Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019 por Assunto "Escola"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGênero e o Cotidiano Escolar da Educação Infantil(2019-09-20) Machado, Carlos Élber RibeiroEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no programa de pós- graduação latu senso da UNEB, no curso de Especialização em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores. A partir de observações relacionadas construção de hábitos relacionados às questões de gênero, o trabalho descreve a organização dos ambientes, elementos, objetos e práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil. O cenário analisado foi uma escola de ensino infantil da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, com público da amostra composto por alunos de faixa etária entre 04 e 10 anos. A metodologia de pesquisa que orientou esse estudo é de abordagem qualitativa de acordo com as ciências humanas e sociais, com inspiração etnográfica. A pesquisa foi desafiadora no sentido de perceber através de um olhar crítico reflexivo as relações de gênero no cotidiano da educação infantil. Foi possível perceber que as relações de gênero são construídas com base em costumes, valores, signos e significados herdados historicamente e não simplesmente construídos pelas crianças. Percebe-se que as relações de gênero são representações sociais que constroem identidades, mas que estão sempre se (re)constituindo, por isso são instáveis e passíveis de transformação. Por fim, no que se refere às questões de gênero e sexualidade foi possível notar que é preciso criar estratégias que esclareçam e estimulem a reflexão da comunidade escolar com relação a essa temática. Portanto, o espaço analisado não se apresenta como um espaço plural no qual há uma problematização e superação dos processos de discriminação, e sim como um espaço gerador e reprodutor de uma educação sexista.
- ItemNegrificar: uma pedagogia negroreferenciada nas aulas de teatro no ensino público estadual(2019-09-13) Jesus, Camila Bonifácio Santos deNeste trabalho trouxe minha pesquisa cotidiana como professora na disciplina de Artes/Teatro que envolve a pedagogia do Negrificar. Criado e coordenado por mim como projeto, mantido e fortalecido pela comunidade escolar como um programa, segue com estudantes das serieis finais do ensino fundamental II do turno matutino na Escola Dom Avelar Brandão Vilela, escola púbica localizada na periferia de Salvador. O Negrificar tem como objetivo principal, trazer os aspectos do ser negra e negro no Brasil de hoje a partir de um olhar protagonizado pela juventude. Este trabalho, desenvolvido como estudo de caso, analisou os sete anos de existência do Negrificar, a partir das aulas de teatro teóricas e práticas que proporcionam aos estudantes revelar seus marcadores sociais, a partir de ações artísticas transformadoras de libertação das opressões sofridas.