Licenciatura em Geografia - DEDC11

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Justiça espacial e habitação de interesse social no território de identidade do sisal – Bahia – Brasil
    (Maria da Paz de Jesus Rodrigues, 2021-07-10) Rodrigues, Maria da Paz de Jesus
    O propósito central desse artigo é suscitar indagações sobre a implantação de conjuntos habitacionais de interesse social nas cidades pequenas do Território de Identidade do Sisal – Bahia – Brasil. Buscou-se ainda averiguar se essas ações políticas são norteadas por princípios que visem assegurar uma maior justiça social e espacial ao viabilizar o acesso à moradia e a inclusão em áreas com infraestrutura e serviços coletivos básicos, ou se estão atreladas à reprodução das desigualdades sociais e exclusão. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização deste artigo contemplaram pesquisas bibliográficas e documentais como etapas essenciais, além de observações diretas nos conjuntos habitacionais das cidades investigadas. Os resultados indicam que, se por um lado a implantação do programa público de habitação social facilita a aquisição da casa própria, por outro submete seus moradores a processos de segregação socioespacial.
  • Item
    Estereótipos acerca da identidade nordestina: experiências e relatos de migrantes de Biritinga/BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Pereira, Reiziane de Jesus ; Léda, Renato Leone Miranda; Gordiano, Maria Aparecida de Oliveira; Rodrigues , Maria da Paz de Jesus
    O presente estudo tem o foco principal de compreender o processo da construção de estereótipos sobre o Nordeste brasileiro, destacando a problemática da discriminação de nordestinos que migraram para as regiões Sul e Sudeste do país e foram alvos de preconceitos ligados à sua identidade. Inicialmente, a fim de buscarmos subsídios para a interpretação da questão geral que envolve a formação de estereótipos sobre o Nordeste brasileiro, foi realizada uma revisão bibliográfica focada na investigação das questões que afetam a região. Para a coleta de dados, foi feito um levantamento de informações básicas relativas as experiências e relatos de migrantes com origem no município de Biritinga-BA e de alguns municípios vizinhos. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas. Diante das análises, notamos que que a manifestação desses estereótipos contra migrantes nordestinos gerou diversas consequências na vida desses indivíduos, incluindo questões como racismo, exclusão social, submissão trabalhista, baixa autoestima e desvalorização, tornando-se fatores cruciais para a marginalização dos nordestinos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para a elaboração de novas estratégias para combater preconceitos, discriminação e exclusão social contra os nordestinos, além de contribuir para a desconstrução dos estereótipos negativos ligados ao Nordeste, que têm sido historicamente propagados em relação à região.
  • Item
    Olhar -se, refletir, reinventar-se: Memórias e aprendizagens de uma professora de geografia em formação inicial
    (2022-08-25) Carvalho, Denise Santos
    O presente trabalho é fruto das discussões iniciadas na disciplina Prática de Ensino, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha. Trata-se de um texto decorrente de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método autobiográfico, no viés de narrativa de formação, cuja pergunta mobilizadora foi: -Como foi a trajetória de formação inicial de uma estudante do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da UNEB de Serrinha? A partir deste questionamento inicial, duas outras questões alimentaram esta escrita: - Qual a importância e funcionalidade do memorial de formação no curso de Licenciatura em Geografia do DEDC/UNEB/Campus XI? - Quais memórias de aprendizagens mais significativas emergiram da formação docente? O objetivo geral que direcionou esta escrita foi evidenciar a importância das narrativas de formação e do método autobiográfico na formação de professores de Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI/Serrinha). Já os objetivos específicos são: - discutir sobre a funcionalidade da construção de memoriais de formação na perspectiva da formação inicial docente; - apresentar as memórias de aprendizagens mais significativas que emergiram da formação inicial docente durante a trajetória formativa no DEDC/UNEB/Campus XI/Serrinha. Este artigo descreve e analisa o vivido, sobretudo durante a formação inicial docente, vivenciada no curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação (DEDC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha, cujas fontes são as próprias memórias da autora deste artigo. Conclui-se que a escrita de narrativas durante o processo de formação inicial docente potencializa a formação, ao permitir o sujeito narrador/escritor rememorar o que viveu e aprendeu, tecer análises, refletir sobre o vivido, experienciado e compreender a sua formação docente para articular as aprendizagens adquiridas com o saber fazer docente.