Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica) por Orientador "Pereira, Áurea da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA recepção do texto literário na sala de aula: os letramentos semióticos.(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-12) Gomes, Jussara Figueiredo; Pereira, Áurea da Silva; Cruz, Maria de Fátima Berenice da; Rosa, Marise Marçalina de Castro Silva; Peixoto, Ana Cristina SantosO presente trabalho intitulado A recepção do texto literário na sala de aula: os letramentos semióticos discorre sobre o letramento semiótico em uma turma de séries multisseriadas (4º e 5º anos) de uma escola da rede municipal de Inhambupe – Bahia. A pesquisa fundamenta-se na teoria semiótica da linha americana e nos estudos sobre literatura e letramento semiótico na sala de aula. A base teórica se estabelece nos estudos de Peirce (2008), Santaella (2012), Santaella; Nöth (2001), Pignatari (2004), Rojo (2012), Cruz (2012), Ferrara (2007), Pereira (2018), Catto (2013), Derrida (2001), Deleuze & Guattari (1995), Foucault (1996), entre outros teóricos e tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos estudantes para visualização, criação e interpretação de imagens a partir da teoria semiótica no texto literário. E como objetivos específicos têm-se: discutir o texto literário na perspectiva dos estudos semióticos; compreender o processo de letramento semiótico em estudantes do 4º e 5º anos; analisar o texto literário a partir das imagens criadas pelos estudantes. A pesquisa é de base qualitativa, e fiz um estudo de caso etnográfico na turma do 4º e 5º anos, de classe multisseriada. Inicialmente, no processo de coleta dados, realizei três oficinas literárias usando como suporte os contos O sabor das nuvens, Jaú dos bois e O sorriso da estrela do escritor Aleilton Fonseca. Em relação as estratégias utilizadas para visualização, criação e interpretação de imagens, constatamos que os estudantes utilizaram a leitura interpretativa e selecionaram cenas dos textos verbais para a construção dos textos não verbais e a partir da imaginação eles materializaram os signos captados pela imagem visível. Assim, por meio da análise foi possível compreender que a recepção dada ao texto proporcionou uma leitura deleite e conduziu a produção dos textos não verbais de forma prazerosa. Compreendemos através das discussões e reflexões dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula que a leitura semiótica dos textos ocorreu a partir das ações comunicativas do leitor influenciadas pelas vivências socioculturais, o que nos possibilitou compreender os letramentos semióticos na sala de aula. Ao discutir o texto literário na perspectiva dos estudos semióticos refletimos que os processos de comunicação do leitor possibilitaram um diálogo com os letramentos a partir das leituras dos textos verbais e nãos verbais nos espaços de convivência desses sujeitos, o que promoveu os letramentos semióticos na sala de aula. Constatamos que as ações do autor e leitor de imagens nos trabalhos desenvolvidos com textos na sala de aula foram regadas de vivências sociais que deixaram marcas culturais em suas produções. As reflexões teóricas no campo da literatura, letramento e da semiótica nos ajudaram a compreender o importante papel da escola para o trabalho e constituição dos letramentos na sala de aula.
- ItemDocência em língua inglesa: contribuições do estágio no processo de formação inicial(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Jamile de Oliveira; Pereira, Áurea da Silva; Félix, José Carlos; Martins, Elcimar SimãoEsta dissertação investiga os processos de formação inicial de estudantes de Língua Inglesa, dando ênfase às experiências de estágio e sua relação com a formação teórica do curso. Busca-se compreender como a práxis pedagógica contribui na construção da identidade docente no período de Estágio Curricular Supervisionado dos docentes em formação vinculados ao curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus II, explorando as contribuições do estágio para a formação do professor. Na fundamentação teórica, embasam os estudos de prática pedagógica crítica no ensino de Língua Inglesa, entre outros, autores como Pennycook (2006), Kumaravadivelu (2006) e Richards e Farrell (2011); no campo do currículo, Macedo (2006), Arroyo (2013); sobre aspectos culturais, Hall (2000), Eagleton (2005), Williams (2015) e Miranda (2018); em estágio como dispositivo de formação, Pimenta e Lima (2017) e Costa e Martins (2018). Entre as categorias conceituais, analisa-se o papel do estágio na construção da identidade docente e como as experiências vivenciadas no estágio dialogam com as teorias estudadas na Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio do método da pesquisa (auto)biográfica de abordagem qualitativa, a partir de quatro entrevistas narrativas de graduandos do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Nas narrativas (auto)biográficas, foi possível discutir o processo formativo no curso em questão a partir dos seguintes eixostemáticos: iniciação à docência, currículo, contribuições do estágio e construção da identidade docente. Entre os achados, observou-se que os sentidos e as experiências vivenciadas no processo de escolarização têm grande influência nas escolhas profissionais devido aos processos de coletividade e de aprendizagem, que permitem experienciar a sensação de pertença e acolhimento no espaço educacional. As narrativas (auto)biográficas permitiram que os futuros professores pudessem visualizar o contexto vivenciado em cada Estágio Curricular Supervisionado e percebessem algumas razões que levaram à autoformação, buscando complementos, tentando suprir ausências que sentiam nas práticas pedagógicas enquanto docentes em formação. Assim, destaca-se a importância de ampliar os estudos sob o olhar do professor regente e do estudante estagiário com o intuito de melhorar as reflexões em sala.
- ItemSaberes (auto) biográficos de uma professora alfabetizadora: entre a teoria e a prática no processo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, ) Melo, Lourdes Cavalcante Couto de; Pereira, Áurea da Silva; Cruz, Maria de Fátima Berenice da; Rosa, Marise Marçalina de CastroA pesquisa analisa os saberes docentes de uma professora alfabetizadora de crianças de anos iniciais, que atua no Riacho da Guia, em Alagoinhas, no Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, pautada no método (auto)biográfico e usa, como técnica de coleta de dados, a entrevista narrativa. Nessa perspectiva, o estudo realizado com a professora permitiu elaborar questões significativas a partir dos depoimentos da professora acerca das suas concepções de alfabetização no momento em que traz imagens de si e da docência em meio a precariedade de recursos, do modo como realizava as atividades de leitura e escrita, tendo em vista o contexto escolar e o conhecimento prévio do aluno. Vislumbramos problematizar como as concepções de alfabetização de uma professora de crianças dos anos iniciais podem ser percebidas por meio das narrativas de sua trajetória docente. Este estudo centra-se na possibilidade de teorizarmos sobre os saberes da docência elaborados por essa professora, que vão se constituindo como práticas pedagógicas legítimas a parir da experiência cotidiana em sala com os seus alunos. Esta discussão nos oportuniza pensar a profissão docente, em especial, a de professores alfabetizadores, e seus aspectos empíricos e epistemológicos de formação como um processo contínuo, imbuído de valores e de ideais importantes para a formação humana, contribuindo com a práxis docente. O estudo evidencia que o fazer pedagógico da professora, sujeito desta pesquisa, perpassa pelas memórias do seu tempo na academia, mas principalmente pelas vivências com os alunos, atravessadas pela afetividade e pelo respeito ao conhecimento do outro. Assim sendo, a professora contribui com a alfabetização e o letramento da referida comunidade; além disso, mostra os desafios de alfabetizar e, ao mesmo tempo, revela como os saberes docentes são construídos naquele contexto, (re)criando estratégias didáticas, com os recursos disponíveis na escola, para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem de crianças.