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Navegando Graduação por Assunto "cognitivo"
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- ItemO papel do brincar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Oliveira, Kaliane Silva; Mendes, Cristiane Soares; Nascimentо, Monica Pinchemel; Souza, Paulo José de; Ruas, Lilian de Souza SantosO presente estudo tem como objetivo geral conhecer a importância do brincar e do lúdico no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança e como objetivos específicos conhecer a perspectiva do brincar nos documentos oficiais; compreender o papel do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança; analisar o papel da brincadeira e do lúdico na educação infantil e discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança como atividade principal. Trata-se de uma pesquisa científica bibliográfica e documental a qual com base em pesquisas, revisões sistemáticas de artigos publicados em revistas científicas e obras de Piaget (2011), Vygotsky (1994), Kishimoto (2010) e Friedmann (2013), busca responder a seguinte problemática: De que forma o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, potencializando o seu processo formativo na educação infantil? Desse modo, recorremos ao ordenamento legal em documentos oficiais como a BNCC (2018), o ECA (1990), o RCNEI (1998) e a LDB (2017), os quais retratam o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança que estimula a imaginação e sua criatividade, além de desenvolver suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, e se busca entender que o brincar e o ato de se divertir é um direito de toda criança na educação infantil e descrever a importância da brincadeira no desenvolvimento e no processo formativo da criança. Será apresentado aos leitores o papel do brincar na educação infantil, o qual influencia no processo de aquisição do saber da criança e auxilia nas suas dificuldades proporcionando assim meios para que haja um ensino aprendizagem de qualidade e a importância do papel do professor e da instituição escolar no processo de desenvolvimento da criança. Este estudo busca evidenciar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, e facilitar a compreensão de como a brincadeira atua no desenvolvimento da criança e como esse brincar favorece aprendizagens significativas na educação infantil.