Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB está situado na cidade de Caetité, que faz parte do Território de Identidade Sertão Produtivo do Estado da Bahia. O DCH originou-se da Escola de Nível Superior de Caetité, criada em 1962. Em 1983, a escola foi incorporada pela Universidade do Estado da Bahia, passando a se chamar Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC). Com a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, a FFCLC passou então a ser denominada como Departamento Ciências Humanas.
Atualmente, o DCH do Campus VI oferta os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, História, Música, Letras com Língua Portuguesa e Literaturas, Letras com Língua Inglesa e Literaturas e os cursos de bacharelado em Engenharia de Minas e Administração (EaD).
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Orientador "Brito, Rogério Soares"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA poesia satírica de cuíca de Santo Amaro(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos, Fabíola Manoela Batista Barbosa dos; Brito, Rogério Soares; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zoraide PortelaO presente trabalho monográfico traz um estudo crítico da vida e obra do cordelista Cuíca de Santo Amaro, um poeta que rompeu com as normas da literatura de cordel produzindo uma escrita livre e despretensiosa dos outros cordelistas de seu tempo. E tem como objetivo principal identificar nos versos satíricos deste poeta as características semelhantes e distintas das regras que norteiam a literatura de cordel. Este trabalho mostra ainda o conceito, origem e características da literatura cordelista, uma vez que, a partir da conceituação desse gênero é que a análise do corpus será realizada. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a metodologia é a bibliográfica e documental. Para tanto, foi necessário a contribuição de alguns autores, dentre eles destacam-se: Edilene Mattos (1998), Mark J. Curran (1990), Jorge Amado (1971), Luís da Câmara Cascudo (2005), Marco Haurélio (2010), Márcia Abreu (1999), Franklin Maxado (1980), Viviane Resende (2005), Tavares (2005).
- ItemA transgressão feminina e o reflexo do prazer erótico na poesia de Gilka Machado(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Castro, Fabiana Maria; Brito, Rogério Soares; Marques, Zélia Malheiro; Santos, Sidnay Fernandes dosO presente trabalho tem por objetivo analisar a expressividade da autora Gilka Machado, a partir de seus poemas, indicativos de erotismo e desejos femininos a partir de sua linguagem poética como meio de mostrar a história da mulher na sociedade em períodos diferentes. Tendo como objeto de análise os poemas, “Estado de Alma” e “Momento Supremo” de Gilka Machado, na qual será evidenciado o desejo de liberdade, pois as obras tentam revelar os limites, o comportamento e sentimento feminino que a sociedade impõe sobre a mulher. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas a respeito da mulher e seu lugar na sociedade, tendo como referencial teórico os autores, Souza, Kazmeirczak e Couto (2012), Priore (2000), Dias (2012) Chauí (2008), Santos (2013), Paese (2000), Muraro (1972) e Paixão (1991). Ao decorrer da pesquisa, foi possível compreender como a mulher foi durante muito tempo aprisionada pela sociedade falocêntrica que estabeleceu um lugar de submissão para a mulher, com fortes restrições, não permitindo que ela se expressasse de forma livre. Gilka inspirou mulheres a se libertarem dos padrões impostos, das privações estabelecidas, utilizando a arte como meio de expressar seus sentimentos. Assim estudar os poemas de Gilka Machado é conhecer um pouco da historicidade da mulher e como se deu esse processo de conquistas e lutas que as mulheres viveram e ainda vivem na sociedade.
- ItemEthos e identidades de mulheres negras: discursivizações sobre cabelos crespos(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Nunes, Patrícia Batista Nogueira; Brito, Rogério Soares; Rêgo, Rayana Thyara de Lima; Souza, Rosemaria Joazeiro Pinto deO presente trabalho é um estudo sobre mulheres negras que resolveram parar de usar química para assumirem seus cabelos naturalmente crespos, fazendo deste ato um posicionamento político e de empoderamento, principalmente no que diz respeito à ressignificação de suas identidades como mulheres negras, divulgando e compartilhando suas experiências nas redes sociais, sobretudo através postagens no Facebook e Youtube. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar materialidades discursivas – que tratam do cabelo negro – dadas a circular em épocas e espaços distintos, tendo em vista trajetos de construção de ethos e de identidades de mulheres negras. Pretende-se também estudar, sócio historicamente, as tendências de penteados dos cabelos crespos em espaços e épocas distintas. A metodologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base na Análise do Discurso de filiação francesa e tem como foco a noção de ethos discursivo. Esta pesquisa se ampara num contexto maior que compreende os estudos culturais e de gênero, que tratam de lutas e conquistas femininas e, principalmente, de mulheres negras no Brasil. O corpus, por sua vez, foi construído a partir de relatos de mulheres negras sobre seus cabelos crespos em redes sociais, tais como o Facebook e o Youtube, para, a partir disso, compreender, interdiscursivamente, sentidos produzidos por mulheres negras acerca da valorização de seus cabelos crespos e, em contrapartida, sentidos produzidos por sujeitos (negros e não negros) que “negam” essa valorização. Para tanto, foram utilizados como principais teóricos que fundamentam este trabalhos Amossy (2005), Maingueneau (2005), Althusser (1980), Davis (2016), Gomes (2003, 2008), entre outros.
- ItemHarry Potter e a jornada do herói: a construção monomítica do menino que sobreviveu(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Silva, Bárbara de Souza Gotardo; Brito, Rogério Soares; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Bastos, Luciete de Cássia Souza LimaEste trabalho analisa o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), primeiro livro da saga escrita por J. K. Rowling, tentando descobrir se o protagonista da saga, cujo nome intitula todos os livros, se encaixa no arquétipo do herói proposto por historiador, mitólogo e antropólogo Joseph Campbell em seu livro O Herói de Mil Faces (2007). Apontando os fatos mais relevantes da história, traçando o perfil característico do personagem heroico descrito por Campbell (2007) e Peluso (2014), que se baseiam nas ideias de Carl G. Jung, famoso psicanalista que começou seus estudos ao lado de Freud, mas foi expulso de seu circulo intimo por soar extremamente místico. Tais ideias fazem a ligação do papel desempenhado pela psique humana na criação de tais personagens e como eles estão intimamente ligados com fatores culturais, temporais e geográficos, mas nunca mudamndo o cerne de sua estrutura, o monomito. Partindo da estrutura monomitica, ou seja, da jornada do herói, vamos entender como funciona o esquema cíclico do monomito para depois destrinchar os passos dados por Harry Potter no decorrer da história, comparado-os tais passos aos arquétipos propostos por Campbell (2007) e, assim, determinar se o bruxinho pode ser considerado um personagem arquetípico segundo esse os modelos propostos por Campbell.
- ItemHistórias de natal contadas em versos: o entrecruzamento da literatura popular e literatura infantojuvenil em Alexandre Parafita(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Freire, Bruna da Silva; Brito, Rogério Soares; Silva, Zoraide PortelaO presente trabalho apresenta um estudo sobre o entrecruzamento da literatura infantojuvenil e literatura popular na obra Histórias de Natal Contadas em Versos do escritor português Alexandre Parafita. Em nossa pesquisa, propusemo-nos entender a apropriação e recriação dos aspectos literários populares na escrita infantojuvenil de modo a observar as possíveis influências causadas pelos elementos incorporados na constituição desta literatura para a recepção do público infantojuvenil. Para tanto, fez-se necessário constituir uma análise interpretativa dos dados identificados enquanto responsáveis nesse processo de entrecruzamento das literaturas em questão. O estudo é de natureza bibliográfica e exploratória, sobre a abordagem qualitativa, uma vez que partiu do levantamento de referências bibliográficas para a obtenção de saberes que auxiliaram no tratamento analítico do fenômeno ora pesquisado, o qual foi explorado com perspectiva a torná-lo compreensivo e familiar. Os resultados apontam ludicidade e dinamicidade na obra de Alexandre Parafita, o qual propõe uma recriação dos aspectos próprios da literatura popular em seu livro e por essa razão adotada um estilo próprio, capaz de proporcionar ao público infantojuvenil uma literatura adornada e abrangente no que diz respeito a cultura do povo, pois valoriza a estética popular literária.
- ItemOs contos populares como instrumento de formação de leitores na educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Junqueira, Eliane Soares Gomes; Brito, Rogério Soares; Silva, Zoraide Portella da; Magalhães , Rozânia AlvesO presente estudo parte da experiência de intervenção com contos populares como estratégias de mediação para instigar o gosto pela à leitura visando à formação leitora em alunos da Educação de Jovens e adultos EJA no Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia, no distrito de Maniaçu, pertencente ao município de Caetité. Este trabalho tem por objetivo fomentar as práticas leitoras, evidenciado as contribuições dos contos populares na constituição de leituras e de leitores. Ao trabalharmos com diversificada tipologia textual, vimos que os contos populares é um instrumento valioso para ser explorado na sala de aula, pois ele possui características estruturais e linguísticas que cativam o leitor. Para tanto foram selecionado bibliografias que versam sobre tal assunto elaborando um panorama entre o percurso histórico dos contos populares e a formação de leitores na contemporaneidade. Também foram elaboradas estratégias metodológicas bem interativas, a fim de desenvolver na sala de aula ações que visavam à formação de leitores através de um gênero proveniente da literatura popular que desde muito cedo faz parte da vida de muitos discentes.
- ItemUm caso de terno de reis em Caculé - BA: resistência e Identidade Cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-19) Soares, Ana Carolina Silva; Brito, Rogério Soares; Silva, Zoraide Portela; Bastos, LucieteA manifestação cultural dos Ternos de Reis e/ou Reisado é rica em diversidades nacionais que caracterizam a identidade cultural de um povo, atribuindo-lhe visibilidade através da disseminação de suas produções artísticas. Pretende-se através deste estudo analisar os fatores que contribuíram para a garantia da visibilidade dos Ternos de Reis na Região de Caculé – BA, descrever os elementos que o constituem como um grupo de tradição cultural e popular: origem, características e demais elementos que o compõem. Quanto à estrutura está dividida em três capítulos que versam sobre a historicidade do Reisado; cultura popular; identidade e de resistência. Por fim, analisamos a existência de um grupo de Terno de Reis de Caculé como marca de resistência e tradição na construção das identidades coletivas.