Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba
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Navegando Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba por Assunto "Afetividade"
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- ItemA adoção por casais homoafetivos frente a omissão do Poder Legislativo Federal Brasileiro.(2022-07-15) Soares, Enerivalda OliveiraAs uniões homoafetivas por muito tempo ficaram excluídas da proteção jurídica, somente em 2011, foi que o Supremo Tribunal Federal através do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4277 e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 132 reconheceu essas uniões como entidade familiar, no entanto, na atualidade ainda encontram dificuldades, especificamente no que concerne a adoção de crianças e adolescentes. A presente monografia visa a análise dos entraves da adoção por casais homoafetivos frente a omissão do Poder Legislativo Federal. Nesse contexto, para responder o objetivo da pesquisa tratou-se sobre o conceito e evolução de família, bem como seus avanços legislativos e doutrinários até a contemporaneidade. Foi abordado também a história da adoção de forma sucinta e as suas alterações legislativas no decorrer do tempo até o momento atual. Além disso, contextualizou a adoção por casais do mesmo sexo, seus avanços devido a decisão do STF e também entraves por não ter uma lei expressa que regulamente, por fim, foram analisados projetos de lei e decisões sobre a temática. Para isso, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se do método dedutivo para responder a problemática. A pesquisa concluiu que apesar dos avanços alcançados, na adoção conjunta homafetiva, ainda há divergências nas decisões por parte dos profissionais do direito, que, muitas vezes, utilizam como justificativas a falta de uma lei expressa.
- ItemOlhar pedagógico da roda de conversa na educação infantil: vivências, práticas e ludicidade.(2022-12-14) Santos, Adriana Costa dosÉ na “rodinha de aprendizagem” que a nossa aula começa. Por meio desta que o conhecimento “gira” entre os pequenos e perpassa pelo educador, dando sentido a aprendizagem individual e coletiva da turma. A roda de conversa é um momento ímpar e de muita valia para as crianças pequenas no início do seu processo de escolarização, pois os propícia uma melhor forma de ver e sentir os colegas da turma. O formato de círculo não em vão. Este modelo possui o propósito de promover o “olho no olho” que resulta no estreitamento de laços o qual propõe um sentimento de afetividade entre os sujeitos. A partir disso, esse trabalho acadêmico tem por objetivo viabilizar uma prática importante dentro da educação infantil: as rodas de conversas, rodas de rotinas e rodas de conhecimentos. São muitos os nomes que pode se dar para essas práticas de ensino-aprendizagem e que não está apenas dentro da educação infantil, mas em todo o processo de aprendizado da criança nos anos iniciais. Utilizando da revisão bibliográfica com autores Jacinto Sarmento e Madalena Freire analisando seus trabalhos sobre a importância da rodinha na construção do diálogo e afetividade juntamente com relato de vivência com imagens que ilustra essa prática.
- ItemRetratos da ternura: uma análise sobre infância e afetividade em Geni Guimarães(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Oliveira, Lorrana De Araújo; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Santos, Betty Bastos LopesEste trabalho é de cunho documental, tem por objetivo analisar de que forma a infância e afetividade são retratadas em A cor da ternura (1991), considerando como as relações familiares, impacta a formação identitária da personagem principal, assim como, sua relação com a escola e comunidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, na primeira etapa investigamos as raízes históricas da infância, a importância da afetividade no desenvolvimento infantil e a experiência das crianças negras na sociedade contemporânea. Em seguida, a evolução da literatura infantil e juvenil e sua relevância na promoção da infância negra. E por fim, analisamos as relações afetivas na narrativa, destacando a influência das memórias de infância na jornada emocional da personagem principal. Para a realização dessa pesquisa dialogamos com Philippe Ariés (1983) que fornece um contexto histórico para entender a evolução da concepção de infância. Andréa Simone de Andrade Colin (2019) e Neil Postman (1999) exploram concepção de infância na contemporaneidade. As teorias de Henri Wallon (1968), Nelson Piletti (2008) e Juliana de Oliveira (2022) destacam o papel das emoções no desenvolvimento infantil, com Abigail Alvarenga Mahoney (2007) discutindo as teorias de Wallon. Carol de Andrade Ferreira de Sousa (2020), Eliane dos Santos Cavalleiro (1998) e João Batista Rodrigues (2014) abordam a infância das crianças negras em sociedades marcadas pelo racismo. Abramovich (1997) e Calvino (2009) ressaltam a importância da literatura na formação de identidades. Nelly Novaes Coelho (2000), Ligia Cademartori (2007), Regina Zilberman (2005), Fernanda Abade (2013), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007) oferecem uma visão histórica da literatura infantil e juvenil. Porciúncula (2014) analisa criticamente a representação racial na literatura. Janiele da Silva (2022), Carolaine da Silva dos Santos, Tiago Pereira dos Santos (2022) e Cristiane Veloso de Araújo Pestana (2021) destacam a importância da literatura negra na promoção da identidade positiva das crianças negras. Maria Anória de Jesus Oliveira (2010) enfatiza o poder das obras de escritores negros na valorização da cultura negra. Como resultado destacamos a importância das narrativas autênticas feita por pessoas negras são necessárias para desconstruir estereótipos, enfatizando a representatividade na infância e a promoção da afetividade nas obras. A análise das relações afetivas na narrativa revela o impacto significativo