Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Almeida, Márcia Tereza Fonseca"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada e seus desdobramentos para qualificação e mudança na prática pedagógica de professoras (es) da educação de jovens e adultos do município de Nilo Peçanha(2022-06-15) Assis, Cristiane Pereira; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Brito, Dislene Cardoso de; Vinal Junior, Jose Veiga; Faria, Edite Maria Da Silva deEssa pesquisa faz uma análise sobre a importância da formação continuada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresenta uma proposta de formação para os docentes que lecionam nessa modalidade, por compreender que a formação continuada contribui para a melhoria do processo educativo. O estudo justificou-se devido ao fato da pesquisadora atuar como coordenadora pedagógica da EJA, tendo assim uma visão ampla acerca da necessidade e urgência de uma proposta de formação continuada que atendesse às demandas dos (a)s professores (a)s que desenvolvem suas atividades pedagógicas na EJA. A pesquisa se propôs a responder a seguinte pergunta: até que ponto a formação continuada pode contribuir com a prática pedagógica das (o)s professoras (e)s que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Nilo Peçanha- Bahia? O objetivo geral do estudo foi analisar a importância da formação continuada na formação docente e seus desdobramentos na prática pedagógica de professores que atuam na EJA. Os objetivos específicos foram: descrever as percepções dos (a)s professores (as) da EJA acerca da formação continuada; identificar os impactos da falta de formação para os (as) professores (as) da EJA e sugerir um plano de ação que possa contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para professoras (e)s da EJA no município de Nilo Peçanha. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, inspirado na pesquisa ação-pedagógica como instrumentalização técnica investigativa preconizada por Franco (2016). Para coleta e produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa (mediadas pela tecnologia) intituladas “Diálogos Interativos”. Como referencial teórico, foram utilizados estudos de Paiva (1984, 1987); Faria (2009); Soares (2011); Freire (2014, 2016); Arroyo (2017); Machado (2018), dentre outros que se fizerem necessários ao longo da escrita. A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada no fazer docente. Como proposta, foi elaborado um plano de ação que será apresentado à Secretaria Municipal de Educação do município, visando nortear a construção de uma formação continuada para a equipe pedagógica desenvolver com os (a)s professores (a)s da EJA, objetivando repensar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
- ItemFormação continuada: uma luz no caminho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) da educação de jovens e adultos(2021-06-28) Sales, José Mario de Jesus Uzêda; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Santos, Jocenildes Zacarias; Santana, Poliana Marina Mascarenhas deEsta pesquisa ressalta a necessidade de formação continuada para Coordenadores(as) Pedagógicos(as) que atuamnaEducação de Jovens eAdultos tendo comoobjetivogeral analisar aatuaçãodos (as)Coordenadores (as)Pedagógicos (as)queatuamnaEJAecomo objetivosespecíficos:contextualizaropapeldo(a)coordenador(a)pedagógicodaEJA; refletir sobreas especificidadesdapráticapedagógicado(a)coordenador(a)daEJAeconstruirum planodeaçãoparanortearaelaboraçãodeumapropostadeformaçãocontinuadaparaos(as) coordenadores(as)queatuamnaEJA, nomunicípiodeVeraCruz‒Bahia.Trata-sedeuma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que contou com a participação de seis Coordenadores(as) Pedagógicos(as) e vinte e dois professores(as) que atuamna EJAe responderamumquestionáriosemi estruturado.Comoinstrumentodecoletaeproduçãode dados tambémfoiutilizadaaobservaçãodiretadurantearealizaçãodereuniõespedagógicas comos(as)colaboradores(as)desta investigação.Comofundamentaçãoteóricarecorremosa estudosdeautoresquediscutemaEducaçãodeJovenseAdultos, taiscomo:Freire(2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005). Acerca da Formação do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)recorremosaMagalhães (2014),Placo,SouzaeAlmeida(2012),dentreoutros quetratamsobreaimportânciadaformaçãodo(a)Coordenador(a)Pedagógico(a).Oresultado da pesquisa aponta para a necessidade de uma formação continuada para os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as) daEJAnomunicípio deVeraCruz–Bahia, visando produzir uma melhor qualificação e construção de saberes que permitam a esses(as)profissionaisodesenvolvimentodepráticassignificativasparaoacompanhamentodo trabalho docente realizado pelos(as) professores(as) da EJA.
- ItemFormação docente e EJA: significados e consolidações de saberes no contexto da Escola Hospitalar em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-03) Lopes, Irami Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Vinal Junior, Jose Veiga; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Silva, Maria Celeste Ramos daO presente estudo aborda em sua temática a formação de cinco professoras que atuam na Escola Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, localizada em Salvador-BA, com estudantes do ambiente de classe hospitalar ofertado em hospitais e clínicas médicas em tratamento renal crônico, os/as quais estão matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse percurso investigativo emergiu o seguinte problema: quais saberes são significados pelas professoras no processo da formação docente para EJA, e quais as consolidações evidenciadas na prática pedagógica para o contexto da escola hospitalar em Salvador? O objetivo geral consistiu em compreender os significados dos saberes para a formação docente e as consolidações na prática pedagógica a partir das impressões das professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) do contexto da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, de Salvador-BA. Os objetivos específicos buscaram: a) descrever os cenários do processo histórico e político que definiram a configuração da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; b) interpretar os significados dos saberes docentes e as consolidações da prática pedagógica construídos para formação na EJA das professoras que trabalham na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; c) construir, de forma colaborativa com as professoras, um plano de ação de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para fortalecer o debate sobre os saberes da formação docente na EJA da Escola Hospitalar e Domiciliar. O desenho metodológico se constituiu por meio da pesquisa qualitativa, sendo inspirada na pesquisa narrativa, com aporte teórico em Souza (2008), Delory-Momberger (2008), Josso (2004), Gil (2008), e Macedo (2010). Para a produção de dados foram utilizados questionário e entrevista narrativa. A fundamentação teórica esteve pautada nas discussões sobre Formação Docente, a partir dos estudos de Tardif (2020), Dantas (2019), Imbernóm (2011), Macedo (2002) e Freire (1996); sobre Educação de Jovens e Adultos, foram utilizados os estudos de Santos (2014), Dantas (2012), Freire (2005) e Paiva (1997), e o debate sobre a Escola Hospitalar foi pautado nos estudos de Menezes, Nascimento e Lozza (2018), Matos e Muggiati (2009), Fonseca (2008) e Reiner-Rosenberg (2003). O produto do processo desta pesquisa se apresenta como um plano de ação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tendo como base teórica pesquisas de Allan (2015), Santaella (2008) e Hetkowsky e Lima Jr (2006). A pesquisa visou a concepção de uma via de reflexão sobre a EJA, bem como se constituiu em um espaço para o debate sobre os significados dos saberes da formação docente e as consolidações a favor da prática pedagogica no contexto.
- Item(RE)pensando o ensino de história na educação de jovens e adultos em três escolas da rede municipal de Milagres-Bahia(2021-02-19) Souza, Maria Nilda dos Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Batista, Eliana Evangelista; Ferreira, Érica Valéria Alves; Faria, Edite Maria da Silva deVisando analisar a prática de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em três escolas do município de Milagres/Bahia, o estudo teve como objetivos: refletir sobre o ensino de História na prática pedagógica dos professores da EJA, investigar as dificuldades do professor da EJA no trabalho com conteúdos do ensino de História e elaborar uma proposta de formação continuada para professores de História que atuam na EJA nas escolas da rede municipal de Milagres. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa colaborativa dentro de uma abordagem qualitativa que contou com a participação de cinco professoras, um coordenador e quinze estudantes. Para produção dos dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Freire (1996, 1997), Tardif (2002), Arroyo (2005, 2017), que abordam a prática pedagógica na EJA, como campo de formação humana, social, de pesquisa e emancipação; e Bittencourt (2004), Fonseca (2009), Nikitiuk (2012), Capucho (2012), Tavares (2018), dentre outros que tratam do ensino de História como perspectiva de mudanças e formação humana. Dentre outros aspectos, os resultados da pesquisa apontaram que a partilha de experiências, a relevância do diálogo e seu real significado na prática contribuem para o aprendizado do profissional da educação. Conclui-se, também, que para melhoria da qualidade do ensino na EJA faz-se necessário que os professores estejam imersos em cursos de formação continuada, na busca de subsídios que garantam o fortalecimento do ensino e o direito de aprendizagem dos alunos que estudam nessa modalidade.