Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Carvalho, Carla Meira Pires de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos no município de Lauro de Freitas - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Costa, Lorena Bárbara Santos; Carvalho, Carla Meira Pires de; Almeida, Gabriel Swahili Sales de; Santos, Antonio PereiraEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, tratou sobre “As questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos no município de Lauro de Freitas- BA”. Teve como proposta o produto final a formação de professores da escola municipal Jacira Fernandes Mendes. Essa pesquisa foi norteada pela seguinte questão: de que forma a educação para as relações étnico-raciais pode contribuir para que os professores da EJA, possam desenvolver práticas pedagógicas antirracistas? Destarte, como objetivo geral desenvolver oficinas pedagógicas para os professores da EJA, da escola municipal Jacira Fernandes Mendes a fim de qualificar o trabalho pedagógico em seus componentes curriculares sobre as questões étnico-raciais. Para tanto, concebemos a abordagem metodológica a partir do viés qualitativo, alicerçada na pesquisa de intervenção pedagógica. As técnicas de investigação utilizadas foram o questionário semiestruturado, diário reflexivo e o projeto de intervenção e a autoavaliação dos participantes. O lócus da pesquisa é a escola municipal Jacira Fernandes Mendes, em Lauro de Freitas-BA. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes da escola que atuam na fase I e II nas turmas de jovens e adultos. Como teóricos que fundamentaram a pesquisa na discussão sobre EJA, tomamos como referência o que diz: Arroyo (2001), Saviani (2012), Freire (1996), Paiva (2003), Hadad e Di Pierro (2000), sobre as relações étnicos raciais Munanga (1999), Gomes (2012), Gonzalez (1982) e Petronilha Beatriz (2016)
- ItemSaberes socioemocionais na formação docente continuada no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-29) Almeida, Josete Moreno do Nascimento; Carvalho, Carla Meira Pires de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Canda, Cilene NascimentoA presente pesquisa ocupa o espaço das Ciências Humanas, tendo a educação socioemocional na formação de professores/as da EJA como foco central. Sendo da área das Ciências Humanas e Sociais, epistemologicamente, esta é uma pesquisa que se define como qualitativa, tendo como abordagem principal, metodologicamente falando, a pesquisa formação e, como técnica, o grupo focal, reconhecendo as emoções e os sentimentos nas ações dos sujeitos. A pesquisa, realizada na Escola Municipal Cidade de Jequié com sete professores/as colaboradores/as, teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes socioemocionais na formação continuada dos docentes no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos específicos incluíram: analisar os saberes necessários para uma educação socioemocional, promover encontros formativos para reflexão colaborativa sobre sua importância e incentivar a produção de cartas pedagógicas focadas nesses saberes. A partir dos encontros formativos, surgiram os dispositivos de análise de dados, sendo as cartas pedagógicas o principal entre eles. Embasaram esta pesquisa, como fundamentação teórica, estudos sobre educação socioemocional, formação de professores/as, saberes socioemocionais e currículo, a partir do aporte teórico de autores/as que estudam esses temas. Como considerações (in)conclusas, foi possível constatar, dentre outras evidências, a partir das produções das Cartas Pedagógicas utilizadas na análise de dados, que os/as professores/as sentem insegurança e preocupação em lidar com os saberes socioemocionais na sala de aula, que aprender a administrar o tempo é um fator considerado importante para a vida pessoal e profissional, que a comunicação é necessária para o desenvolvimento das boas relações entre os pares e que o excesso de atividades tem contribuído para o cansaço físico e mental dos/as professores/as, corroborando com o adoecimento de ordem emocional. Nesse sentido, os/as colaboradores/as denunciam a ausência de formação continuada para professores/as na área da educação socioemocional, além da ausência de uma escuta e um olhar sensível para as questões emocionais do corpo docente. Na contrapartida das questões apresentadas, os/as colaboradores/as da pesquisa, também, evidenciam interesse e motivação para participarem, de forma sistemática, de formação continuada na área dos saberes socioemocionais.
- ItemTecendo aprendizagens significativas na leitura através dos jogos teatrais: possibilidades na EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-02) Silva, Ana Cristina Henrique; Carvalho, Carla Meira Pires de; Soares, Luiz Cláudio Cajaíba; Santos, Antonio PereiraA presente dissertação corresponde a uma investigação teórico-prático de natureza interventiva, com abordagem qualitativa, tendo como inspiração o método de intervenção pedagógica, definido por Damiani et al (2013) como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências que visam a melhoria no processo ensino aprendizagem dos sujeitos da pesquisa. A investigação se centra nos jogos teatrais como abordagem metodológica à apropriação da competência leitora dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, tecendo cruzamentos entre a linguagem teatral e a aquisição e apropriação da leitura na dinâmica das aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, busquei analisar de que maneira os jogos teatrais podem contribuir para melhorar a leitura proficiente dos alunos da EJA nas aulas de Língua Portuguesa. A pergunta que tencionou tal investigação teve como objetivo principal oportunizar práticas de leitura através dos jogos teatrais, possibilitando uma vivência significativa como promoção ao aprimoramento da leitura proficiente. Soma-se a este, os seguintes objetivos específicos: Desenvolver a leitura oral com foco na escuta/fala, inflexões, entonação e expressividade; Estimular a concentração e criticidade; Intervir a partir da oficina de leitura utilizando os jogos teatrais. Para tanto, foram realizadas aulas-oficinas a uma turma da EJA, do Tempo Formativo I Eixo V, noturno, de uma escola de Salvador, pertencente à rede pública de ensino do estado da Bahia, no ano de 2022. Serviu como base à criação das aulas-oficinas os jogos teatrais de Viola Spolin (2012) e Boal (1982), alguns reelaborados a partir dos autores citados, valendo-me da liberdade empreendida no ato de jogar.