Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT18
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- ItemTorto arado visto e sentido pela voz da encantada Santa Rita pescadeira: memória e resistência no Jarê(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Teixeira, Whine Moenda Locatelli; Silva, Cibele Verrangia Correa daEste estudo propõe-se a analisar a obra Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Junior, observando como a religiosidade de matriz africana, representada pelo Jarê, é usada para resgatar a memória e a resistência identitária das comunidades quilombolas. A obra destaca a narradora Santa Rita Pescadeira, que desempenha um papel significativo como voz mediadora entre o passado e o presente, resgatando histórias de resistência e conexão espiritual com a ancestralidade. A partir da narrativa do Jarê, a personagem apresenta a manifestação religiosa que inclui atividades mediúnicas e de cura, mostrando que não é apenas um elemento folclórico, mas uma atividade de resistência cultural, permitindo às comunidades quilombolas preservar suas tradições e valores diante das adversidades e tempo. Adotou-se uma abordagem exploratória e interdisciplinar para a análise do romance, com a realização de uma revisão bibliográfica abrangente de textos acadêmicos sobre literatura negra, religiosidade de matriz africana e resistência cultural, o que possibilitou uma compreensão mais profunda das complexidades da narrativa. A metodologia interdisciplinar integra perspectivas de áreas como literatura, antropologia e história, proporcionando uma análise detalhada das intersecções entre práticas religiosas, identidade negra e resistência cultural no Brasil. O foco da pesquisa recai sobre a personagem narradora Santa Rita Pescadeira, analisando como sua narrativa no Jarê funciona como uma forma de enfrentamento às opressões e como a religião de matriz africana é utilizada como meio de afirmação identitária. Este estudo é relevante por contribuir para o reconhecimento do papel da religiosidade de matriz africana enquanto prática de resistência na literatura negra contemporânea, ampliando as discussões sobre representatividade e os diálogos culturais presentes na obra de Itamar Vieira Junior.
- ItemMartírio, hierarquia e poder no livro de Jó: análise sobre os aspectos simbólicos e discursivos como um processo identitário(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-11) Santos, Barbara Rosas; Sobral, Licia da Silva; Sousa, Irlena Moreira Lopes deO seguinte trabalho propõe o exame sócio-histórico do protestantismo desde sua origem oriental, teoricamente fundamentado nas obras de Wellington da Cunha Waldhelm e Max Weber; Uma análise etnográfica da cultura escrita judaica enquanto literatura, embasado em Amós Oz e Fania Salzberger. A metodologia adotada se insere na pesquisa qualitativa e documental específica das Ciências Sociais. Sob a perspectiva metodológica, analisamos o texto bíblico a partir da significação dos termos: Martírio, Hierarquia e Poder, presentes na narrativa discursiva no Livro de Jó, objetivando a instrumentalização como prática ideológica, simbólica das relações de poder. Para isso, como base teórica, utilizamos para a semântica, Stephen Ullmann, René Alleau e Maria Aparecida Baccega, para a linguagem e identificação do discurso, Michel Foucault, Norman Fairclough e Mikhail Bakhtin. A partir do estudo da teoria social do discurso, do simbolismo e as relações semânticas entre significado e significante, analisamos os contextos e estratégias discursivas do poder, para assim possibilitar a investigação sobre como essa ideologia é repassada por meio das instituições religiosas mantenedoras das classes sociais hegemônicas
- ItemProdução textual na educação de jovens e adultos: o gênero crônica e suas potencialidades para o ensino de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-15) Schkrab, Thamisa Azevedo; Barreto, Andréia Cristina Freitas; Barbosa, Letícia dos Santos; Santos, Verbênia AlmeidaA Educação de Jovens e Adultos – EJA, é uma modalidade de ensino que perpassa a todos os níveis da Educação Básica, pois visa restaurar o direito ao acesso à Educação de milhares de jovens e adultos, que por algum motivo não puderam dar continuidade na formação no período adequado. Diante disso, este estudo aborda o uso da crônica como ferramenta pedagógica relevante, e as produções textuais, construídas a partir da mesma, no contexto da EJA. Sendo assim, optamos por utilizar o método de pesquisa qualitativa. Para a análise das produções textuais dos alunos, utilizou-se a Análise de Conteúdo por considerar ser a mais adequada para a interpretação dos dados produzidos. Como resultado, pode-se observar as potencialidades do gênero crônica como ferramenta de aprendizagem uma vez que, promove uma leitura reflexiva que ultrapassa os muros da escola. Desse modo, durante as avaliações, os alunos conseguiram corresponder aos objetivos do projeto, e foi possível perceber uma melhora diante das dificuldades encontradas no período de observação, destacando a importância de considerar o público da Educação de Jovens e Adultos além das políticas públicas, especialmente no componente de Língua Portuguesa, proporcionando momentos de acolhimento durante as rodas de conversa e leitura, nos momentos de correções, visando uma perspectiva positiva, considerando os estilos apreciados para sugerir textos que facilitem a apreciação pela leitura, incluindo novos e reflexivos e que facilite nos momentos de escrita e estudo da língua. Nessa perspectiva, busca-se pensar não só na melhora do desempenho acadêmico, mas também na qualidade de vida social e profissional.
- ItemA ressignificação do amor na obra de Luna Vitrolira Aquenda: o amor às vezes é isso(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Oliveira, Denise Rosa de; Nascimento, Hérvickton Israel de Oliveira; Barreto, Andréia Cristina Freitas; Fonseca, Silvana Carvalho daO objetivo dessa pesquisa é compreender de qual forma o amor é representado na obra de Luna Vitrolira (2018), observando como ela descontrói a idealização do amor romântico ocidental. Para além disso, foram abordadas questões voltadas para a relação histórica da mulher perante a sociedade e que são retratadas na obra, tais como violência, abusos e feminicídio, refletindo sobre a dominação masculina, a reprodução de valores dominantes e historicamente voltados a uma sociedade patriarcal, na qual prevalece a violência simbólica de gênero. Desse modo, essa compreensão acontece por meio da análise de nove poemas dispostos na obra com o intuito de reconhecer de qual forma ocorre essa desconstrução afim de entender como esta corrobora para o processo de cura, liberdade e auto pertencimento feminino.
- ItemRaça, racismo estrutural e representações étnico-sociais no filme M8, quando a morte socorre a vida(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Leal, Ana Paula Santos; Barreto, Andreia Freitas Cristina; Universidade do Estado da Bahia; Juciene Silva de Souza NascimentoPretende-se neste artigo, analisar a narrativa do filme M8- Quando a morte socorre a vida. Discute-se nessa obra, temas como racismo, relações de poder, representatividade, ancestralidade, religiosidade e tem como questão principal a (não)importância que é dada as vidas pretas no Brasil. Lançamos, portanto, um olhar mais aprofundado sobre o racismo estrutural que rotineiramente subsiste, a partir de cenas que ilustram como ele se desenrola no cotidiano. Trata-se de um olhar baseado em uma realidade sociohistórica, pois considera-se que a construção do racismo estrutural procedente de em um contexto colonizador do qual foi gerado o Brasil. Produz e reforça, portanto, uma cultura sobre o tema.