Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT20
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT20 por Orientador "Teixeira, Heurisgleides Sousa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDo centro à margem: a concretude do sertão na poesia de Paulo Esdras(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Carneiro, Bianca Naely Pereira; Teixeira, Heurisgleides Sousa; Silva, Claudia Rocha da; Piloto, Luzimare AlmeidaEste artigo propõe uma leitura da obra De versos sentidos, do poeta baiano Paulo Esdras, destacando como sua produção poética reinventa a tradição concretista brasileira a partir de uma perspectiva decolonial. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, analisa como o autor mobiliza elementos visuais, espaciais e tipográficos para construir sentidos que vão além da linguagem verbal, afirmando um pertencimento cultural ao sertão nordestino. Em sua escrita, o sertão não é ausência, mas presença viva e digna: território de resistência, identidade e memória. Ao incorporar vozes, imagens e saberes populares em sua poesia, Esdras desloca o centro da criação literária e propõe uma estética que valoriza a oralidade, a subjetividade e os símbolos da cultura local. Dessa forma, sua obra não apenas dialoga com a poesia concreta, mas a descoloniza, transformando o espaço da página em um campo sensível de resistência poética e cultural.
- ItemO sertanejo de vidas secas, os sertões e a relação autor-criador personagem: uma análise Bakhtiniana(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Lima, Renara Moraes; Teixeira, Heurisgleides Sousa; Silva, Claudia Rocha da; Guimarães, Maria Aparecida de SouzaEste trabalho analisa como acontece a relação autor-personagem em Vidas secas (2023), de Graciliano Ramos, considerando o modo como o autor-criador representa o sertanejo Fabiano. Pretende também relacionar essa representação com a do sertanejo realizada por Euclides da Cunha, em Os sertões (1984). Nas duas obras em questão, o sertanejo é descrito com características semelhantes, como força, religiosidade, vulnerabilidade social, apego ao lugar onde mora, situação de pobreza. Em Graciliano, o narrador onisciente seletivo múltiplo, vê além do que a personagem é capaz, estando mais ciente de todo o contexto da estória que Fabiano, personagem principal; este, sem autonomia para se comunicar, utiliza uma linguagem precária, que o narrador procura traduzir em palavras. Já Euclides da Cunha representa o outro em uma linguagem científica, naturalista e crítica, narrando o sertanejo a partir da observação da realidade imposta naquele contexto vigente, sem possuir a onisciência que lhe permite ter o conhecimento do outro ou a preocupação da retratação do discurso do outro, a voz do outro. Esta análise é viável para entender como é feita a construção estética dessas duas obras na descrição do sertanejo e sua representação socioantropológica. Para tanto, faz-se uso de uma pesquisa bibliográfica e dos estudos teóricos de Bakhtin (1997), Friedman (2002), Bosi (2003), Bueno (2001), Rego e Pinzani (2013).
- ItemRodrigo S.M.: O problema da mediação do narrador intelectual junto ao seu outro de classe em A Hora da Estrela(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Santos, Maria Rita da Anunciação Bonfim; Luz, Reane da Silva; Teixeira, Heurisgleides Sousa; Leal , Baktalaia de Lins Andrade; Salgado, Maria Luiza TeixeiraEste trabalho busca fazer uma análise teórico-literária do livro A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, o qual, inserido pelo universo da metanarrativa permite que a história seja lida em dois planos: no primeiro, Rodrigo S.M. é narrador onisciente seletivo e, afirmando escrever uma narrativa, ocupa a função de autor-criador da história e de Macabéa. No segundo, ele é um personagem-autor e possui Clarice Lispector como sua autora-criadora. A análise feita parte da concepção teórica de que há um narrador que domina e cria sua personagem conforme seu desejo, mas que, para representar o outro de classe, necessita fazê-lo com ética, o que muitas vezes pode constituir uma falha narrativa, falha esta que Clarice expõe nesse romance. Ademais é objetivo deste estudo compreender como essa construção ocorre ao mesmo tempo em que sua narrativa. O campo de atuação do narrador, aspectos sociais e teóricos foram abordados tendo por base a sustentação teórico-metodológica de estudos feitos por Mikhail Bakhtin (1997), Norman Friedman (2002) e Regina Delcastagnè (2000), que realizaram estudos sobre a relação narrador-personagem dentro da atividade estética literária, bem como sua leitura social.