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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Carvalho, Eliana Márcia dos Santos"
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- ItemA Interdisciplinaridade e a Ressignificação da Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha deA interdisciplinaridade tem se tornado tema central no processo de formação e ressignificação das práticas dos professores, tendo em vista a real necessidade de superar o ensino vinculado ao conhecimento especializado, cujas bases epistemológicas estão assentadas em práticas pedagógicas disciplinares e consolidar uma maior abrangência e transitoriedade entre as ciências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a interdisciplinaridade como um princípio de ressignificação da prática pedagógica no ensino fundamental II. Para isso, vamos contextualizar a interdisciplinaridade histórica e epistemologicamente na Europa e no Brasil; identificar nas práticas metodológicas utilizadas pelos professores como a interdisciplinaridade se concretiza e, por fim, elaborar o Jogo Didático “Trilha da InterAção” como material estratégico, com subsídios teóricos e metodológicos para que os professores possam explorar temáticas e conteúdos de forma interdisciplinar no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica recorremos aos autores Fazenda (2008; 2012; 2013), Japiassu (1976; 1992), Lück (2001; 2003), Freire (1991; 2005), dentre outros, a fim de construir as reflexões e ampliar o conhecimento a respeito da perspectiva interdisciplinar como princípio de ressignificação de práticas. Além da pesquisa-ação, contamos com elementos da etnografia na perspectiva educacional de Gatti (2009) e com a técnica de análise de dados qualitativa, a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Tendo como instrumentos utilizados para a coleta de dados a aplicação de questionários, a observação de aulas e a análise documental do Projeto Político Pedagógico, sendo os sujeitos da pesquisa oito professores que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profa. Enedina Costa de Macêdo, em Guanambi/BA. A partir da análise dos dados pode-se constatar que a interdisciplinaridade ainda é pouco compreendida e está limitada na prática docente desta Instituição. Percebemos que há muitas dificuldades a serem superadas para efetivar a dinâmica interdisciplinar, incluindo a necessidade do planejamento coletivo, maior comprometimento e uma maior cooperação entre a coordenação, a gestão e os professores. Para finalizar, concluímos que o embasamento teórico nos fez compreender melhor a perspectiva interdisciplinar, enquanto a pesquisa de campo nos mostrou como ocorre a interdisciplinaridade no ensino fundamental II, possibilitando a criação do produto educacional “Trilha da InterAção”. Conhecer as opiniões e as limitações dos docentes acerca deste tema foi essencial para oportunizar aos educandos a construção de novos conhecimentos e a ressignificação da prática educativa a partir da interdisciplinaridade.
- ItemA literatura infantojuvenil afro-brasileira como prática antirracista em uma Escola Pública Do Município de Brumado - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-29) Brito, Zilaine Aguiar ; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Cazumbá, Renailda FerreiraEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). Esta dissertação teve como objetivo investigar como a literatura afro brasileira pode contribuir para uma prática antirracista na Educação Básica e perceber as formas de racismo que perpassam tanto nas instituições escolares como na sociedade. Neste sentido, foi primordial falarmos sobre a Lei 10.639 e seus impactos na Educação Básica. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal Maria Iranilde Lôbo no município de Brumado – BA, em que foi realizado questionário para compreender o porquê os alunos do 5º ano não tem a literatura afro-brasileira como principal instrumento de leitura, já que, a escola é, majoritariamente, composta por crianças negras. Foi necessário também analisarmos o Projeto Político Pedagógico da instituição a fim de compreender se o documento condiz com o que é proposto pela Lei 10.639. Essa pesquisa utilizou-se de teóricos de grande importância e representatividade para o povo negro como Franz Fanon, Neusa Santos, Djamila Ribeiro, Alessandra Devulsky, bell hooks, Grada kilomba, entre outros. Em resposta a essa investigação desenvolvemos uma sequência didática com literaturas afro-brasileiras com o propósito de proporcionar uma educação antirracista e a equidade racial dentro da sala de aula, intitulado Sequência didática: a Literatura Afro brasileira como prática antirracista na Educação Básica, buscando promover o respeito à diversidade, à cultura e às ancestralidades do povo negro.
- ItemEducação e tecnologia: uma proposta formativa para uso de dispositivos móveis em sala de aula pós-pandemia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-20) Paes, Leila Gracielle de Castro; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Silva, Paulo Roberto Boa SorteEste estudo tem o papel social de possibilitar uma mudança nos pensamentos negativos relacionados ao uso do celular na sala de aula. Durante o período pandêmico, quando as aulas passaram a ser ministradas de forma remota, o smartphone tornou-se o maior aliado da educação, sendo o principal recurso tecnológico responsável pela comunicação entre professores e alunos. Nesse contexto, esse equipamento passou a ser o novo ambiente de aprendizagem. Esta pesquisa visa analisar as contribuições de um curso de formação sobre tecnologias móveis ligadas à internet, para compreender de que forma o celular pode ser utilizado em sala de aula, no retorno às aulas presenciais. Este trabalho justifica-se pela necessidade de ajudar os docentes de uma Escola Municipal na cidade de Guanambi na Bahia a usarem os celulares em suas aulas, visto que muito se fala das mudanças que estão acontecendo e que continuarão nos próximos anos. Para a estrutura desta pesquisa, fizemos uma divisão em seis seções teóricas, além das seções referentes à introdução, ao produto e às considerações conclusivas. Na segunda seção temos a escrita do Estado da Arte sobre a cultura digital, na qual é feita uma análise de teses sobre a temática, tendo o percurso cronológico como objetivo. Na terceira seção abordamos questões relacionadas à formação de professores e ao uso de dispositivos móveis na educação. Já na quarta seção, fazemos uma discussão sobre o celular objeto de estudo desta pesquisa. Na quinta seção é realizada a descrição da metodologia a ser desenvolvida na pesquisa. Usaremos a pesquisa-ação, pois ela proporciona uma abordagem dinâmica e participativa, capacitando os pesquisadores a instigar mudanças práticas no ambiente estudado; também, serão apresentados os procedimentos e as etapas para coleta e análise de dados, visando alcançar os objetivos propostos. Para a sexta seção desta pesquisa conheceremos os professores colaboradores que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho ao responderem o questionário sobre o uso da tecnologia na sala de aula. Por fim, a sétima seção abordará as considerações finais sobre a temática e a proposta do produto que foi desenvolvido ao longo da pesquisa, destacando sua relevância e como ele poderá contribuir para o uso efetivo do celular em sala de aula. Esperamos que este estudo contribua para a reflexão sobre o potencial educativo dos smartphone, capacitando os professores para explorarem o uso do celular de forma, pedagogicamente, eficaz. A pesquisa busca promover uma mudança de perspectiva, demonstrando que o celular pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino-aprendizagem, quando utilizado de maneira adequada e com propósitos educacionais bem definidos.
- ItemLer para escrever: uma proposta de mediação interdisciplinar para um desempenho proficiente em leitura e escrita no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-18) Silva, Fernanda Gomes da; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha deA presente pesquisa propõe uma análise multifatorial dos índices de proficiência em leitura e escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir de dados divulgados das edições 2021 e 2023 do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com vistas à identificação dos principais desafios e perspectivas quanto à formação do aluno leitor/escritor nessa etapa da Educação Básica. Essa investigação possibilita não apenas a compreensão do cenário nacional, como também a proposição de uma mediação pedagógica interdisciplinar em nível local para reversão dos baixos índices observados no referido exame. Como campo empírico para essa empreitada, fora escolhida a Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira, situada em Caetité-Bahia, onde se registram localmente as ressonâncias dos padrões e tendências da avaliação externa conforme apontam os dados de proficiência obtidos pela instituição de ensino no referido certame. A metodologia adotada nesta pesquisa se sustenta em uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, aliada aos métodos de análise de conteúdo e de pesquisa-ação. A escolha dessas abordagens metodológicas se justifica pela utilização do formato multipaper, desenvolvido em três artigos que se interconectam e se complementam, atendendo à proposição de compreender, interpretar e intervir no processo de desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental II. O resultado esperado é o delineamento da realidade da escola campo a partir dos padrões e tendências verificados em escala nacional, ao tempo em que se busca intervir nessa realidade por meio de um diário de bordo interdisciplinar de sequências didáticas que estimulem o letramento e o desenvolvimento consciente da competência textual.
- ItemO português que não se vê: as implicações no ensino de ortografia para o aluno com deficiência visual(2022-04-11) Teixeira, Lucélia Lôbo; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Mello, Marilice Pereira Ruiz AmaralA pesquisa intitulada “O português que não se vê: as implicações no ensino de ortografia para o aluno com deficiência visual” insere-se nas discussões sobre as práticas de ensino no contexto educacional na rede básica de ensino, e está vinculada ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Linha de pesquisa II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas. O trabalho procurou contribuir no campo de conhecimento da Educação Inclusiva e das Práticas de Ensino na rede básica de ensino para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência visual. E assim, formulou-se a seguinte questão da pesquisa: como desenvolver estratégias educacionais diferenciadas no ensino de ortografia para alunos com deficiência visual no contexto das aulas de Língua Portuguesa? Então, o estudo baseou-se em fundamentos teóricos no contexto da Educação Inclusiva sustentada em documentos legais e em autores que fundamentam o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. Para tanto, a pesquisa tem como alicerce as concepções do trabalho colaborativo envoltos nos princípios da interdisciplinaridade como possibilidade de transformação das práticas pedagógicas no ensino de ortografia para aluno com deficiência visual. Este estudo teve como objetivo geral propor uma prática inclusiva do ensino de ortografia para alunos com deficiência visual por meio do “Protocolo de Planejamento e Orientações Didáticas para o ensino de ortografia para alunos com deficiência visual” que possibilite reduzir as ocorrências de erros ortográficos evidenciadas em suas escritas. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se fomentou no estudo de caso, tendo como participantes três alunos que são assistidos pelo Centro Estadual de Educação Especial de Caetité – BA, três professores do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio que fazem parte da rede pública de ensino de Caetité. Os dados foram produzidos com base em questionários para os alunos e professores e de uma breve amostragem das dificuldades ortográficas nas produções dos alunos (pertencem ao banco de dados da pesquisadora) para compor a reflexão sobre a ortografia e sobre o trabalho entre o professor do ensino comum com o professor do atendimento educacional especializado. Como resultado da pesquisa, destacam-se, além da importância do cuidado pedagógico nas relações do ensino e aprendizagem da ortografia para o aluno com deficiência visual, a cultura da colaboração e a necessidade da formação de professores, tanto inicial quanto contínua, numa perspectiva profissional e inclusiva.
- ItemPráticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma formação continuada(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Fernandes, Diene Aparecida de Lima; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Nunes, Cláudio Pinto; Rocha, Gabriela SilveiraA presente dissertação trata de um estudo acerca da formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo desenvolver uma discussão a respeito das práticas pedagógicas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e propor a ampliação dos conhecimentos pedagógicos em prol de uma educação humanizadora e significativa através do curso de formação continuada. O curso será realizado com professores que comungam com a importância de se capacitarem, a fim de obterem conhecimentos que possam levá-los a enfrentar os desafios e as adversidades sociais pertinentes a sua profissão. Partindo desse plano de fundo para as discussões ao longo do trabalho e dos motivos que levaram a justificar a necessidade do aprimoramento dos professores, afinal os conhecimentos profissionais advindos de cursos de formação inicial a cada dia têm-se revelado, em via de regras, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente cotidiana, como, por exemplo, a pandemia do Covid-19 que estamos vivenciando. Neste período surgiu a necessidade de professores se capacitarem para atuar no novo cenário educacional que lhe foi imposto. Em seguida, há uma sequência de capítulos que rebuscam o percurso da formação docente, sendo tratada a formação inicial e a importância do treinamento contínuo no desenvolvimento profissional, e a contextualização da BNCC com a formação docente. Em termos de metodologia, optamos por fortalecer o estudo utilizando dados qualitativos, uma revisão de literatura sobre o tema analisado por meio da abordagem interpretativista e com a aplicação de questionário com uma amostra de professores que contribuíram com pesquisa. Percebemos, então, que se faz necessária uma atualização contínua em prol de uma formação de cidadãos habilitados para exercer ativamente suas atividades na sociedade e, com base nisso, subtraímos dessa pesquisa um produto educacional que visa à realização de um curso de formação continuada voltada para as necessidades elencadas pelos seus participantes.
- ItemProtocolo de planejamento e orientações didáticas: ensino de ortografia para alunos com deficiência visual(2022-04-11) Teixeira, Lucélia Lôbo; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosEste protocolo tem como objetivo subsidiar o trabalho de professores que atuam na Educação Básica e possuem alunos com deficiência visual, alfabetizados e usuários do Sistema Braille. Para tanto, sugere-se uma prática inclusiva para o ensino de ortografia por meio de planejamento e de orientações didáticas, que possibilitem reduzir as ocorrências de erros ortográficos evidenciadas em suas escritas. Deve ser utilizado em planejamento, como autoformação, mas pode-se também em capacitações para formação continuada docente. Apresentam-se neste protocolo, alguns elementos que asseguram a estes alunos o acesso a um ensino equitativo e acessível como: informações gerais a respeito da deficiência visual, a importância do trabalho colaborativo com o professor de atendimento educacional especializado, sugestões para o planejamento de ensino com orientações didáticas, adequações para o ensino remoto, um adendo sobre as séries iniciais e uma breve abordagem sobre audiodescrição que garantem a participação desses alunos nas aulas de ortografia. Modelos de ficha para sondagem, ficha para a avaliação do planejamento, ficha para o perfil do estudante e também estão inclusos modelos de atividades adaptadas, exemplos de audiodescrição e leituras complementares. Ao longo dos 5 blocos, que subdividem o Protocolo, o professor poderá acessar o material pelo QR CODE (Quick Response Code) que se apresenta em forma de uma etiqueta ilustrada com um código digital.
- ItemSmartphones como tecnologia educacional no ensino de inglês(UNEB, 2024-03-04) Cruz, Leandro da Silva; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso; Boa Sorte , Paulo RobertoO objetivo geral da pesquisa é compreender que o smartphone pode ser um recurso capaz de tornar o aprendizado de Língua Inglesa mais eficiente e atrativo. São objetivos específicos: a) Contextualizar os smartphones como recurso para o letramento digital no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; b) Investigar a prática cotidiana de professores de Inglês aliada ao uso do smartphone. O presente estudo recorre ao método da pesquisa-ação, que investiga o uso pedagógico dos smartphones no ensino de Inglês como segunda língua (ESL) em uma escola pública Estadual da Bahia (Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão - CEEP). Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Inglês e alunos do CEEP, a fim de compreender suas percepções sobre o uso dos seus smartphones na sala de aula. Os resultados apontam que os docentes e aprendizes veem de forma positiva o uso pedagógico dos smartphones, pois eles aumentam a motivação dos alunos e facilitam o acesso a conteúdo interativo. No entanto, observa-se que os smartphones são mais usados para consultas à Internet e jogos do que para projetos que envolvam aprendizado suportados pelo letramento digital. Como conclusão, pode-se afirmar que os smartphones podem ser efetivamente utilizados como um instrumento pedagógico no processo de ensino de inglês. As descobertas sugerem que a incorporação desses dispositivos promove uma melhor interação entre educadores, alunos e conteúdo, permite maior adaptabilidade na jornada de aprendizado e oferece oportunidades para desenvolver o letramento digital, além de personalizar o ensino de acordo com as necessidades e interesses de cada aluno por meio de aplicativos e recursos educacionais digitais.
- ItemUso de tecnologias educacionais associadas à metodologia de resolução de problemas no ensino básico em escolas públicas(2022-08-29) Campos, Pablo Kristian Trindade; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Sant’ana, Claudinei de CamargoEste trabalho de pesquisa constitui-se de um estudo de caso da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e da metodologia Problem Based Learning – PBL, destacando seus conceitos, aplicações e as técnicas de aprendizagem. O método PBL e as TIC podem contribuir no processo ensinoaprendizagem na educação básica para um ensino democrático e transformador nas escolas da rede pública? Assim, esta pesquisa se propõe discutir a utilização de novas tecnologias e Metodologias Ativas como uma forma viável para a melhoria do rendimento escolar na educação básica. Deste modo, pretende-se elencar os possíveis entraves educacionais presentes no ensino remoto, bem como, realizar uma análise da aplicação de Metodologias Ativas e TIC no ensino. Para tanto, foi analisada a utilização das TIC e do método PBL nas escolas e colégios municipais de Palmas de Monte Alto-BA, compreendendo todo o ciclo da educação básica (educação infantil e ensino fundamental) por meio da aplicação de questionários aos estudantes e professores. Como Produto Educacional, foi desenvolvido um Guia Formativo e um Curso para a formação de professores para o uso das Tecnologias Educacionais, alinhado às demandas da atualidade na educação básica. Com isso, observou-se que os professores-participantes do curso de formação obtiveram maior desenvolvimento na compreensão para transmitir suas aulas de forma mais eficiente para os estudantes, almejando uma educação mais dialógica e emancipadora, sobretudo, no ensino remoto e híbrido. Desta forma, notou-se não apenas a influência das teorias socioconstrutivistas na implementação dessas metodologias, mas também as possibilidades de melhorá-las no contexto educacional. Nesse sentido, os dados, coletados com alunos e professores do município de Palmas de Monte Alto, cristalizaram a existência de desigualdades tecnológicas. Ao passo que muitos têm acesso a computadores, smartphones e internet de qualidade, outros tantos não possuem acesso a esses recursos. Portanto, os desafios são variados devido à mudança cultural no ensino, mas também existem inúmeras premissas favoráveis ao uso de TIC e Metodologias Ativas na educação, à medida que os estudantes aprendem a pensar, buscar alternativas e criar estratégias de sucesso.