Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019 por Assunto "educação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRetratos das Pedagogias Feministas: uma reflexão sobre o Programa Novo Mais Educação no Colégio Estadual Antônio Bahia(2019-09-24) Ferreira, Daniele LopesEsta pesquisa intitulada Retratos das Pedagogias Feministas: uma reflexão sobre o Programa Novo Mais Educação no Colégio Estadual Antônio Bahia busca compartilhar experiências de práticas insurgentes que aconteceram durante a execução do Programa Novo Mais Educação no ano de 2017 e 2018 na referida escola. As pedagogias feministas são práticas que problematizam os/as sujeitos/as e seus cotidianos a partir dos marcadores de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade, territorialidade, numa miragem das encruzilhadas. Ademais, são pedagogias que buscam visibilizar as experiencias localizadas e que valorizam os diversos saberes históricos e político-sociais de corpos generificados e racializados que, ao longo de sua trajetória de vida foram subalternizados (Hooks, 1994; Sandenberg, 2004; Martinez, 2016; Cardoso e Paiva, 2011). Assim, cortejei refletir como essa prática lastreada por esses marcadores deslocou o cotidiano da escola, bem como a formação política dos/as estudantes, tendo como apoio metodológico a História Oral e fontes escritas. Nesse sentido, foi possível perceber, principalmente pelas lentes da oralidade e das produções literárias dos/as estudantes, que as Práticas Pedagógicas Feministas podem ser pensadas como uma possibilidade potente, capaz de desmantelar o construto de sociedade imposta pela colonização que, ao longo de séculos têm norteado de forma violenta o modo de ser e viver das/os sujeitas/os.