Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Orientador "Batista, Janiara Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA implementação da política nacional de educação ambiental nas escolas públicas brasileiras segundo a literatura científica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Silva, Isadora Uruga; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane; Santos, Leila MariaDiante dos crescentes impactos e desafios socioambientais contemporâneos, a Educação Ambiental (EA) tem se consolidado como uma ferramenta eficaz e indispensável para o fomento do desenvolvimento e promoção de uma cidadania crítica, participativa e comprometida com a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações. No Brasil esse compromisso foi formalizado com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999. O estudo examinou a implementação da PNEA, sendo justificado pela necessidade de verificar as traduções das diretrizes legais em práticas pedagógicas efetivas, capazes de promover conscientização, sensibilidade e engajamento sustentável, que visassem a subsistência desta e das futuras gerações. O objetivo foi analisar, literariamente a efetividade da implementação da PNEA nas escolas públicas brasileiras, entre 2015 e o primeiro semestre de 2025, identificando os primordiais desafios, estratégia e impactos pedagógicos. A metodologia adotou uma revisão narrativa da literatura com base em dados das diretrizes legais, CAPES, SciELO e Google Scholar, seguida de triagem por título, resumo e leitura integral. A análise dos resultados indicou que, embora a PNEA se encontrasse consolidada em seu arcabouço legal, enfrentou resistências institucionais, lacunas regionais e ausência de indicadores estruturados para medir a efetividade das ações. Concluiu-se que há impactos pontuais positivos, como maior engajamento e conscientização ambiental, mas sua consolidação requereu aperfeiçoamento, como capacitação docente contínua, monitoramento sistemático e estratégias contextuais, especialmente diante de desafios climáticos e de sustentabilidade rural.
- ItemAnálise dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água do rio Imbassaí no trecho urbano em Dias d'Ávila/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Figueiredo, Alice Moura; Batista, Janiara Alves; Santos, Leila Maria Mendes; Castro, Fabiana da SilvaO município de Dias d'Ávila teve origem em meio a um crescimento populacional desordenado, impulsionado pela sua proximidade com o Polo Industrial de Camaçari. Com a emancipação e a expansão da malha urbana, aumentaram significativamente as demandas por água e pelos diversos usos desse recurso. Paralelamente, houve um crescimento proporcional nos descartes inadequados de esgotos domésticos in natura e de resíduos sólidos. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água no trecho urbano do rio Imbassaí, localizado em Dias d'Ávila, Bahia, por meio da análise de parâmetros físico-químicos e biológicos, conforme os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA n° 357/2005 para copos de agua doce classificados como classe II. As coletas foram realizadas em dois pontos do rio, em um único período. Foram analisados os seguintes parâmetros: coliformes totais, Escherichia coli, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido (OD), pH, sólidos totais dissolvidos e turbidez. O método de análise foi o Standard methods for the examination of water and wastewater – SMWW estabelecido pela American Public Health Association – APHA. Os resultados indicaram que todos os parâmetros estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente, exceto o pH no ponto P2, que apresentou valor acima do permitido, sugerindo possível contaminação por efluentes. A detecção de E. coli e coliformes totais, mesmo sem quantificação, aponta para uma possível contaminação fecal. Esses dados reforçam a necessidade do monitoramento contínuo e da expansão dos serviços de saneamento básico, fundamentais para embasar ações de gestão ambiental e recuperação do rio Imbassaí.
- ItemDetecção de elementos metálicos em solos superficiais do lixão no município de Jandaíra-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Nascimento, Marcus Vinícius Benevides de M.; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane Denise de Souza; Santos, Leila Maria MendesOs resíduos sólidos urbanos, resultantes de atividades humanas, domésticas ou industriais, representam um problema global. Quando dispostos de forma inadequada, podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além de favorecer a proliferação de vetores de doenças. Este estudo teve como objetivo analisar camadas superficiais do solo do lixão de Jandaíra-BA. A metodologia envolveu coleta de solo superficial (0–20 cm), conforme o Manual de Análises Químicas de Solos, Plantas e Fertilizantes da Embrapa (2009), e análises químicas realizadas pelo Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Os resultados foram comparados à Resolução CONAMA nº 420/2009, detectando-se Al, Ba, Cu, Cr, Mn, Fe, V e Zn em concentrações abaixo dos limites legais. Conclui-se que a disposição inadequada de resíduos configura risco ambiental e de saúde pública, exigindo ações efetivas conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).