Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Costa, Glauber Barros Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA realidade local pode estar no livro didático de geografia? Uma proposta de ensino a partir de um livro de geografia sobre e para Caetité - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Oliveira, Elaine Moreira de; Costa, Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Matos, Fernanda de OliveiraLivro didático é um material amplamente utilizado em todo território brasileiro. No entanto, seu uso indiscriminado pode ocasionar um ensino de Geografia sem muito significado e distante da realidade do aluno. Ciente dessa problemática e pensando em contribuir com o ensino de Geografia nas escolas de Educação Básica do município de Caetité foi desenvolvido ao longo deste estudo um produto educacional voltado para o ensino da Geografia do município de Caetité - BA, um livro didático intitulado “Geografia em foco: Caetité”. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o impacto do uso do livro didático “Geografia em foco: Caetité” na perspectiva local no ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se aplicação/ testagem do livro com a participação de dois universitários do VIII semestre do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus VI, os quais aplicaram o livro em uma turma de 1º ano do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - CETEP, escola de Educação Básica localizada na cidade de Caetité - BA, na qual eles atuavam como residentes do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, cujos procedimentos adotados consistiram em pesquisa e revisão bibliográfica, levantamentos in loco e aplicação de questionário semiestruturado como instrumento de produção e investigação dos dados, que posteriormente foram tratados, tabulados e interpretados utilizando os princípios e procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização do livro Geografia em foco: Caetité como material de apoio nas aulas de Geografia se mostrou extremamente assertiva, posto que os estudantes conseguiram visualizar na prática os fenômenos estudados, estimulando a participação e interesse pela aula.
- ItemA utilização do livro didático de língua portuguesa por professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Brumado - BA(UNEB, 2023-04-12) Castro, Fabíola Lima; Costa, Glauber Barros Alves; Correia, Luciana Oliveira; Pina, Maria Cristina DantasEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). O estudo visa investigar a utilização do livro didático de Português por três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Brumado/BA. Apresenta, inicialmente, o percurso histórico do livro didático no Brasil a partir do marco de criação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Sendo de natureza qualitativa, o estudo desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica acerca do livro didático e da aplicação de entrevista semiestruturada em campo, sendo os dados levantados neste último instrumento submetidos à análise de conteúdo. Inicialmente foi levantada a hipótese de que há uma predominância de uso do livro didático nas aulas de Português do 5º Ano. Após a pesquisa foi constatado que as docentes participantes do estudo lançam mão de outros recursos – como a internet – para pesquisa e desenvolvimento das aulas, bem como utilizam o livro de variadas formas. Este estudo ancora-se nas contribuições de Alain Choppin (2004; 2008; 2009; 2017), Célia Cristina Cassiano (2013), Cristina D‟Ávila (2013), Egon Rangel (2020), Gimeno Sacristán (2013; 2017) e Kazumi Munakata (2007; 2012; 2016), dentre outros. A partir desta pesquisa foi construído um produto educacional na forma de recurso didático destinado aos professores do 5º ano Fundamental visando auxiliá-los no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da língua escrita para além daqueles apresentados no livro didático de Português.
- ItemIdentidade racial: um estudo a partir das relações entre alunos no ambiente escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Leal, Janete de Carvalho da Silva,; Costa, Glauber Barros Alves; Santana, José Valdir Jesus de; Moreira, Núbia ReginaEste estudo objetivou analisar como a identidade dos alunos negros é construída a partir das relações estabelecidas em uma escola de Guanambi, a fim de trazer reflexões a partir dos teóricos e junto às vivências narradas pelos alunos negros sobre a sua formação identitária enquanto negro. Para isso, inicialmente foi realizada a busca pela compreensão das categorias a serem investigadas. Assim, partiu-se dos referenciais teóricos que discutem a identidade e a negritude, bem como a educação para as relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/2003. Baseou-se ainda no parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações étnico-raciais na perspectiva de pensar uma educação antirracista e o entendimento de um currículo decolonial, delineando-se pela interculturalidade, rompendo assim com as bases que defendem o colonialismo do ser e do saber. Na intencionalidade de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa do tipo exploratória e tendo como dispositivo de produção de dados a roda de conversa realizada no campo empírico da pesquisa, que foi uma das escolas públicas municipais de Guanambi, tendo como protagonistas quatro alunos autodeclarados negros das turmas de oitavo ano. Durante a roda de conversa, os alunos revelaram os desafios que enfrentam na sua constituição e formação identitária enquanto negro e reconhecem que a forma como estes têm acontecido são causados pelo racismo estrutural. Além disso, apontaram a falta de representatividade nas posições de poder dentro do ambiente escolar e destacaram a ausência de livros de literatura e materiais didáticos escritos por autores negros ou que abordem a negritude como protagonista dentro deste espaço. Desse modo, o estudo evidencia que o racismo, entendido como uma condição estrutural e estruturante, tem deixado sua marca desde as bases curriculares que permeiam o sistema educacional, transformando-o em um campo de disputa. Essa disputa envolve a busca por um ensino que horizontalize os direitos, as vozes, histórias e culturas silenciadas que, embora constituam a maioria, são tratadas pelo sistema como minoritárias. Assim, a partir das narrativas dos alunos que compartilharam suas percepções sobre suas identidades e como estas têm sido influenciadas, foi desenvolvido um manual de subsídio na promoção da educação antirracista para os professores e coordenadores. O conteúdo deste manual se estruturou em forma de propostas e sugestões que visam protagonizar e ampliar a representatividade dos estudantes negros no ambiente escolar, bem como traçar caminhos rumo à luta por uma educação antirracista.