Licenciatura em Matemática - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática - DCH9 por Assunto "Ensino - Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO desenvolvimento do pensamento algébrico: um estudo abordando as dificuldades na aprendizagem de polinômios(2022-07-15) Souza, Anderson Ribeiro deA presente pesquisa propõe um estudo sobre as principais dificuldades na aprendizagem de polinômios e suas contribuições para a construção do pensamento algébrico. Partindo dessa perspectiva, surgiu a seguinte inquietação: quais os fatores que prejudicam a aprendizagem de Polinômios e inviabiliza a construção do pensamento algébrico? A partir desse problema buscou-se investigar os fatores que dificultam a aprendizagem do conteúdo de polinômios. Para isso foi adotada uma abordagem de cunho qualitativo-quantitativo, sendo esta, uma pesquisa explicativa e, quanto aos seus procedimentos, de campo. Os principais instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários e entrevista, realizados em uma escola da rede pública, situada na cidade de Barreiras – BA, em duas turmas de 9° ano. Os dados obtidos foram organizados através de três categorias como forma de delinear as informações de acordo com o objetivo. Os resultados obtidos através dos questionários evidenciaram os principais fatores que dificultaram a aprendizagem de polinômios através da análise dos questionários aplicados e também dos quantitativos de acertos e erros cometidos pelos estudantes, que viabilizaram a identificação das principais dificuldades demonstradas por eles durante a resolução das questões. Logo, o estudo abordando as principais dificuldades dos estudantes durante o estudo de polinômios, tornou-se interessante para que os educadores possam observar os obstáculos e trabalhar com metodologias a fim e sanar essas adversidades.
- ItemTrigonometria aplicada em máquinas simples: uma abordagem interdisciplinar(2022-07-15) Aragão, Hian Melo deO presente trabalho teve como objetivo geral investigar se as aplicações de Trigonometria em Máquinas Simples contribuem para a aprendizagem de Trigonometria, através de uma abordagem interdisciplinar. Para tal, o estudo foi desenvolvido com os discentes da turma de 3º ano de uma instituição de ensino pertencente a rede estadual da Bahia, localizada no munícipio de Barreiras, surge como uma proposta perante as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes de Trigonometria. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa pesquisa caracteriza-se, no tocante aos objetivos, como exploratória e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi escolhido como de qualitativa-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois formulários com questões fechadas e situações-problemas, e entrevistas realizadas juntos aos professores de Matemática e Física da turma, nas quais expressaram as suas opiniões e possibilidades sobre a interdisciplinaridades e o seu papel que influencia para a aprendizagem. No que se refere aos resultados, observou-se que os discentes tiveram um bom desempenho frente aos problemas propostos, além disso, assinalaram as contribuições significativas da aula ministrada sob a perspectiva interdisciplinar, realizada no período da coleta dos dados. Diante disso, constatou-se, concomitantemente, a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Física por meio dos conteúdos trabalhados.