Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso por Assunto "Arqueologia"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA paisagem na arqueologia: um estudo sob a perspectiva fenomenológica(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Silva, Janaína Souza; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonide de Souza; Carvalho, Admilson Freire deA Arqueologia da Paisagem trata-se de uma área da arqueologia voltada para a análise de contextos paisagísticos que apresentem modificações antrópicas. Diante das crescentes discussões a respeito do estudo da paisagem voltada para o campo arqueológico, torna-se imprescindível compreender como o contexto paisagístico pode dá subsídios para o estudo da composição dos sistemas culturais e consequentemente seu funcionamento voltado para as questões de subsistência e os aspectos simbólicos das sociedade. Este estudo apresenta os conceitos da corrente filosófica da Fenomenologia, sendo por meio desta definido os conceitos de lugar, espaço e paisagem, ainda dentro desta ótica pretende-se compreender o envolvimento da paisagem na ciência arqueológica. A pesquisa está pautada em estudos bibliográficos apresentando um caráter descritivo. Por meio do estudo realizado pode-se verificar que a Paisagem possui sua própria essência, assim como o ser pode adquiri-la por meio das experiências, essas experiências irão interferir no modo como a paisagem é observada, partindo dessa concepção, pode-se perceber que o observador deve compreender que seu olhar está carregado de seus próprios fenômenos, logo para entender a paisagem precisa-se ir além do visível, utilizando-se das percepções e dos sentidos.
- ItemArqueologia patrimonial: o uso dos mangás na educação patrimonial(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-18) Souza, Renato Natan Ferreira; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Cardoso, Manuella Maria VergneO seguinte trabalho aborda características e conceitos da Educação Patrimonial/EP como um instrumento eficaz na disseminação da arqueologia, além disso, a pesquisa conceitua e faz um remonte histórico do surgimento dos Mangás e como ele pode contribuir, principalmente para o conhecimento da ciência arqueológica para crianças, jovens e adultos. O objetivo deste estudo é definir os conceitos gerais dos mangás japoneses, fazendo um remonte cronológico de sua origem. Além disso, observaremos como a ferramenta pode contribuir para a propagação da ideia de Educação Patrimonial. Partindo desse princípio, foi estruturada com objetivo especifico a análise das atuais ferramentas usadas pelas ações educacionais no campo da arqueologia, definir os conceitos do mangá, pontuando os mais diversos estilos, determinar a relação entre Educação Patrimonial e Arqueologia e traçar uma proposta de cartilha. A metodologia utilizada consistiu em um levantamento bibliográfico fundamentada em livros, artigos, dissertações, entre outros documentos que estruturou a pesquisa. Conclui-se que as ações educacionais no trabalho da ciência arqueológica são um dos processos mais importante para a preservação e valorização do Patrimônio Cultural e nesse sentido, a utilização de ferramentas e método para chegar nesse resultado são variadas e eficazes, todavia, por serem atividades pontuais, a assimilação do conteúdo e a noção de pertencimento pode ser um pouco perdida logo após a conclusão do ato.
- ItemComo a história da flauta exemplifica a história da música(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Araujo, Giusepe Augusto; Vergne, Maria Cleonice de Souza ; Cardoso, Manuella Maria Vergne ; Cardoso, Salomão David Vergne; Carvalho, Admilson Freire deDesde o início, o homem foi atento o suficiente para sobreviver, esperto o bastante para criar, inteligente o suficiente para se adaptar e aperfeiçoar; mas quando questionamos a habilidade artística e a colocamos num quadro de inteligência X antiguidade X arte, o homem se torna limitado, burro e ritual. Reconhecemos e exaltamos sua incomparável habilidade de fazer ciência, de adaptar-se ao meio, mas expurgamos do nosso passado que o homem foi tão sábio quanto criativo nas artes. A criatura homem, sobreviveu, evoluiu, gritou, mordeu, comeu, imitou, cantarolou e no fim falou; a criatura homem, observou, aprendeu, replicou, aperfeiçoou e só então criou; a criatura homem, aprendeu, sorriu, chorou, lutou, matou e morreu, conquistou e foi conquistado, para só então tornar-se humano. Enquanto homem, admirou o canto dos pássaros, o som da chuva e o silencio da noite e desesperadamente ele imitou, criou instrumentos e fez música. Na música fez do canto dos pássaros seu canto primordial, e da flauta seu elo perdido, criado, replicado, aperfeiçoado e modificado; em diferentes eras o homem se fez arte junto a flauta, no que hoje chamamos de países, temos, mesmo que negados os mais diversos sons, de variados timbres e formatos, para as mais diversas etnias e funções; temos música, o canto das aves ensaiado em flautas, temos nossa conexão com o passado, disfarçada de brinquedo, de ritual ou simplesmente de diversão. O homem vem ouvindo música, a flauta segue fazendo música e o homem, deve reconhecer que andamos juntos, a mais tempo do que podemos imaginar.
- ItemEstudo do material cerâmico do sítio Daniela, município de correntina, bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-18) Costa, Juliana Ribeiro dos Santos; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Silveira, Jamile Silva; Oliveira, Fátima Cristina da SilvaO presente TCC intitulado Estudo do Material Cerâmico do Sítio Daniela, Município de Correntina, Bahia, tem como objeto de estudo o material cerâmico do Sítio Arqueológico Daniela, localizado no Município de Correntina, no Extremo Oeste da Bahia. O material cerâmico é proveniente da Pesquisa e Resgate Arqueológico ocorrido na fase de implantação da BR 135, realizado pela Empresa HABITUS. O material arqueológico encontra-se depositado por endosso pelo Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso/CAAPA. Tais vestígios cerâmicos constituem um testemunho da presença humana pretérita na região em estudo. Sabemos que desde os tempos pré-históricos o homem busca meios para sua sobrevivência, da procura por recursos alimentares à fabricação de utensílios e ferramentas que facilitassem sua vida cotidiana. Pode-se dizer que a cerâmica foi uma significativa invenção humana e no decorrer do tempo adquiriu funcionalidades diferenciadas. A análise aplicada à cerâmica contextualiza diversos fatores associados à sua fabricação, utilização e descarte. A Arqueologia torna-se ciência relevante para as interpretações quantitativas e qualitativas associativas a análise da cerâmica, produzindo a ampliação do saber arqueológico. O objetivo deste estudo é criar um Banco de Dados no que tange às características estatísticas, tecnotipológicas referentes à morfologia do fragmento tipo de aditivo, superfície externa e tipo de bojo. Teremos como aporte teórico-metodológico os estudos de Betty J. Meggers e Clinfford Evans (1970), Everson Paulo Fogolari (2014) e Leroi-Gourhan (1981) que atendem à uma metodologia descritivo-bibliográfica e documental. Este estudo se torna relevante por contribuir com um novo olhar referente às interpretações contextuais sobre esse acervo, oriundo do Sítio Arqueológico Daniela.
- ItemLuís Carlos Dariva – 11: dúvidas e veracidades(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-18) Assis, Mikaela Moreira de; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Cardoso, Salomão David Vergne; Cardoso, Manuella Maria VergneO presente trabalho apresenta o material lítico encontrados no sítio Luis Carlos Dariva – 11, localizado no município de Cocos, extremo oeste da Bahia, contextualizando a sua historicidade e também os seus fatores físicos da região, O objetivo desse estudo é caracterizar o Luis Carlos Dariva como sítio arqueológico, através das analises laboratoriais feitas com o material lítico encontrado, além de apontar os fatores que mostram a presença de uma habitação pretérita onde esse material foi localizado. Para a elaboração dessa pesquisa, além da análise, foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando livros, dissertações, artigos impressos e digitais e ficha de análise do material em questão.
- ItemRelato de experiência em educação patrimonial na Serra do Espinhaço Setentrional, Boquira, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Mariano, Manuela Bezerra; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Oliveira, Jéssica Rafaella de; Oliveira, Fátima Cristina da SilvaO presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Relato de Experiência em Educação Patrimonial na Serra do Espinhaço Setentrional, Boquira (BA)” expõe dados e resultados do projeto de extensão “Educação Patrimonial e Ambiental na Serra do Espinhaço Setentrional - Boquira BA” realizado em 2023 com suporte financeiro da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus VIII. O projeto em epígrafe foi um desdobramento do programa de Pesquisas Arqueológicas no Espinhaço Setentrional, cujo objetivo foram as escavações arqueológicas no município de Boquira BA. O projeto de extensão “Educação Patrimonial e Ambiental na Serra do Espinhaço Setentrional - Boquira BA” teve como finalidade a realização da etapa de educação patrimonial exigida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo sido realizada na Escola Municipal Olavo Figueiredo Costa, em Buriti/Nova Aparecida, zona rural de Boquira BA. Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre as intervenções realizadas na unidade escolar supracitada, assim como na análise da percepção dos educandos sobre o patrimônio arqueológico local.
- ItemRelato de experiência em educação patrimonial na Serra do Espinhaço Setentrional, Boquira, BA.(Universidade do estado da Bahia, 2024-12-13) Mariano, Manuela Bezerra; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Oliveira, Jéssica Rafaella; Oliveira, Fátima Cristina da SilvaO presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Relato de Experiência em Educação Patrimonial na Serra do Espinhaço Setentrional, Boquira (BA)” expõe dados e resultados do projeto de extensão “Educação Patrimonial e Ambiental na Serra do Espinhaço Setentrional - Boquira BA” realizado em 2023 com suporte financeiro da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus VIII. O projeto em epígrafe foi um desdobramento do programa de Pesquisas Arqueológicas no Espinhaço Setentrional, cujo objetivo foram as escavações arqueológicas no município de Boquira BA. O projeto de extensão “Educação Patrimonial e Ambiental na Serra do Espinhaço Setentrional - Boquira BA” teve como finalidade a realização da etapa de educação patrimonial exigida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo sido realizada na Escola Municipal Olavo Figueiredo Costa, em Buriti/Nova Aparecida, zona rural de Boquira BA. Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre as intervenções realizadas na unidade escolar supracitada, assim como na análise da percepção dos educandos sobre o patrimônio arqueológico local.
- ItemUma análise de como a ciência arqueológica tem sido aplicada na rede municipal e estadual de ensino entre as séries dos anos iniciais finais e ensino médio – um recorte do estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-03) Araújo, Valquíria Silva de; Oliveira, Jéssica Rafaella de; Matos, Lennon Oliveira; Araujo, Giusepe AugustoO presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Arqueologia nas escolas públicas da rede básica de ensino, com o intuito de compreender como a mesma pode contribuir na formação de cidadãos conscientes e críticos, destacando seu papel na valorização do patrimônio cultural e na construção de uma consciência crítica entre os estudantes. Essa pesquisa tem o intuito de entender como a arqueologia pode ser integrada ao currículo escolar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas, além de promover a valorização da diversidade cultural e do respeito ao passado. A partir de uma revisão bibliográfica e análise de documentos curriculares nacionais, estaduais e municipais junto a livros didáticos do Estado da Bahia, foi possível perceber que o ensino de Arqueologia vem crescendo aos poucos em diferentes locais. A arqueologia até o momento vem sendo trabalhada de forma interdisciplinar na rede básica inserida na disciplina de história que dedica algumas pequenas páginas de seus livros a seus conteúdos, mas é importante que a mesma passe a ser trabalhada de forma mais aprofundada para que contribua cada vez mais no desenvolvimento dos estudantes.
- ItemUma historiografia do negro no brasil escravagista(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Santana, Nelcinéia Silva; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Cardoso, Salomão David Vergne; Carvalho, Admilson Freire deO presente trabalho trata acerca de questões pertinentes ao Brasil escravagista, mostrando como se processou esse período, como viviam os negros que aqui chegaram para serem escravos. Objetivou-se realizar de forma sucinta uma historiografia do negro no Brasil escravagista. Como objetivos específicos: mostrar a importância da arqueologia para o entendimento de como se processou esse período; bem como, apresentar a função da indumentária negra como elemento cultural e sua relevância enquanto objeto de estudo na história do povo brasileiro. A metodologia utilizada foi de Revisão Bibliográfica fundamentada em livros, artigos, dissertações, entre outros, no intervalo de 1980 a 2018. Concluiu-se que a escravidão é um capítulo da História do Brasil que não deve ser negligenciado, apesar dela ter sido abolida há muitos anos, ela não pode ser apagada e suas implicações não podem ser deixadas de lado ou ignoradas e a arqueologia é a ponte para que maiores informações acerca do período escravocrata sejam disseminadas.