Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT18
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 14
- ItemA ressignificação do amor na obra de Luna Vitrolira Aquenda: o amor às vezes é isso(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Oliveira, Denise Rosa de; Nascimento, Hérvickton Israel de Oliveira; Barreto, Andréia Cristina Freitas; Fonseca, Silvana Carvalho daO objetivo dessa pesquisa é compreender de qual forma o amor é representado na obra de Luna Vitrolira (2018), observando como ela descontrói a idealização do amor romântico ocidental. Para além disso, foram abordadas questões voltadas para a relação histórica da mulher perante a sociedade e que são retratadas na obra, tais como violência, abusos e feminicídio, refletindo sobre a dominação masculina, a reprodução de valores dominantes e historicamente voltados a uma sociedade patriarcal, na qual prevalece a violência simbólica de gênero. Desse modo, essa compreensão acontece por meio da análise de nove poemas dispostos na obra com o intuito de reconhecer de qual forma ocorre essa desconstrução afim de entender como esta corrobora para o processo de cura, liberdade e auto pertencimento feminino.
- ItemRaça, racismo estrutural e representações étnico-sociais no filme M8, quando a morte socorre a vida(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Leal, Ana Paula Santos; Barreto, Andreia Freitas Cristina; Universidade do Estado da Bahia; Juciene Silva de Souza NascimentoPretende-se neste artigo, analisar a narrativa do filme M8- Quando a morte socorre a vida. Discute-se nessa obra, temas como racismo, relações de poder, representatividade, ancestralidade, religiosidade e tem como questão principal a (não)importância que é dada as vidas pretas no Brasil. Lançamos, portanto, um olhar mais aprofundado sobre o racismo estrutural que rotineiramente subsiste, a partir de cenas que ilustram como ele se desenrola no cotidiano. Trata-se de um olhar baseado em uma realidade sociohistórica, pois considera-se que a construção do racismo estrutural procedente de em um contexto colonizador do qual foi gerado o Brasil. Produz e reforça, portanto, uma cultura sobre o tema.
- ItemSeria a pós-verdade a nova fábula? O esvaziamento da verdade como elemento ficcional.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Sidimar Costa dos; Soares, Leandro; Nascimento, Hérvickton Israel de Oliveira; Dias, Marcelo NascimentoEste estudo tem por objetivo, estudar as relações entre literatura e pós verdade. A pesquisa parte da hipótese de que a pós-verdade, se vale de conceitos literários como ficcionalização, verossimilhança e mimetização para se manifestar. Com base nesta elaboração, realizei uma revisão bibliográfica das definições literária, na qual encontrei o aporte teórico em, Compangnon (1999), Auerbach (1971), Eco (2009, 2005), Iser (1997), Fish (1992), Culler (1999) e Santos (2001). Quanto aos conceitos de pós-verdade e aspectos correlatos, como efeitos da mentira e relação de política e verdade, trouxe as ideias de Santaella (2019), D’ancona (2018), Keyes (2018), Costa (2019), Ceccarelli (2014), Cainato (2012) e Meneses (2021). Por fim, estendi a revisão bibliográfica à produção acadêmica que, de alguma forma, aproximasse literatura e pós-verdade, por meio das pesquisas de El Jaick (2020), Martins (2018) e Munró Filho (2021).
- ItemParadoxo de narrativas em memes: um estudo discursivo de linguagem e intencionalidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Cerqueira, Rose Angela Viana Cipriano; Sobral, Lícia da Silva; Moreira, Irlena; Nascimento, MarceloA partir do advento da internet e das transformações nas formas de comunicação, surgiram novos gêneros discursivos nas redes sociais, destacando-se na comunicação contemporânea o gênero “meme”. A produção do gênero textual discursivo meme torna-se relevante diante do processo eleitoral em 2022, contexto polarizado em que os discursos refletem as diferentes posições ideológicas dos sujeitos. O gênero memético se apresentará, inserido nesse processo, enquanto ferramenta discursiva interacional de caráter político e de viés religioso, trazendo recursos linguísticos que possibilitam ao eleitorado confrontar as narrativas propagadas e seus valores subjacentes. Opera no gênero memético, importante mecanismo de convencimento, a figura de retórica paradoxo, que se constrói entre diferentes semioses, o verbal e o imagético. Neste contexto, o paradoxo torna-se ferramenta reveladora do discurso, construindo e desconstruindo o texto argumentativo, constituindo-se instrumento persuasivo que visa provocar a aceitação ou a rejeição do discurso ideológico pelo eleitor. Compreender as narrativas discursivas nos processos social e histórico, presentes em diferentes esferas humanas, torna-se preponderante para a pesquisa qualitativa bibliográfica. A análise discursiva de enunciado memético se ampara na simbiose entre a suas representações textuais, sob este prisma nos baseamos em Bakhtin (2003), estudo dos gêneros discursivos e Teoria da Enunciação, Bentes (2001), a linguística textual, Marcuschi (2002) gêneros textuais, Fiorin (1998,2014), figuras de linguagem e ideologia, Recuero (2009), os novos gêneros nas comunicações mediadas pelo computador e, por fim, Orlandi (2005, 2010), com a análise discursiva. Objetivando as relações antagônicas entre o discurso cristão e o discurso político através da figura de retórica paradoxo.
- ItemO ensino de língua portuguesa em turmas multisseriadas do campo: lutar, resistir e superar(Universidade do Estado da Bahia, 2023 - 12-11) Porto, Emile de Oliveira; Barreto, Andréia Cristina Freitas; Pereira, Diego Ramon Souza; Santos, Verbênia AlmeidaEsse artigo tem como objetivo identificar as estratégias didáticas que são utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, por professores que atuam em turmas multisseriadas nas escolas do campo. Para isso, optamos por analisar os planos de aulas da disciplina de Língua Portuguesa da Escola Municipal Eric Heagler, atualmente localizada na Fazenda Senhor do Bonfim, estrada vicinal, no município de Itapebi, Bahia. Assim, o estudo sobre o tema será feito por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise de conteúdos, sob a teoria desenvolvida por Bardin (2011). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se, a partir das discussões dos autores que defendem o movimento “Por uma Educação do Campo”, como: Caldart (2002), Arroyo (2004), Hage (2011), Arroyo e Caldart (2011), Caldart (2012), entre outros. Por fim, os resultados desta pesquisa apontaram que, é necessária formação continuada, material didático adequado, boa infraestrutura, elementos essenciais para potencializar uma prática docente que, garanta essas necessidades e atenda as especificidades do sujeito do campo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »