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Navegando Graduação por Assunto "Alfabetização"
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- ItemConsciência fonológica e ludicidade na alfabetização: uma análise do material didático “NOSSA REDE” À LUZ DA BNCC(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Santana, Milena Damasceno; Borba, Valquíria Claudete Machado; Brandão, Diego Rodrigues; Oliveira, Rosemary Lapa deEste trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a Consciência Fonológica e Ludicidade na Alfabetização: Uma Análise do material didático “Nossa Rede” à Luz da BNCC. O objetivo geral foi analisar se o livro didático da rede municipal de Salvador “Nossa Rede” contempla as habilidades de consciência fonológica de acordo com a BNCC e se são trabalhadas de forma lúdica. Para atingir o objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: verificar quais são os diferentes tipos de atividades de consciência fonológica utilizados na alfabetização como jogos, brincadeiras e atividades criativas conforme a literatura; verificar se o livro didático do primeiro ano da rede municipal de educação de Salvador “Nossa Rede”, contempla as habilidades fonológicas de acordo com a BNCC; analisar se as atividades de CF são trabalhadas de forma lúdica no livro didático do primeiro ano da rede municipal de educação de Salvador “Nossa Rede”. A pesquisa conta com importantes contribuições teóricas, tendo como principais autores, Rigatti (2008), Albuquerque (2017), Freitas (2003), Morais (2004), Pulieze (2024) e Kishimoto (Kishimoto (s.d). A metodologia utilizada para a pesquisa foi um estudo bibliográfico documental, a partir das análises das atividades propostas do livro didático do aluno de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental da rede municipal de Salvador “Nossa Rede”. A consulta ao livro didático permitiu a construção de uma tabela de análise, com o objetivo de verificar se o material didático contempla atividades lúdicas de consciência fonológica de acordo com a BNCC. Os resultados da pesquisa demostraram que o livro didático analisado contribui de forma significativa para o desenvolvimento da consciência fonológica, por meio de atividades lúdicas, práticas, contextualizadas e alinhadas à BNCC. No entanto, embora o material apresente atividades lúdicas, elas não são contempladas em todo o material. Algumas atividades não são contempladas com a ludicidade, se fossem trabalhadas de forma lúdica, poderiam contribuir para um melhor desempenho no avanço das habilidades de leitura e escrita. Nota-se também a falta do desenvolvimento de algumas habilidades da BNCC (destacadas no quadro de análise), as quais são importantes para o desenvolvimento da consciência fonológica. Palavras-chave: Alfabetização. Consciência Fonológica. Ludicidade. Livro Didático.
- ItemContribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Mesquita, Leticia Barreto; Oliveira, Maria Almeida de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Oliveira, Flávia Lorena de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização e às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base em dados extraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRP e no estágio supervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimento da minha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de que forma os componentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minha atuação nas experiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais no processo de alfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultados indicam que programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático de estudantes de licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas no percurso de formação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e a realidade das escolas públicas.
- ItemContribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Mesquita, Leticia Barreto; Oliveira, Maria Almeida de; Araújo, Flávia Lorena de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização e às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base em dados extraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRP e no estágio supervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimento da minha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de que forma os componentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minha atuação nas experiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais no processo de alfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultados indicam que programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático de estudantes de licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas no percurso de formação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e a realidade das escolas públicas. Palavras-chave: Alfabetização; Formação docente; Residência Pedagógica; Trajetória acadêmica; Práxis pedagógica;
- ItemInclusão escolar de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade: desafios dos professores numa escola pública na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Cruz, Débora Regina de Jesus; Oliveira, João Danilo Batista de; Oliveira, Maria Almeida deEste trabalho surgiu a partir de uma vivência concreta, na qual a autora acompanhou de perto as dificuldades enfrentadas por uma criança com TDAH em seu processo de escolarização. Embora presente fisicamente na sala de aula, essa criança permanecia invisível aos olhos daqueles que deveriam acolhê-la. Tal experiência despertou o desejo de compreender, de forma mais profunda, como as escolas públicas têm lidado com alunos que apresentam esse transtorno. A pesquisa tem como questão problema responder como as práticas pedagógicas de professores da rede pública contribuem para a inclusão (presença, participação e aprendizagem) de crianças com TDAH no processo de alfabetização e letramento? Pretende-se analisar de que maneira as práticas pedagógicas desenvolvida pelos professores em uma escola pública podem ajudar na inclusão de crianças com TDAH no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de observações em sala de aula e entrevistas com docentes da rede pública de Salvador. A investigação busca contribuir com reflexões práticas sobre uma escola que, para além do discurso, seja capaz de acolher a diversidade e oferecer oportunidades reais de desenvolvimento para todos. Palavras-chave: TDAH. Inclusão. Alfabetização. Ensino Fundamental I. Professor