Licenciatura em Matemática - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática - DCH9 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO auxílio de aplicativos em dispositivos móveis para a compreensão de alguns conceitos de trigonometria(2017-08-11) Souza, Regilan Francisca deO presente trabalho foi realizado com o intuito de saber quais as possíveis contribuições do uso de aplicativos em dispositivos móveis na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio com alguns conceitos de trigonometria, possuindo como principal objetivo, avaliar o seu uso e encontrar as possíveis contribuições para a aprendizagem dos alunos. A intenção foi saber como as atividades exploratórias poderiam auxiliá-los na compreensão do conteúdo. A metodologia usada foi Qualitativa e os instrumentos usados para a coleta dos dados foram os registros da pesquisadora em diário, as atividades exploratórias, os questionários do professor regente e dos alunos. As atividades foram desenvolvidas em um colégio estadual na cidade de Barreiras (BA). Desse modo, constatamos que houve contribuições para a aprendizagem dos estudantes, visto que, o uso do aplicativo nas aulas, tornou-se um dos motivos pelos quais eles se motivaram e perceberam que o celular pode ser usado para a educação dentro e fora da escola, podendo agregar valores para a sua aprendizagem.
- ItemEscólio vetorial da desigualdade de Cauchy-Schwarz e suas aplicações em ℝ² e R³(2020-12-23) Anjos, Weberson Sousa dosEsta pesquisa trata sobre a abordagem vetorial da desigualdade de Cauchy-Schwarz e suas aplicações. A investigação teve como proposito mostrar por meio de demonstrações algébricas e geométricas a existência de uma representação vetorial algébrica e gráfica para a desigualdade de Cauchy-Schwarz em duas e três dimensões e também suas aplicações a nível de Ensino Médio. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica em que foram catalogados trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, artigos etc.) sobre o referido tema afim de ampliar os conhecimentos sobre desigualdades matemáticas e fundamentar o conteúdo apresentado. Foi realizado uma análise sobre linguagem vetorial, proporcionalidade e congruências no conjunto dos números para apresentar de maneira concisa as demonstrações realizadas. A partir da obtenção e comparação entre representações dos vetores, verificou-se a existência de uma abordagem vetorial tanto algébrica quanto geométrica para a desigualdade de Cauchy-Schwarz.
- ItemO ensino da geometria espacial através do software Wingeom(2020-12-23) Silva, Laise de JesusEsta pesquisa apresenta uma temática para o ensino da Geometria Espacial com auxílio do software Wingeom nos estudos de prisma no segundo ano do Ensino Médio. A fim de, oferecer para os alunos do Ensino Médio, uma sequência didática, dinâmica e atrativa que facilite a visualização do sólido prisma em tridimensional no plano. Sendo assim, o questionamento norteador para o desenvolvimento da pesquisa é: Quais as contribuições do software Wingeom para a aprendizagem do conteúdo prisma no Ensino Médio? Para responder esse questionamento, baseamos nas teorias de Van Hiele – um modelo de aprendizagem geométrico hierárquico dividido em cinco níveis de aprendizagem e a Teoria de Registro de Representação Semiótica, destacando a importância das três atividades cognitiva - transformação, tratamento e conversão, para aprendizagem segundo Duval (2004). Como metodologia, foi utilizado a pesquisa de campo com a turma do 2° ano do Ensino Médio em uma escola pública e, através das análises da coleta de dados foi possível observar, quanto a contribuição do software para a aprendizagem e visualização do poliedro prisma, verificamos que os alunos denotaram habilidades em reconhecimento geométrico e que o uso da ferramenta tecnológica em um ambiente educacional é uma opção proveitosa para os docentes e discentes.
- ItemO Uso do Soroban como Instrumento de Cálculo para o Auxílio na Aprendizagem das Quatro Operações Fundamentais com Alunos com Baixa Visão no Ensino Fundamental II(2020-12-23) Cruz, Ivana Kelle Santana daEsta investigação na área do ensino das quatro operações fundamentais, aborda o uso do soroban como instrumento de cálculo para o auxílio e aprendizagem de alunos com baixa visão no ensino fundamental. Partindo dessas ideias surgiu a seguinte inquietação: Quais as contribuições do Soroban como recurso didático para a aprendizagem das quatro operações fundamentais para crianças com baixa visão, no Ensino Fundamental II? Teve como objetivo descrever as contribuições do soroban como recurso didático, com a finalidade de favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático de crianças com baixa visão, referente à resolução de problemas matemáticos das quatro operações fundamentais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada: nas concepções do processo de compensação para que haja inclusão, propostas por Vygotsky (1987), como referencial teórico; nas pesquisas brasileiras referentes ao tema; leis e diretrizes. Apresenta a reflexão sobre a importância de adaptações metodológicas, bem como quais são as dificuldades que o aluno com baixa visão possui no âmbito escolar. Entre as considerações se destacam: a importância da ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e habilidade de cálculo mental.
- ItemUso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs na aprendizagem de Matemática: aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau.(2021-07-01) Oliveira, Eleniuza Sampaio de Freitas deO presente trabalho aborda um estudo de campo sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs no ensino de Matemática, utilizando o aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau. Este aplicativo pode ser baixado no celular gratuitamente através da plataforma play store ou através do sistema iOS, para celulares da Apple. O celular é um aparelho muito usado pelos alunos, não apenas para comunicação, mas também para estudar, fazer pesquisa, trabalhos escolares, entre outros, o que facilitou aplicação desta pesquisa. Como problemática desenvolveu se a seguinte: Que contribuições o uso de aplicativos em tecnologias móveis pode trazer aos alunos no processo de aprendizagem, tendo a flexibilidade de usá-las em sala de aula ou em casa, para avançar em seus estudos? Como objetivo principal investigou se, quais as contribuições do APP PhotoMath no processo de aprendizagem, de dezoito alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Matemática III, nas resoluções de equações de 2º grau. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de campo, pois foi feita com um grupo de alunos, em relação análise de dados a mesma foi realizada a partir do referencial teórico utilizado. Os instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, foram questionários exploratórios por meio da plataforma Google Forms, e atividades envolvendo equações de 2º grau. Contudo, os resultados alcançados foram favoráveis e atendeu as expectativas do trabalho, os alunos se identificaram com o aplicativo e mostraram interesse em continuar usando-o em seus estudos.
- ItemUso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs na Aprendizagem de Matemática: Aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau.(2021-07-01) Oliveira, Eleniuza Sampaio de Freitas deO presente trabalho aborda um estudo de campo sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs no ensino de Matemática, utilizando o aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau. Este aplicativo pode ser baixado no celular gratuitamente através da plataforma play store ou através do sistema iOS, para celulares da Apple. O celular é um aparelho muito usado pelos alunos, não apenas para comunicação, mas também para estudar, fazer pesquisa, trabalhos escolares, entre outros, o que facilitou aplicação desta pesquisa. Como problemática desenvolveu se a seguinte: Que contribuições o uso de aplicativos em tecnologias móveis pode trazer aos alunos no processo de aprendizagem, tendo a flexibilidade de usá-las em sala de aula ou em casa, para avançar em seus estudos? Como objetivo principal investigou se, quais as contribuições do APP PhotoMath no processo de aprendizagem, de dezoito alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Matemática III, nas resoluções de equações de 2º grau. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de campo, pois foi feita com um grupo de alunos, em relação análise de dados a mesma foi realizada a partir do referencial teórico utilizado. Os instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, foram questionários exploratórios por meio da plataforma Google Forms, e atividades envolvendo equações de 2º grau. Contudo, os resultados alcançados foram favoráveis e atendeu as expectativas do trabalho, os alunos se identificaram com o aplicativo e mostraram interesse em continuar usando-o em seus estudos.
- ItemMatemática financira: conceitos e aplicabilidades de juros compostos(2021-12-13) Silva, Gilmaria de Souza daA Matemática Financeira é uma área da Matemática que vem crescendo muito nos últimos anos e, o seu uso tem se tornado cada vez mais frequente em situações do nosso cotidiano. Diante disso, essa pesquisa teve a proposta de investigar a concepção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNEB - Campus IX, sobre a aplicadade de juros compostos no seu dia-a-dia. Para tanto, foi necessário analisar as opiniões a respeito do conceito de juros compostos descritas pelos participantes da pesquisa e, observar por meio de exemplos, as experiências vivenciadas por eles em relação ao uso de juros compostos. Realizou-se, então, uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa na qual utilizou-se, um questionário como instrumento para a coleta de dados. Como resultado, constatou-se a importância da Matemática financeira, tanto no campo profissional como na vida pessoal das pessoas. E ainda, notou-se que os participantes guardam consigo o conceito de juros compostos.
- ItemA Física e a Matemática através da música: um ensaio sobre seus vínculos em produções científicas(2021-12-18) Silva, Jeciene Rosa Nascimento daEste trabalho apresenta um estudo no qual se estabelece uma relação entre a música e a matemática e como esta proximidade pode contribuir no processo de ensino aprendizagem. Tendo como objetivo investigar na literatura produtos acadêmicos que versam sobre interdisciplinaridade entre matemática, física e música, foi realizado um levantamento de textos de língua portuguesa, de livros, artigos, dissertação e teses e feita uma relação deste material. Apresentado assim uma análise aprofundada desta relação, abarcando conteúdos como: razão e proporção, função exponencial, funções logarítmicas, funções trigonométricas e progressões geométricas. Abordaremos ainda definições acerca de sons e ondas sonoras conteúdo abordado dentro do contexto da física, expondo conceitos de suas propriedades e propondo um trabalho diversificado e esclarecedor.
- ItemUso do software PHET colorado como recurso didático no ensino de frações no 6° ano(2022-01-03) Rodrigues, Mônica Gabriela SantosA presente pesquisa foi realizada com o propósito de investigar as contribuições do uso de Tecnologias da informação, como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Desse modo, surge o seguinte questionamento: Quais as contribuições podem ser observadas no ensino de frações para alunos do 6°, por meio do uso do Software Phet Colorado? O objetivo principal da pesquisa é verificar as possíveis contribuições do software para aprendizagem do ensino de frações, com alunos do 6°ano. A metodologia foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com os principais instrumentos de análise de dados: Pré-teste, uso do software e um Pós teste. Quanto a área de pesquisa, foi realizada em um colégio da rede particular, situado na cidade de Barreiras-BA, em uma turma de 6° ano, com 12 alunos. A pesquisa foi realizada em três etapas: a primeira foi aplicação do pré-teste com 8 alunos presentes em sala e as duas últimas etapas foram com dez alunos presentes. Os resultados da pesquisa se deram através da análise da coleta de dados, na qual houve possíveis contribuições do software no entendimento, aprendizagem dos conceitos de números fracionários, representações das frações, comparação e associação de frações. logo, o software na aula tornou-se interessante para os alunos, onde os mesmos sentiram-se motivados por utilizar um recurso tecnológico interessante, com uso de internet.
- ItemO jogo para a discalculia na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud(2022-06-28) Santos, Gleide ÉlisA Discalculia do Desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem pouco conhecido, mas é de grande importância compreendermos melhor as necessidades dos alunos para podermos atendê-los, ofertando uma educação inclusiva. Com isso, a presente pesquisa buscou analisar características de jogos aritméticos baseados na teoria dos campos conceituais, com potencialidades para promover o processo ensino-aprendizagem das operações de adição e subtração aos alunos com discalculia. Para tal, foi necessário conceitualizar a teoria dos Campos Conceituais e suas ramificações no campo aditivo, destacar o jogo como atividade lúdica para se aprender matemática com significação, e por fim, definir o transtorno Discalculia do Desenvolvimento e suas limitações. Destarte, a pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo apresentou uma análise de artigos publicados, e obras literárias acerca das temáticas abordadas. Como conclusão, obtivemos as características de jogos com intencionalidade matemática destinado aos alunos com discalculia.
- ItemTrigonometria aplicada em máquinas simples: uma abordagem interdisciplinar(2022-07-15) Aragão, Hian Melo deO presente trabalho teve como objetivo geral investigar se as aplicações de Trigonometria em Máquinas Simples contribuem para a aprendizagem de Trigonometria, através de uma abordagem interdisciplinar. Para tal, o estudo foi desenvolvido com os discentes da turma de 3º ano de uma instituição de ensino pertencente a rede estadual da Bahia, localizada no munícipio de Barreiras, surge como uma proposta perante as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes de Trigonometria. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa pesquisa caracteriza-se, no tocante aos objetivos, como exploratória e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi escolhido como de qualitativa-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois formulários com questões fechadas e situações-problemas, e entrevistas realizadas juntos aos professores de Matemática e Física da turma, nas quais expressaram as suas opiniões e possibilidades sobre a interdisciplinaridades e o seu papel que influencia para a aprendizagem. No que se refere aos resultados, observou-se que os discentes tiveram um bom desempenho frente aos problemas propostos, além disso, assinalaram as contribuições significativas da aula ministrada sob a perspectiva interdisciplinar, realizada no período da coleta dos dados. Diante disso, constatou-se, concomitantemente, a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Física por meio dos conteúdos trabalhados.
- ItemO software geogebra no estudo de função do 2° grau(2022-07-15) Souza, Andressa Correia deA presente pesquisa discute sobre a utilização do software GeoGebra no estudo de função do 2° grau ou função quadrática, que teve início com o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software GeoGebra pode trazer para viabilizar o processo de aprendizagem de Função do 2° Grau? A busca por respostas deu origem ao objetivo de investigar as contribuições didáticas que o GeoGebra pode oferecer no ensino de função quadrática. A metodologia foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para a coleta de dados três questionários aplicados para 17 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, no turno matutino em um Colégio Estadual, situado na cidade de Barreiras BA. A coleta de dados ocorreu em dois dias distintos e não consecutivos. No primeiro dia houve a aplicação do primeiro questionário, com questões conceituais envolvendo o conteúdo de função quadrática, posteriormente, foi feita a revisão do conteúdo. No segundo dia, no primeiro momento do encontro houve a apresentação do software GeoGebra e distribuição do segundo questionário, com questões sobre função do 2º grau, para serem resolvidas utilizando o programa. Na sequência, foi aplicado o terceiro questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, contendo questões que visavam saber quais são as contribuições do GeoGebra no estudo de função do 2º grau. A análise dos dados foi efetuada por meio do agrupamento dos dados em categorias. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o estudo de função quadrática, utilizando o software GeoGebra, contribuiu para que os estudantes interpretassem os dados nas questões que resolveram, assim como, permitiu que estabelecessem relação entre os procedimentos geométricos e algébricos. Logo, o GeoGebra mostrou-se eficiente como ferramenta facilitadora, podendo ser utilizado nas aulas de Matemática a fim de facilitar a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo.
- ItemO desenvolvimento do pensamento algébrico: um estudo abordando as dificuldades na aprendizagem de polinômios(2022-07-15) Souza, Anderson Ribeiro deA presente pesquisa propõe um estudo sobre as principais dificuldades na aprendizagem de polinômios e suas contribuições para a construção do pensamento algébrico. Partindo dessa perspectiva, surgiu a seguinte inquietação: quais os fatores que prejudicam a aprendizagem de Polinômios e inviabiliza a construção do pensamento algébrico? A partir desse problema buscou-se investigar os fatores que dificultam a aprendizagem do conteúdo de polinômios. Para isso foi adotada uma abordagem de cunho qualitativo-quantitativo, sendo esta, uma pesquisa explicativa e, quanto aos seus procedimentos, de campo. Os principais instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários e entrevista, realizados em uma escola da rede pública, situada na cidade de Barreiras – BA, em duas turmas de 9° ano. Os dados obtidos foram organizados através de três categorias como forma de delinear as informações de acordo com o objetivo. Os resultados obtidos através dos questionários evidenciaram os principais fatores que dificultaram a aprendizagem de polinômios através da análise dos questionários aplicados e também dos quantitativos de acertos e erros cometidos pelos estudantes, que viabilizaram a identificação das principais dificuldades demonstradas por eles durante a resolução das questões. Logo, o estudo abordando as principais dificuldades dos estudantes durante o estudo de polinômios, tornou-se interessante para que os educadores possam observar os obstáculos e trabalhar com metodologias a fim e sanar essas adversidades.