Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019 por Assunto "Estudantes negras"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Água Negra e Outras Águas”: instrumento de empoderamento e representatividade para as estudantes negras baianas do ensino médio público(2019-09-23) Oliveira, Jessica dos AnjosEste trabalho busca analisar como o livro poético ―Água Negra e Outras Águas‖ (2016) da autora negra baiana Lívia Maria Natália de Souza Santos pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado das estudantes negras do ensino médio público da Bahia. Dessa maneira, procura-se apreender a significância da literatura negra feminina para a representatividade e empoderamento dessas alunas. Ademais, este estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, considerando a natureza do objeto, utilizou-se do recurso da referenciação teórica com base nas ideias, principalmente de Ana Rita Santiago da Silva (2010), Audre Lorde (1984), bell hooks (1995), Florentina da Silva Souza (2005), Luiz Cuti (2010), Munanga (1996), Regina Dalcastagnè (2005) e Stuart Hall (2005). Além disso, analisa também documentos oficiais como a LDB (1996), os PCNEM (2000) e a BNCC (2018) no que se referem a literatura na escola. Assim, a pesquisa apontou que os poemas de ―Água Negra e Outras Águas‖ correspondem ao esperado pelos documentos legais ligados ao ensino e contribuem para o gerenciamento de situações de conflito no espaço escolar. Diante disso, pode-se concluir que o trabalho pedagógico com essa obra literária possibilita a propagação de uma educação antirracista.