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- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA documentação do Ginásio D. Justino Russolino em arquivo escolar digital: um guia documental para a pesquisa em educação(2023) Pereira, Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira daCada vez mais novos estudos no campo da História da Educação apontam para a importância da documentação histórica escolar como fonte de pesquisa. Isso fortalece o próprio campo como fomentador de conhecimentos sobre a história da educação brasileira, em âmbito local, regional e nacional. Neste sentido, tal Guia constitui uma exposição de documentos em papeis (atas, regimento interno, relatórios, ofícios, etc.) que restaram do Colégio Dom Justino Russolillo, escola de ensino privado que ofertou o Curso Ginasial de 1º Grau e o Curso Normal de 2º Grau, no período de 1960 a 1980, em Palmas de Monte Alto. Dessa forma, trata-se de um arquivo histórico que, somado a outros acervos escolares da região do Semiárido Baiano, contribui para a formação de um banco de dados mais amplo que permite a produção do conhecimento histórico da educação local e regional. Assim, apresentamos por meio deste Guia o acervo organizado em arquivo escolar digital. Acervo este, disponível no Laboratório de Ensino em Didática da História (LAPEDHI) do Departamento de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI. O presente Guia está disponível tanto nesse Laboratório como no site do Programa de Pós Graduação em Ensino Linguagem e Sociedade (PPGELS). O acesso a este material permite um mapeamento prévio da documentação existente.
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa , Elisabete da SilvaA origem do Produto Educacional foi o trabalho de dissertação intitulado “A Literatura Infantil Afro-brasileira na Educação Infantil: Proposta de uma Sequência Didática” desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com a finalidade de colaborar com as práticas de ensino dos professores da educação infantil por meio de sugestões de sequencias didáticas envolvendo a literatura e o ensino lúdico voltados para a valorização da identidade cultural afro-brasileira.
- ItemA Trilha da InterAção na Prática Interdisciplinar(2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosA Trilha da InterAção foi materializada como um jogo didático para alunos do Ensino Fundamental II e tem como objetivo subsidiar professores e coordenadores na práxis pedagógica e contribuir com o processo de ensino aprendizagem de forma interdisciplinar. Assim, a “Trilha da InterAção” é o produto educacional resultado do projeto de pesquisa intitulado “A INTERDISCIPLINARIDADE E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II” realizado no curso de Mestrado em Ensino Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia – Campus VI. Este produto apresenta elementos lúdicos e proporciona interação entre os alunos, contribuindo para o estabelecimento de vínculos, laços de amizade, companheirismo e respeito mútuo. Além disso, possui desafios para os alunos aprenderem de modo interativo, multifocal e em grupo com possibilidade de trabalhar com diferentes disciplinas, conteúdos e saberes educacionais. Como trata-se de um jogo no formato de tabuleiro, sua execução promove a interação dos componentes, algo que pode ser utilizado pelo professor na sala de aula, a partir de atividades que estimulem a reflexão crítica com diferentes temas. Na primeira seção “Caminhos para uma prática interdisciplinar”, abordamos um pouco sobre o que é a interdisciplinaridade, os princípios que a autora Ivani Fazenda defende, as multifaces, além de ressaltar interdisciplinaridade na educação básica e porquê utilizar essa abordagem. Em seguida, destacamos acerca da importância da “Ressignificação da prática pedagógica”, trazendo o lúdico e o jogo didático como estratégias interdisciplinares e algumas razões para os educadores utilizarem jogos na prática. Para finalizar, trazemos o Jogo didático “Trilha da InterAção” como proposta pedagógica, seu processo de elaboração, orientações para sua aplicação e uma sugestão de atividade interdisciplinar com o tema transversal Bullying, com o Inglês como disciplina base associada a outras disciplinas interativas para elaboração das perguntas do jogo.
- ItemA voz da vítima : um guia educacional para ouvir, falar e acolher mulheres vitimas de violência sexual.(2022-12-09) Sousa , Sheyla Márcia da Silva; Santos, Janaína de JesusAnualmente pesquisas mostram que agredir, estuprar e matar mulheres e meninas não são acontecimentos atípicos, e a história da mulher nas civilizações nos mostra que ela sempre foi objetificada, fato que, aliado aos casos históricos, cooperam com a normalização de uma cultura do estupro que influencia a sociedade diariamente e chega até o sistema que poderia proteger e amparar as vítimas: o sistema policial. Pensando nisso, essa pesquisa tem o objetivo de compreender a produção do sujeito mulher como resultado dos efeitos de poder na atualidade, principalmente pensando em como as instituições policiais, a partir do ensino especializado e formação continuada, podem auxiliar no acolhimento, proteção e identificação de vítimas de violência sexual, sem constrangê-las, mas oferecendo um atendimento igualitário. Para tanto, foram acionados Paulo Freire (2002, 2011) e Kant de Lima (2003) para alinhar este trabalho ao ensino e entender, a partir de Simone de Beauvoir (2016), Gerda Lerner (2019) e Heleiete Saffioti (1995, 2011) qual a interferência do patriarcado na história das civilizações, da mulher e como tal questão segue influenciando a formação policial. Utilizaremos, ainda, Judith Buttler (1990, 2001, 2003) e Margareth Rago (1995,1998, 2002) para entender a cultura do estupro e suas relações de poder com o corpo da mulher, sempre amparados pela Análise do Discurso Foucaultiana ao discutirmos casos reais de mulheres que fizeram queixas aos web noticiários a respeito do atendimento policial no momento em que realizaram a denúncia em uma unidade da polícia.
- ItemA voz da vítima: um guia educacional para ouvir, falar e acolher mulheres vítimas de violência sexual(2022-12-09) Sousa, Sheyla Márcia da Silva; Santos, Janaina de Jesus
- ItemBuriti - a "arvoré da vida" trabalho e ontologia no Ser-tão macaubense(2024-02-28) Rêgo, Vanilza Bomfim do; Dutra Júnior, WagnervalterO Produto educacional Buriti - a "arvoré da vida" trabalho e ontologia no Ser-tão macaubense consiste em um fotolivro com o objetivo principal de usar o idioma da luz para iluminar o trabalho e a cultura do buriti em Macaúbas - Bahia, ilustrar e expressar o modo de vida que ocorre no interior da Comunidade do Coqueiro, revelar a essencialidade do trabalho, as suas particularidades e vivências históricas, cruciais na formação do ser social. No fotolivro, está contido o caráter evocador da realidade, que intenta despertar para a compreensão dessa vivência de mundo que representa os destinos de seres humanos concretos em situações concretas. O intuito é oportunizar o (re)conhecimento do trabalho e da cultura do buriti, contribuindo para o processo formativo de educandos, professores e coordenadores da Educação Básica. Espera-se contribuir fazendo com que o apreciador/ leitor perceba, nas fotografas, a construção do ser no fazer e como os destinos alheios podem se refletir no próprio destino. Vale ressaltar que esse produto educacional se pauta no valor de uso, isso significa que a finalidade é indiferente às determinações macroeconômicas. Por fim, o fotolivro pode ser apreciado como arte, isto é, uma práxis humana que se instaura como força humanizadora ao apresentar inclusa em si a latência da vida humana que se materializa na construção da história.
- ItemCartilha EJA na visão das mulheres(0023-12-14) Silva , Liciane Montalvão; Nogueira, Maria Lúcia Porto SilvaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. A EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão, exploração, validação, entre outras consequências. Partindo dessa premissa, entende-se que os estudantes da EJA, percebidos na dimensão de sujeitos, são constituídos por e nas relações sociais, na vida em sociedade, pela intermediação da cultura, dos valores e crenças que dotam essas relações de significados e sentidos. Inserem-se em um contexto histórico, político e econômico e nele ensaiam suas trajetórias de vida. Segundo Oliveira, (1999), refletir sobre jovens, adultos e idosos que estudam na EJA nessa perspectiva significa considerá-los para além da dimensão cognitiva a partir da qual são pensados no processo histórico de escolarização. Também, implica em desconstruir uma percepção homogênea sobre quem são os estudantes, ultrapassando-se as categorias abstratas de jovens e adultos para as quais se convencionam características e lugares sociais. Sendo assim, os estudantes passam a ser compreendidos não pelo que lhes falta quando comparados às representações construídas em torno das categorias abstratas mencionadas anteriormente, mas a partir das situações vivenciadas ao longo da vida que produzem subjetividades, saberes e modos diversos de existência. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada parte integrante da história da Educação no Brasil, sendo uma das áreas aonde se empreende esforço para a democratização do acesso ao conhecimento, mas marcada historicamente por iniciativas para a erradicação do analfabetismo e capacitação para o mercado de trabalho. Sendo assim, este trabalho tem como propósito fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de Saúde, movimentos, integridade, autoestima, na busca de contribuir com a visibilidade das mulheres como pessoas de direito, ativas e atuantes, e buscando ainda, disseminar as culturas de respeito e de paz, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da concretização da CARTILHA como um manual de informações e instruções para o ensino nas relações de gênero na EJA, com a realização da pesquisa e da entrevista de forma presencial, tais momentos foram registrados por escrita, por fotos e áudios; colaborando para a efetivação dos estudos, práticas de justiça e valorização das mulheres da Escola Municipal Emília Mila de Castro e toda a sociedade.
- ItemCategorias geográficas e ensino de geografia: sequências didáticas para o Ensino Fundamental - anos finais(2023-10-25) Chagas, Nájyla Betrine Batista; Costa, Glauber Barros AlvesConscientes da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, estamos esperançosos em poder contribuir por meio deste material, a Sequência Didática, no planejamento de suas aulas e para a melhoria do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Zabala (1998, p. 18) entende a Sequência Didática como “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que tem um princípio e um fim conhecidos, tanto pelos professores como pelos alunos”. Deste modo, este material está organizado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Unidades Temáticas. No material digital é possível navegar clicando nos ícones do organograma disponível na pagina de apresentação e retornar a esta página clicando no ícone (casinha) inserido no canto inferior direito da abertura de cada unidade temática. Enquanto que, no material físico, poderá identificar as Unidades temáticas pelo Guia de cores na lateral superior direita das páginas e pela abreviação.
- ItemCurso formativo - A Integração do uso do celular na sala de aula: estratégias pedagógicas para o Ensino Fundamental II(2023-09-20) Paes, Leila Gracielle de Castro; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosNo mundo de hoje, os dispositivos móveis, especialmente os smartphones, estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas. Eles têm tornado uma extensão de nossas vidas, fornecendo acesso instantâneo a informações, comunicação contínua e infinitas oportunidades de entretenimento. Diante dessa realidade, o meio educacional não deve ignorar essa transformação digital e, nesse contexto, é preciso explorar o potencial educativo dos smartphones como ferramentas educativas inovadoras. A Educação Básica, mais especificamente o fundamental II, é uma etapa crítica no desenvolvimento dos alunos, caracterizada pela busca da autonomia, pela ampliação de horizontes e pelo aprimoramento das habilidades cognitivas. Nesse sentido, a incorporação de telefones celulares como recurso educacional pode ser uma maneira poderosa de envolver os alunos, incentivar a participação ativa e estimular uma aprendizagem mais significativa. No entanto, é importante reconhecer que a mera presença de um celular em sala de aula não garante seu uso benéfico. Transformar esse dispositivo em uma ferramenta educacional eficaz que se alinha com as diretrizes curriculares e os objetivos educacionais requer consideração cuidadosa e estratégica. Você deve explorar os recursos disponíveis, selecionar aplicativos educacionais relevantes e desenvolver atividades que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os alunos. Além disso, é importante abordar as questões éticas, legais e de segurança associadas ao uso do smartphone em sala de aula. Ensinar os alunos a usar a tecnologia com responsabilidade, estabelecendo normas e regras claras e implementando salvaguardas ajudará a criar um ambiente de aprendizado, respeitando limites e promovendo ambientes móveis saudáveis e seguros é um aspecto essencial para promover o uso do telefone. Nesse contexto, desenvolvemos um curso de formação continuada, “Integração do uso do celular na sala de aula: estratégias pedagógicas para o ensino fundamental II”, que tem como objetivo principal capacitar os professores do Ensino Fundamental II a utilizar o celular como ferramenta pedagógica eficaz na sala de aula. Através de um conjunto abrangente de educação, pretendemos fornecer planos de aula práticos, recursos e exemplos de atividades que podem ser adaptados a diferentes disciplinas. Portanto, convidamos vocês, professores, a se juntarem a nós no nosso curso de formação, nessa jornada de transformação educacional, usando o smartphone como uma valiosa ferramenta educacional, para estimularmos o interesse e o entusiasmo de nossos alunos e promover uma aprendizagem significativa que atenda às demandas da sociedade atual. Junte-se a esse movimento de inovação educacional e aprimore suas habilidades como educador.
- ItemDelineando práticas para uma educação antirracista: refletindo sobre os sentidos dados pelos sujeitos(2023-12-14) Leal, Janete de Carvalho da Silva; Costa, Glauber Barros Alves
- ItemE nas rodas, a conversa: pistas de diálogos sobre relações de gênero(2021-12-13) Rodrigues, Alidéia Oliveira; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva
- ItemExplorando gênero, aspectos físicos e culturais na Comunidade Antas – Pindaí, BA diante da implantação e atividades da mineradora de ferro- Guia de Aula de campo(2024-03-25) Jesus, Judith de, Nogueira, Lúcia Porto Silva; Nogueira, Maria Lúcia Porto SIlvaCaro(a) Educador(a), neste guia de visita de campo apresento estas propostas de guia de visitação por reconhecer a sua relevância para os/as estudantes envolvidos/as e o auxílio aos/às professores/as em suas práticas docentes. A temática trata do reconhecimento de aspectos físicos e culturais do local onde vivem os/as estudantes, além de se trabalhar outros temas nem sempre lembrados no contexto da educação formal, como as questões de gênero, respeito, regaste da cultura local e problemáticas socioambientais. As atividades propostas neste guia têm sua base no processo de construção do produto da dissertação de mestrado intitulada " MULHERES, CAATINGA E NATUREZA: CONFLITOS E DESAFIOS EM ÁREA DE EXPLORAÇÃO MINERADORA DE FERRO- COMUNIDADE ANTAS- PINDAÍ BAHIA". Este estudo foi desenvolvido como parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS – na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus VI, localizado em Caetité, BA. Ao explorar este guia, os/as educadores/as encontrarão sequências práticas, sugestões para observações diretas, estratégias para a integração de conteúdos, estímulo à participação direta dos alunos e orientações para a aplicação prática de conceitos. Dessa maneira, durante a implementação das atividades propostas neste guia, o/a professor(a) terá a oportunidade de proporcionar aos alunos e alunas experiências enriquecedoras e contextualizadas, alinhadas ao embasamento teórico necessário em sala de aula. Este guia é um convite para uma jornada envolvente e reflexiva, explorando narrativas muitas vezes negligenciadas e silenciadas de mulheres negras que enfrentam os impactos da exploração mineradora. Nesta visita, mergulharemos nas histórias e experiências de mulheres negras impactadas pela exploração mineradora, examinando de perto os desafios que enfrentam em um contexto de relações étnico-raciais complexas. Além disso, destacaremos o papel fundamental do feminismo na compreensão e transformação dessas realidades.
- ItemFigurações da literatura afro-brasileira no conto A fuga do Tio Ajayi do Mestre Didi: uma proposta de sequência didática(2023-12-12) Silva, Priscila Maria Borges Gomes; Barbosa, Eisabete da SilvaO produto educacional “Figurações da Literatura Afro-brasileira no conto A Fuga do Tio Ajayí do Mestre Didi: uma proposta de sequência didática” é resultante da pesquisa (Re) significação do ensino da literatura: Um estudo da identidade e do pertencimento afro-brasileiro no conto A fuga do tio Ajayí do Mestre Didi no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS e tem com intuito pedagógico de demonstrar como os contos são restauradores dos saberes subalternizados e como a cosmovisão nagô-yorubana representa uma fonte de identidade afro, importante de ser transmitida. Os contos do Mestre Didi contribuem para a formação identitária dos alunos negros, principalmente o conto A Fuga do Tio Ajayí, pois traz elementos e símbolos representativos da cultura negra e afro-brasileira. Por meio da análise das obras do Mestre Didi é possível verificar que o autor não rejeita e nem ignora as diversas culturas e etnias, apenas provoca seus leitores a enxergar a importância da participação negra na história e literatura africana/brasileira e aceitá-la.
- ItemGuia de Curricularização da Fanfarra Escolar(2023-08-30) Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, AntonietaEste Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar originou dos meus anseios como gestora e posteriormente como professora articuladora da educação integral no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), e, se formatou no processo de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, em Caetité – Bahia. Esta proposta destina-se para os gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores das escolas de tempo integral da rede básica de ensino que possuem uma fanfarra, como uma atividade extracurricular no âmbito escolar. O Guia visa consolidar a fanfarra no currículo das escolas que ofertam a Educação Integral, em tempo integral, como uma Unidade Curricular Eletiva, relacionando a teoria à prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Há também o intuito de contribuir pedagogicamente com os profissionais da educação integral com a flexibilização do currículo, sua construção, ressignificação e organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, a proposta pedagógica aqui tracejada poderá fortalecer a arte, especificamente, a fanfarra, como uma linguagem que não deve ser vista apenas para animar eventos do calendário festivo da escola ou preencher momentos cívicos do município, e sim, como um componente curricular, inserido na parte diversificada da matriz curricular da escola de tempo integral, que contribua para a formação do ser humano e sua integração social. Nosso convite é para que você nos acompanhe nas notas desse Guia para entender a estruturação, o planejamento, as condições e os desafios que influenciam a construção e a implementação da Eletiva Fanfarra Escolar. Esperamos que as orientações e recomendações aqui organizadas possam servir de referência e inspiração para a sua escola, sempre com o intuito de fortalecer a implementação de um Ensino Médio mais conectado e relevante para as juventudes brasileiras.
- ItemGuia didático para professores do ensino médio(2023-10-27) Flores, Fábio Fernandes; Almeida, Claudio Bispo de
- ItemGuia didático: história africana e afro-brasileira na sala de aula(2023-12-15) Rodrigues, Quilma de Souza Silva; Santos, Sidnay Fernandes dos
- ItemGuia pedagógico: a literatura negro-brasileira como instrumento de contribuição na produção da consciência étnico-racial na escola(0024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide PortelaA problemática que subsidia a construção deste material didático parte das indagações sobre o ensino da literatura negro-brasileira e de como a escola trabalha a problemática da vida, dos caminhos, da trajetória e da cultura e história do negro no Brasil. As discussões acerca da construção deste guia pedagógico buscam fomentar estratégias e ações metodológicas que contribuam para subsidiar o ensino da literatura negro-brasileira numa perspectiva de ensino que visa colaborar para a construção da consciência étnico-racial no contexto escolar em questão. O guia pedagógico se organiza em três partes: primeira, com uma breve contextualização, apresentando os objetivos e intencionalidades; segunda, com apresentação de informações referentes aos objetos de conhecimento, principalmente, em relação ao ensino da literatura negro-brasileira; terceiro, com apresentação de sugestões de atividades práticas e lúdicas para desenvolver ações e sequências didáticas, a fim de contribuir para um ensino que promova a quebra de silenciamentos historicamente impostos, de modo que estimule a discussão sobre questões raciais e que fortaleçam a autoestima negra e contribuam para desestruturar o racismo.
- ItemGuia pedagógico: o cemitério de Botuporã - BA como ferramenta pedagógica para o ensino de história e áreas afins.(2023-11-01) Magalhães, Eliseu Machado de Souza; Ribeiro, Márcia Cristina LacerdaEste guia, juntamente com dissertação de mestrado “Os mortos falam muito sobre os vivos”: o cemitério de Botuporã - Ba enquanto lugar de memória e ferramenta pedagógica para o Ensino de História, compreende o produto final produzido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VI, Caetité - BA, entre os anos de 2020-2023.