aborda os desafios contemporâneos para a implementação das políticas de educação especial inclusiva no Brasil, com foco na realidade do município de Ichu, localizado no interior da Bahia. A pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre a política pública local, tendo como objeto de estudo o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), destacando seus desafios, êxitos e contribuições para a construção de práticas inclusivas na educação municipal. O estudo ancora-se no arcabouço legal contemporâneo, enfatizando a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei nº 13.146/2015), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza o método do estudo de caso, valendo-se de entrevistas, análise documental e observações como principais instrumentos de coleta de dados, buscando compreender as práticas cotidianas do NAEE e suas articulações com as políticas públicas de educação inclusiva. O locus da pesquisa, o município de Ichu, revela-se como um espaço significativo para o debate sobre os avanços e desafios na efetivação dos direitos educacionais das pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. O estudo visa ainda refletir sobre a importância da formação continuada de professores e demais profissionais da educação, reconhecendo a necessidade de políticas públicas mais eficazes e assertivas para consolidar uma educação pública inclusiva, democrática e de qualidade. Assim, esta pesquisa contribui para o fortalecimento de práticas educacionais inclusivas, valorizando as experiências locais e apontando caminhos para o aperfeiçoamento das políticas educacionais brasileiras.
- ItemEnsino de história na perspectiva da inclusão: um estudo de experiência pedagógica na Escola Eustórgio pinto Resedá em Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Araújo, Patrícia dos Santos; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Cardoso, Jusceli de OliveiraA escolha do tema do trabalho em questão foi motivada pela disciplina Educação Inclusiva ofertada na licenciatura em História, cujo desenho metodológico nos motivou a realizar uma pesquisa de campo tendo como foco a análise da inclusão voltada para alunos com necessidades especiais. Essa pesquisa despertou o interesse pelo tema ora apresentado que veio a ser alimentado com esta experiência cientifica em pesquisa histórica IV. Neste trabalho problematizaremos o ensino de história na perspectiva da inclusão tendo como foco o desenvolvimento da autonomia e consciência cidadã dos sujeitos envolvidos na pratica pedagógica desenvolvida em uma escola na cidade de Conceição do Coité – Bahia, nesta oportunidade de leitura abordamos uma breve reflexão sobre inclusão na antiguidade, bem como reflexões em torno da origem política da Educação Especial do Brasil, ensino de História na Perspectiva da Inclusão bem como reflexões sobre a pratica pedagógica observada.
- ItemEnsino de história na perspectiva da inclusão: um estudo de experiência pedagogica na escola eustórgio pinto resedá em Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Araújo, Patrícia dos Santos; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Cardoso, Jusceli de OliveiraA escolha do tema do trabalho em questão foi motivada pela disciplina Educação Inclusiva ofertada na licenciatura em História, cujo desenho metodológico nos motivou a realizar uma pesquisa de campo tendo como foco a análise da inclusão voltada para alunos com necessidades especiais. Essa pesquisa despertou o interesse pelo tema ora apresentado que veio a ser alimentado com esta experiência cientifica em pesquisa histórica IV. Neste trabalho problematizaremos o ensino de história na perspectiva da inclusão tendo como foco o desenvolvimento da autonomia e consciência cidadã dos sujeitos envolvidos na pratica pedagógica desenvolvida em uma escola na cidade de Conceição do Coité – Bahia, nesta oportunidade de leitura abordamos uma breve reflexão sobre inclusão na antiguidade, bem como reflexões em torno da origem política da Educação Especial do Brasil, ensino de História na Perspectiva da Inclusão bem como reflexões sobre a pratica pedagógica observada.
- ItemMas, afinal de contas, de que África estamos falando? o continente africano entre o senso comum e a historiografia(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva Filho, Osvaldo Sampaio; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Boas, Antonio Vilas; Lima, Ivaldo Marciano de FrançaEste artigo tem o objetivo de discutir o Continente africano com olhar historiográfico, devidamente, pautado em discussões teóricas que vão de encontro ao senso comum uma vez que este traz incoerências e inconsistências em discursos que fogem dos caminhos das pesquisa científica concernentes ao Oficio do historiador. Em momento algum, este trabalho foi construído com a intenção de não levar em conta opiniões não fundamentadas na pesquisa científica, mesmo porque tudo é história. O presente trabalho deseja ressignificar os estudos sobre o continente africano pela necessidade pujante de cultivar alunos, principalmente, de ensino médio, sobre a importância de se estudar África descolado de ideias impregnadas na sociedade, na qual há uma cooptação que transforma a História da África com a História do Brasil, sem distinções. A História da África está consubstanciada com a História brasileira, contudo este Continente possui suas próprias características como todos os outros continentes.