A dança na escola numa perspectiva pedagógica: uma revisão sistemática

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Data
2014
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Resumo

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades de ensino do conteúdo dança dentro das aulas de Educação Física e teve como objetivo analisar por meio de revisão sistemática da literatura as implicações da dança nas aulas de Educação Física Escolar. Foram feitas buscas sistemáticas nas seguintes bases de dados: Scielo, Periódicos CAPES, Lilacs e Google acadêmico, além de periódicos específicos da Educação Física por meio dos descritores: Educação Física escolar, dança. A busca permitiu encontrar 6 artigos que foram analisados na íntegra, ficando claro que existe a possibilidade de aproveitamento desse conteúdo dentro das aulas de Educação Física e que o mesmo pode acrescentar algumas vantagens ao processo educacional. O estudo foi feito a partir de artigos que utilizaram basicamente questionários, entrevistas e observações, tendo como público alvo professores de Educação Física e alunos. Descobriu-se que grande parte dos estudos sobre dança na escola foi desenvolvida nas regiões sul e sudeste, o que nos faz questionar a respeito da importância que esse conteúdo possa ter nas outras regiões do país.De forma geral, observou-se uma limitação nas pesquisas de campo que abordem o conteúdo dança nas aulas de Educação Física escolar, contudo o presente estudo abre possibilidades para que publicações sobre a temática possam ser melhor debatidas, problematizadas e melhor sistematizadas no sentido de possibilitar o retorno pedagógico ao campo escolar, no qual a Educação Física se apropria.


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MASCARENHAS, Rosângela Silva. A dança na escola numa perspectiva pedagógica: uma revisão sistemática. Orientador: Esp. Elmo Maturino. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2014.
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