Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica) por Orientador "Drummond, Washington Luís Lima"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDisputas simbólicas e técnicas no espaço urbano: a mídia ninja nas jornadas de junho(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Mauricio José de; Drummond, Washington Luís Lima; Felix, José Carlos; Costa, Francisco de Assis daO presente trabalho propõe analisar os aspectos técnicos, políticos e estéticos das transmissões do coletivo Mídia Ninja nos protestos ocorridos em diversas cidades, em junho de 2013. No contexto urbano midiatizado, a utilização desviante dos aparelhos celulares para transmissão dos protestos, assim como o dialogo telematizado das redes, trouxe à tona a apropriação tática da tecnologia como expressão política de movimentos urbanos ligados ao midiativismo. É neste contexto que a Mídia Ninja se articula nacionalmente e passa a transmitir ao vivo pela internet os protestos de diversas cidades, chamando a atenção da mídia tradicional, que ao transforma-los em noticia anularam o potencial político radical do coletivo. Contudo, as imagens produzidas pela Mídia Ninja, traziam à superfície outra percepção do espaço urbano, tomado pelo transe político, atravessado por tensões e conflitos urbanos históricos ao qual a mídia tradicional busca sempre dissuadir e despolitizar.
- ItemEscritas deslocadas: a produção literária alagoinhense no discurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Vandelma Silva; Drummond, Washington Luís Lima; Santos, Osmar Moreira dos; Silva, Regina Helena AlvesO estudo, desenvolvido no campo da Crítica Cultural, emerge da confluência de dois grandes temas de pesquisa que envolvem e atravessam a Literatura: o papel do Estado como disciplinador das ações sociais e a atuação dos discursos como criadores ou modificadores da realidade. Objetivou-se, a partir do caso dos produtores de literatura do município de Alagoinhas, estado da Bahia, analisar como o discurso oficial de uma secretaria de governo ordena e direciona (ou tenta ordenar e direcionar) a produção literária de uma cidade média e interpretar as formas de interação da sociedade com o Estado que são mediadas por esse discurso. O objeto que ensejou a discussão foi um conjunto de peças publicitárias e editais de financiamento lançados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) responsável pela criação e implementação de políticas culturais para as artes. Empregando metodologia qualitativa, foi feita a análise de conteúdo das notícias, relatórios e editais atinentes à literatura, divulgados pela FUNCEB no período de 2011 a 2013, bem como de entrevistas semiabertas realizadas com agentes culturais na capital baiana e no município de Alagoinhas. A interpretação proposta fundamenta-se nos conceitos de poder disciplinar de Michel Foucault e de heterologia de Georges Bataille, e aplica um modelo desenvolvido por Deleuze e Guattari para visualizar a articulação entre o poder centralizado do Estado e o poder molecular disperso pela sociedade. De acordo com o modelo, a FUNCEB constrói seu discurso de modo a silenciar as práticas heterológicas e fortalecer o poder estatal.