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- ItemEmpatia na Educação infantil: O que dizem as professoras?(2023-12-14) Melo, Daniella Brandão; Souza, Clara Maria Miranda deEste artigo tem como objetivo discutir a importância da empatia na educação infantil, a partir da visão de educadoras. A empatia é um aspecto fundamental no desenvolvimento socioemocional das crianças, pois permite que elas compreendam e se interessem pelos sentimentos dos outros. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, abordando conceitos, teorias e pesquisas que comprovam os benefícios da empatia na educação infantil. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma investigação, aplicada a um grupo de cinco educadoras da educação infantil, de uma escola, a fim de compreender a visão e a prática dessas profissionais em relação à empatia. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria das educadoras consideram a empatia como um aspecto importante na educação infantil. No entanto, a análise das respostas também mostrou que nem sempre a empatia é uma prática efetiva nas salas de aula. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de formação adequada dos profissionais ou a falta de recursos e materiais que promovam a empatia. A partir dos resultados obtidos, o artigo também discute algumas estratégias que podem ser adotadas para incentivar a empatia na educação infantil. Uma delas é a promoção de atividades que estimulem a compreensão e a identificação de emoções, como dramatizações e leitura de histórias. Além disso, é fundamental que os educadores trabalhem na construção de um ambiente acolhedor e de respeito mútuo, em que as crianças se sintam confortáveis para expressar suas emoções e se colocarem no lugar do outro. Em suma, este artigo mostra a relevância da empatia na educação infantil sendo essencial que educadores e gestores compreendam a importância desse aspecto no desenvolvimento das crianças e promovam práticas que estimulem a empatia no ambiente escolar. Através de uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica de cunho descritivo foi definido o objeto de estudo, no caso a empatia em sala de aula na Educação Infantil, com estudo histórico que expõe o que é a empatia e como ela pode interferir nas relações interpessoais e na aprendizagem em sala de aula. Identificando os estudos sobre o assunto, relacionando pesquisas, além de livros, artigos e publicações que abordam o tema. Sintetizando até se chegar ao consenso de como a empatia está presente na sala de aula e como interfere no processo de desenvolvimento da criança.
- ItemMatemática divertida: os jogos como facilitadores no ensino da matemática na educação infantil(2022-12-19) Silva, Cláudia Pereira da; Souza, Janete Pereira de; Souza, Simone Araújo de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Francisco de Assis; Almeida, Antoneide SantosEste artigo traz o relato de experiência, onde se trabalha com a metodologia Pedagogia de Projetos com o tema Matemática Divertida: Os jogos como facilitadores no ensino da Matemática na Educação Infantil, aplicado no CMEI José Almeida da Silva na cidade de Petrolina - PE, onde as autoras, durante o curso de Pedagogia verificaram as dificuldades que muitos professores enfrentam ao trabalharem com a disciplina de Matemática, pois, existe um estereótipo de que a matemática é uma disciplina difícil e assim muitos alunos/as criam uma barreira em aprender, principalmente na Educação Infantil. O projeto tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica utilizando os jogos matemáticos, onde esses foram confeccionados, reutilizando materiais recicláveis de baixo custo, e ao aplicá-lo trazer o lúdico para a sala de aula, pois, muitos professores não trabalham a ludicidade, sendo que essa prática pedagógica quando utilizada com o objetivo de trazer aprendizagem e diversão para o discente, amplia o conhecimento e as habilidades da criança. A Educomunicação faz parte da elaboração do projeto, pois, esse recurso faz uma ligação entre a educação e a comunicação, para isso foi criado um canal no YouTube e a construção de um E-book, cuja finalidade foi divulgar os vídeos e como confeccionar os jogos matemáticos. A construção teórica se baseou nos teóricos Vygotsky e Jonh Dewey, e a estrutura metodológica fundamentou-se na pesquisa qualitativa e na Pedagogia de Projetos.