Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Ações afirmativas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação como transformação social: eu,estudante quilombola, resisto!(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Sousa, Toniedson das Neves de; Conceição, Ana Paula; Lopes, Dailza Araújo; Hetkoeski , Tânia Maria; Bastos, Adson dos SantosEste trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas de ações afirmativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) têm contribuído para o acesso, permanência e conclusão do curso superior, com foco na trajetória acadêmica de um estudante quilombola. A pesquisa é de caráter autobiográfico, sendo realizada a partir de uma reflexão pessoal sobre os desafios e estratégias enfrentados ao longo da jornada acadêmica, desde o ingresso até a conclusão do curso. A metodologia adotada é a autobiografia, que permite uma compreensão profunda da experiência individual e de como ela se interrelaciona com as políticas públicas e as condições de permanência na universidade. O estudo revela que, embora o acesso ao ensino superior seja viabilizado pelas políticas de cotas, ainda existem obstáculos significativos para garantir a conclusão do curso, como as dificuldades financeiras e a falta de apoio institucional adequado.