Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Declaração de Incheon"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.