Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019
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Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019 por Assunto "Docente de creche"
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- ItemSer Docente de Creche: Identidade étnico-racial e políticas públicas na educação no município de Lauro de Freitas(2019-08-15) Pinheiro, Carla SantosO presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a formação da identidade étnico-racial da docente educadora de creche através do exame da implementação da temática de diversidade étnico-racial em políticas públicas no campo da Educação no contexto do município de Lauro de Freitas (BA), localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por meio do projeto, procurou-se identificar e compreender as questões raciais que atravessam a Educação Infantil no município, analisando possíveis reproduções de modelos de educação, quer seja no víeis excludente ou na perspectiva da construção de um currículo pluricultural. A pesquisa de caráter qualitativa teve a Secretaria Municipal de Educação como lócus de pesquisa através de entrevistas com técnicos/as da educação municipal, com destaque ao olhar sobre o papel da formação inicial e continuada para o cumprimento dos dispositivos legais no ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Neste mesmo sentido, analisou tanto dados concernentes à identificação étnico racial de docentes de creche quanto documentos com abordagem sobre diversidade na Educação Infantil em âmbito nacional e municipal. A pesquisa apontou que o município de Lauro de Freitas é indiferente quanto à produção de políticas públicas educacionais arquitetadas e orquestradas que considerem a identidade étnico-racial da profissional do magistério em creche e práticas promotoras da igualdade racial. Evidencia que tanto nas representações do poder executivo quanto nas unidades escolares práticas de educação para as relações étnico-raciais são concretizadas em decorrência do engajamento político dos sujeitos e não por causa de uma política de governo ou de Estado. Diante disso, pode-se afirmar que a construção de uma educação antirracista, de um currículo alicerçado em práticas promotoras da igualdade racial depende do comprometimento e engajamento de toda a sociedade.