Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais

O Grupo Comunidades Virtuais UNEB foi criado pela profª Lynn Alves em 2002, vinculado inicialmente ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Em 2015, considerando sua notável contribuição na área da cultura digital, especialmente dos games, foi criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais com o objetivo de pesquisar mas também fomentar tecnologias e práticas inovadoras que contribuam nos diversos cenários de aprendizagem. Em 2018, o Comunidades Virtuais UNEB passou a estar vinculado ao Departamento de Ciências da Vida e vem desenvolvendo ações relacionadas à implantação do laboratório de inovação em saúde e educação (InSaúdeEdu+) que destina-se a potencializar experiências de inovação tecnológica e social no âmbito da saúde e educação, contemplando as áreas de ensino, extensão e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação na UNEB.

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Submissões Recentes

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    Jogo da Memória - Enfermagem Negra
    (2025-11-01) Ferreira, Suiane Costa
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    Jogo de tabuleiro Mo Júbà
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-02) FERREIRA, Suiane Costa; Jersus, Luane Caitano de; Pinto, Alisson Jones Cazumbá Cerqueira; Silva, Clara Gonçalves de Souza; Leal, Taynara da Silva
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    Jogo de tabuleiro Odara
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-02) Ferreira, Suiane Costa; Silva, Átila Rafael dos Santos; Oliveira, Juliana Carneiro de; Suzart, Larissa Carlos; Oliveira, Larissa Santos
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    ImunizaGame
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-02) Ferreira, Suiane Costa; Medeiros , Amanda Lessa; Pereira, Andre Luiz Bispo; Figueiredo, Camila Fonseca; Goes, Cintia Rodrigues; Jesus, Daiane Dias; Souza, Suelen Guedes; Santos, Vitoria Valeria
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    Jogos africanos e da diáspora: possibilidades na educação
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-06) Barbosa, Ana Gabriela Nascimento ; Costa, Suiane Ferreira
    E-book interativo foi desenvolvido com o objetivo de mapear jogos de matriz africana e afrodiaspórica que possam atuar como tecnologias educacionais mediando conteúdo étnico-racial nos processos educativos em distintos espaços de aprendizagem, com vistas a fomentar a descolonização epistemológica e didática e potencializar a formação de uma identidade cultural negra positiva. Este material foi desenvolvido no âmbito do Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), edital n° 064/2020