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- ItemEJA e multisseriação no contexto urbano: um relato de pesquisa-ação(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-25) Santos, Ariana Costa dos; Santos, Elinalva Conceição; Brandão, Ybyrá Ybyraçú Antekren Duarte; Stopilha, Ana Licia de Santana; Jesus, Thamires Soares RicardoA Educação de Jovens, Adultos e idosos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei, inserida em políticas educacionais nacionais. No contexto urbano, a EJA em classes multisseriadas exige a articulação de saberes diversos em um mesmo espaço, marcada pela heterogeneidade de perfis e trajetórias escolares interrompidas. Este trabalho tem como objeto de estudo a EJA em uma classe multisseriada, com localização urbana, na cidade de Valença-Bahia e traz como problemática: Como se desenvolve a organização do trabalho pedagógico no contexto educacional da turma multisseriada da EJA na Escola Municipal Jutahy Magalhães? Como objetivo geral iremos compreender como ocorre a organização do trabalho pedagógico em uma turma multisseriada da EJA em área urbana, considerando os desafios relacionados aos diferentes níveis de aprendizagem, aos recursos disponíveis e ao contexto social da escola. Para justificar esse objetivo, partiu-se da reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico desenvolvida durante o estágio curricular, pois a realidade encontrada e demonstrou o quanto se faz necessário um aprofundamento da formação pedagógica capaz de lidar com uma realidade, onde as escolas enfrentam uma escassez de estrutura e material didático capazes de valorizar os saberes prévios dos estudantes, estimular a autonomia, promovendo um ambiente atrativo e formativo de maneira que alfabetize e evite a evasão de um público marcado pela exclusão social como é o sujeito da EJA. A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, onde envolveu uma análise documental sobre EJA e classes multisseriadas no projeto político pedagógico da escola analisada, nos dados obtidos através da Secretaria Municipal de Educação de Valença - BA, bem como em políticas públicas e legislações sobre o tema construídas pelas esferas municipal, estadual e federal. Partiu-se também de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de EJA multisseriada na Escola Municipal Jutahy Magalhães, onde adotou-se o método “...”, entre as referências bibliográficas revisitadas neste trabalho referenciamos os seguintes autores (Freire, 2018, 2008; Saviani, 2007; Miguel Arroyo, 2014; Morgan, 1997). Como resultado da pesquisa trouxemos os seguintes apontamentos: foi possível verificar que a turma analisada, interagiu significativamente quando foi levado para sala de aula atividades conectadas ao seu cotidiano, demostrando assim que a EJA apesar dos desafios interage melhor quando o conteúdo é contextualizado; nota-se a necessidade de políticas públicas, legislações, formação docente e pesquisas que contemplem a realidade da EJA em classes multisseriadas urbanas.
- ItemA importância da atividade lúdica nos processos de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade - TDA/H(0025-07-23) Leal, Janilva Guedes; Rosário, Cristiane de Oliveira doO presente artigo discorre sobre a importância da atividade lúdica nos processos de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade – TDA/H. Para nortear nossa pesquisa elaboramos a seguinte questão: Como ocorrem os processos de alfabetização e letramento de crianças com TDA/H e quais alternativas de ensino podem ser indicadas para o melhor aprendizado desses processos dessas crianças? A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foi realizada a partir do levantamento em bases como plataforma Sucupira (CAPES), Google Acadêmico e Scielo, tendo como objetivo geral pesquisar sobre a importância da atividade lúdica nos processos de letramento e alfabetização em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção – TDA/H, e como a literatura destaca alternativas de ensino para o melhor aprendizado dessas crianças. O estudo revelou que, embora o TDA/H resulte em dificuldades consideráveis nos processos de alfabetização e letramento, é preciso que os professores tenham informações mais precisas sobre o TDA/H, podendo assim desenvolver caminhos pedagógicos, de modo que seus alunos não se sintam excluídos, mas incluídos nas atividades. Uma alternativa indicada por diversos autores é a utilização da atividade lúdica como prática de ensino, pois minimiza os problemas de desatenção, inquietude, irritabilidade e comportamentos hiperativos, potencializando a aprendizagem, consequentemente o desenvolvimento. Concluindo, a presença do jogo na sala de aula pode facilitar a comunicação e interação social e o desenvolvimento integral do aluno com TDA/H.
- ItemIdentificação e análise do condicionamento físico aeróbico de pessoas asmáticas da cidade de Jacobina-BA(2012) Silva, Eder Dias de AlmeidaA vertente da Saúde presente na Educação Física (EF) enfatiza a relevância e destaque que a mesma apresenta na profilaxia de doenças, possibilitando a intervenção do profissional de EF na prevenção e reabilitação de patologias, considerando principalmente as crônicas. A Asma é uma destas doenças crônicas, esta acomete pessoas em todo o mundo, mais de 300 milhões de indivíduos, no Brasil, estima-se que existam 20 milhões de asmáticos (STIRBULOV, 2012), portanto a Asma é um importante problema de saúde pública. O objetivo principal deste estudo é Verificar o condicionamento físico aeróbico de asmáticos na cidade de Jacobina-BA. No que concerne ao âmbito do estudo esta pesquisa (descritivo-explicativa) pode ser considerada de campo. Para a coleta de dados, em um grupo de 15 voluntários asmáticos, foi submetido a aplicação da anamnese e do questionário internacional de atividade física, além dos testes de campo: Cooper 2400 metros e Caminhada de 6 minutos. Para à análise de dados foi elaborado um banco de dados composto por tabelas e gráficos com as informações obtidas através da coleta, no programa Excel, os dados foram pré-codificados e processados. Posteriormente, a análise foi realizada no programa de computador stata 8.0 e o banco foi convertido no programa estatístico Stat Transfer, para o formato Stata/SE. Estes dados foram debatidos durante o capítulo Resultados/Discussão. O estudo mostrou que o VO2 Máx médio de 28,669 + 6,500 ml/kg/min, e a Distância média percorrida no TC6 de 578,960 + 41,218 metros do grupo estudado, estão abaixo dos parâmetros aceitáveis nos dois testes, este fato corrobora com as evidências de que a Asma realmente pode contribuir para um desempenho físico inferior. A comparação entre os testes de campo mostrou também a correlação positiva entre o VO2 Máx e o TC6, pois a cada 1% ou uma unidade que aumenta o VO2, o teste de caminhada de seis minutos aumenta em média 0,09. Assim concluindo-se, fica clara a necessidade da criação e aplicação de políticas públicas específicas para os asmáticos, principalmente na promoção de programas de exercícios físicos aeróbicos, pois o treinamento aeróbico regular na vida dos asmáticos constitui-se fator importante para a saúde do mesmo, aumentando o nível de VO2 Máx, promovendo adaptações cardiovasculares e pulmonares.
- ItemQual a responsabilidade civil do hospital particular diante do erro médico cometido em seu estabelecimento?(2018-06) Araújo, Maria Clara Vieira MoreiraO presente trabalho busca demonstrar como ocorre a responsabilização do hospital particular, diante do erro médico cometido em seu estabelecimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica com o estudo de normas do ordenamento jurídico, sobretudo o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, além da análise de jurisprudências referentes ao referido tema. Nesse sentido, busca-se analisar a natureza jurídica da responsabilidade do hospital particular por erro médico, observando, primeiramente, a responsabilidade do profissional médico condicionada à verificação de culpa (de forma subjetiva), em razão do seu enquadramento no parágrafo 4º do art.14 do Código de Defesa do Consumidor que dispõe sobre a exceção dos profissionais liberais; e, em seguida, analisando a responsabilidade do próprio hospital. Esta última se difere de acordo com o objeto do serviço prestado – podendo ser de serviços médicos e/ou hospitalares. A responsabilidade do hospital será subjetiva quando o dano decorrer de um erro relacionado ao seu profissional médico contratado ou preposto - de forma solidária; e objetiva quando relacionada a danos decorrentes da falha do seu serviço meramente hospitalar ou pelos atos dos seus outros funcionários (com exceção do médico). Por fim, não haverá responsabilidade do nosocômio quando o dano for resultado do erro de um profissional que não faça parte do seu quadro clínico. Fica demonstrado, assim, que é necessário analisar de onde decorre o erro que ocasionou o dano sofrido pela vítima, para, então, determinar a responsabilidade do médico e/ou do hospital.
- ItemQuase homem, quase mulher, quase gente: o binarismo no sistema penal e a identidade de gênero travesti no cárcere.(2018-07) Oliveira, Patrícia da SilvaA presente pesquisa visa analisar como o sistema penal brasileiro lida com as identidades de gênero que estão fora do padrão binário socialmente estabelecido no momento do cárcere, em especial com a identidade travesti. A partir de doutrinas sobre gênero e sexualidade, bem como através da análise de leis e políticas contra a discriminação, buscou-se expor os problemas e contradições referentes ao tema. Foi desvelado que o sistema jurídico construiu-se sob uma perspectiva binária limitando-se a legitimar a existência de homens e mulheres a partir do sexo biológico. Assim, a identidade de gênero travesti é extremamente vulnerabilizada, fato que se intensifica no momento do cumprimento da pena privativa de liberdade. Concluiu-se que a despeito dos avanços no tratamento destinado aos indivíduos que não obedecem à ordem binária no momento do endereçamento a unidades prisionais, ainda persiste a sobreposição de aspectos biológicos à identidade de gênero.
- ItemA (im)possibilidade de equiparação total do companheiro ao Cônjuge para efeitos sucessórios.(2018-12) Santos, Fabrícia Lilian MenezesEste trabalho tem o objetivo de delinear a progressão do direito sucessório do companheiro na legislação civilista brasileira, iniciando pela discussão da temática no período anterior à Constituição Federal de 1988, quando inexistia debate sucessório na ordem jurídica, construindo-se um enfoque nas soluções jurisprudenciais, que resultaram nas Súmulas 380 e 382, do Supremo Tribunal Federal. Faz-se uma análise da incidência da doutrina civil constitucional quando da ocorrência de reconhecimento constitucional da união estável, perpassando o período de lacuna legislativa acerca da regulamentação da matéria até o advento das Leis n. 8.971/94 e n. 9.278/96. Analisa-se o tratamento sucessório do companheiro disposto no Código Civil de 2002, com enfoque no artigo 1.790 e sua posterior declaração de inconstitucionalidade nos autos dos Recursos Extraordinários nº 878.694-MG e 646.721-RS. Discute-se a situação do companheiro no cenário jurídico atual, diante da equiparação parcial ao cônjuge, apenas no tocante ao artigo 1.790 e a omissão quanto à aplicabilidade dos demais direitos sucessórios, especialmente no que se refere à colocação do companheiro no rol de herdeiros necessários, bem como a concessão do direito real de habitação ao companheiro sobrevivo. Para tanto, utilizou-se método e técnicas de pesquisa que incluem a análise bibliográfica, trazendo uma investigação doutrinária e da produção legiferante sobre o assunto proposto, lançando mão de um diagnóstico jurisprudencial.
- ItemA Pena Privativa de Liberdade e o Sistema de Organização Prisional(2019-06) Piauhy, Pablo Diego AndradeEsta monografia tem como objetivo apresentar a relação da Pena Privativa de Liberdade com sistema prisional brasileiro, as suas problemáticas e incongruências com os direitos constitucionais e a legislação de execuções penais. É com base nesta apresentação que se mostra a real necessidade de novos olhares acerca da pena privativa de liberdade, com o intuito de melhorar a qualidade e o real propósito de ressocialização dos presídios brasileiros.
- ItemReflexões acerca do projeto político-pedagógico (2007 a 2010; 2014 a 2017) do ensino fundamental I no subsistema I e II da comunidade do Orobó – Valença (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Costa, Jocácia de Jesus; Andrade, Aline de Oliveira; Brandão, Jefferson Duarte; Paixão, Cristiane Santos de SouzaO presente artigo trata-se sobre reflexões a acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP), durante os anos de 2007 a 2010; e 2014 a 2017, do Ensino Fundamental I no Subsistema I e II da Comunidade do Orobó- Valença-BA, o objetivo geral é refletir sobre a educação do Ensino Fundamental I com base nos Projetos Políticos Pedagógicos (2007 a 2010; 2014 a 2017) para tal, os procedimentos da pesquisa foram de cunho bibliográfico, documental e descritiva. Utilizando os PPP dos Subsistemas Educacionais I e II da Comunidade do Orobó, entrevistas semiestruturadas, artigos, livros e sites, assim, a abordagem foi qualitativa analisando dados que foram coletados e tecendo reflexões com base neles. Desse modo, o artigo apresenta reflexões e dados sobre o ensino da comunidade do Orobó, a estrutura das escolas, o impacto dos transportes e estradas, a valorização dos saberes locais dando ênfase no fortalecimento da participação da comunidade no processo educativo, logo, há no artigo uma contextualização das potências e histórias que compõem o Orobó. Percebeu-se que a existência e efetivação do Projeto Político Pedagógico é essencial para orientar a prática pedagógica, bem como, envolver a comunidade e fortalecer a prática pedagógica dos profissionais, consequentemente garantindo o direito à educação de qualidade que emancipe os sujeitos.
- ItemConselho tutelar e escola: reflexões acerca de uma relação necessária(2025-07-22) Teles, Jozeane de Jesus AlmeidaO presente artigo tem como tema a relação entre o Conselho Tutelar e a escola, destacando sua importância como instrumentos sociais na proteção de crianças e adolescentes. A pesquisa partiu da percepção da necessidade de uma articulação eficaz entre ambas as instituições, com o objetivo de discutir como essa interação ocorre, identificando fatores que a fortalecem ou fragilizam essa relação. Adota-se uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e documentais. Os resultados revelam que Conselho Tutelar e escola são aliados essenciais na garantia do direito à educação. No entanto, a relação é prejudicada, sobretudo, pela ausência de comunicação e pelo desconhecimento mútuo de suas funções. O fortalecimento ocorre por meio do diálogo contínuo e da atuação conjunta, comprometida com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Assim, tanto o Conselho Tutelar quanto a escola têm o dever de assegurar esses direitos de forma colaborativa, sendo o fortalecimento dessa relação essencial para garantir, de maneira eficaz, os direitos das crianças e adolescentes no ambiente social.
- ItemRelação entre neurociência e educação: importância do estudo para a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Magalhães, Anna Carla dos Santos; Carneiro, Éverton Nery; Souza, Paulo José Gonçalves de; Barbosa, Alan RangelA presente pesquisa busca compreender a relação entre neurociência e educação, bem como a importância desse estudo para a formação docente. Foi possível observar, com o passar dos séculos, uma trajetória evolutiva dos conhecimentos sobre o cérebro. Após diversos estudos realizados por cientistas, filósofos e médicos, chegou-se ao entendimento de que o cérebro está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem. A neurociência se destaca como um campo interdisciplinar que abrange os estudos do sistema nervoso, permitindo compreender como o cérebro funciona, sobretudo, durante o aprendizado. Portanto, no contexto da educação, esse campo proporciona conhecimentos significativos que possibilitam ao docente elaborar práticas pedagógicas que possam potencializar a aprendizagem do educando. Partindo dessa compreensão, os estudos da neurociência são fundamentais durante o processo de formação docente. Nesse sentido, a pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: de que maneira os conhecimentos produzidos pela neurociência, quando articulados ao campo educacional, podem contribuir para a construção da formação docente? Com base nesse questionamento, a pesquisa apresenta como o sistema nervoso está intimamente ligado com o processo de aprendizagem e como a compreensão do seu funcionamento pode favorecer as práticas pedagógicas. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho corresponde à pesquisa bibliográfica, constituída principalmente de materiais já elaborados, e exploratória que proporciona mais informações sobre o assunto estudado. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, que se preocupa em interpretar e compreender o tema. Os resultados encontrados na pesquisa apontam para a importância de compreender a relação entre neurociência e educação, e como esse estudo pode contribuir de forma significativa para que os docentes potencializem as suas práticas na sala de aula.
- ItemPedagogia e envelhecimento ativo: inclusão social de idosos em espaços não formais de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Santos, Helena Cerqueira dos; Mattos, Nicoleta Mendes de; Carneiro, Everton Nery; Stopilha, Ana Licía de SantanaO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda as contribuições da pedagogia para o envelhecimento ativo e a inclusão social de mulheres idosas em espaços não formais de aprendizagem. A questão que orienta o estudo é: Como as práticas educativas realizadas em espaços não formais, a exemplo dos projetos UATI e NUPESPI, favorecem o envelhecimento ativo e a inclusão social de pessoas idosas? A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica e análise documental de relatórios institucionais dos projetos UATI e NUPESPI, vinculados à UNEB – Campus XV, tendo como objetivo: A fundamentação teórica permitiu a discussão dos conceitos de envelhecimento ativo, feminização da velhice, inclusão social e educação em espaços não formais. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços promovem autonomia, autoestima e participação social entre as idosas participantes. Destacam-se, ainda, os desafios enfrentados pelas educadoras e pelas instituições, como a limitação de recursos e a necessidade de políticas públicas mais efetivas. Conclui-se que a educação em espaços não formais representa uma estratégia relevante para a promoção da cidadania e da qualidade de vida na velhice, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade.
- ItemO papel do brincar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Oliveira, Kaliane Silva; Mendes, Cristiane Soares; Nascimentо, Monica Pinchemel; Souza, Paulo José de; Ruas, Lilian de Souza SantosO presente estudo tem como objetivo geral conhecer a importância do brincar e do lúdico no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança e como objetivos específicos conhecer a perspectiva do brincar nos documentos oficiais; compreender o papel do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança; analisar o papel da brincadeira e do lúdico na educação infantil e discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança como atividade principal. Trata-se de uma pesquisa científica bibliográfica e documental a qual com base em pesquisas, revisões sistemáticas de artigos publicados em revistas científicas e obras de Piaget (2011), Vygotsky (1994), Kishimoto (2010) e Friedmann (2013), busca responder a seguinte problemática: De que forma o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, potencializando o seu processo formativo na educação infantil? Desse modo, recorremos ao ordenamento legal em documentos oficiais como a BNCC (2018), o ECA (1990), o RCNEI (1998) e a LDB (2017), os quais retratam o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança que estimula a imaginação e sua criatividade, além de desenvolver suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, e se busca entender que o brincar e o ato de se divertir é um direito de toda criança na educação infantil e descrever a importância da brincadeira no desenvolvimento e no processo formativo da criança. Será apresentado aos leitores o papel do brincar na educação infantil, o qual influencia no processo de aquisição do saber da criança e auxilia nas suas dificuldades proporcionando assim meios para que haja um ensino aprendizagem de qualidade e a importância do papel do professor e da instituição escolar no processo de desenvolvimento da criança. Este estudo busca evidenciar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, e facilitar a compreensão de como a brincadeira atua no desenvolvimento da criança e como esse brincar favorece aprendizagens significativas na educação infantil.
- ItemAs contribuições da etnomatemática para a educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática de 2018 a 2025(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Sheiva Azevedo dos; Barreto, Maria Raidalva Nery; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Andrade, Aline de OliveiraA presente pesquisa busca analisar as contribuições da etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da revisão sistemática, no período de 2018 a 2025. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em métodos bibliográficos e documentais, que permitiram a identificação de diferentes produções acadêmicas relacionadas ao tema. O estudo fundamenta-se nas percepções de D’Ambrosio (2023) que reconhece a etnomatemática como uma abordagem que valoriza os saberes culturais e as práticas matemáticas para além do ambiente escolar. Os resultados da investigação indicam que essa abordagem contribui significativamente para o ensino da EJA, ao possibilitar um processo educativo contextualizado, articulando os conhecimentos escolares às experiências de vida dos estudantes e fortalecendo suas identidades socioculturais. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma formação docente continuada e qualificada para o trabalho com a etnomatemática, bem como a superação de práticas pedagógicas tradicionais que ainda desconsideram a diversidade cultural presente na EJA.
- ItemA criança e o processo de construção das hipóteses de escrita no 3º ano dos anos iniciais.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Araújo, Eveli Costa de; Perin, Rosemary Rufina dos Santos; Carneiro, EvértonEsta pesquisa tem como objetivo identificar as metodologias no processo de construção de escrita com criança do 3º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, considerando uma abordagem qualitativa e baseada em revisão bibliográfica. A investigação parte a partir das contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Soares (2018), Garrido (2010, p.35), que evidenciam a escrita como uma construção ativa da criança. O estudo buscou-se identificar e analisar as fases do desenvolvimento da escrita, a metodologia utilizada no processo da construção de escrita, bem como, indicar os recursos utilizados, observando como os alunos constroem sentido e lógica ao produzir textos, mesmo antes da alfabetização convencional estar consolidada. A pesquisa também discute o papel do professor como mediador no processo de alfabetização e letramento, além dos recursos metodológicos que favorecem a evolução das hipóteses de escrita. Os dados foram obtidos por meio da análise de obras teóricas e artigos científicos, sem a realização de trabalho de campo. Os resultados apontam que, mesmo no 3º ano, muitas crianças ainda transitam entre diferentes fases de escrita, o que reforça a importância de práticas pedagógicas que respeitem o ritmo individual de aprendizagem e promovam o avanço no sistema alfabético. A pesquisa contribui para a reflexão sobre as estratégias de ensino voltadas à escrita infantil, oferecendo caminhos para a atuação pedagógica nos anos iniciais.
- ItemTaperistória: uma proposta para o ensino da história local por meio do jogo de tabuleiro(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Guimarães, Lizandra Pimentel; Lago, Andréa Ferreira; Andrade, Aline; Moutinho, Augusto; Barros, SuryaA presente pesquisa tem como objetivo compreender como a história local pode ser abordada por meio da criação de um jogo de tabuleiro, visando contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada. A partir do entendimento de que o ensino da História deve considerar as experiências e os espaços vividos pelos educandos, desenvolveu-se o protótipo intitulado Taperistória, voltado para a valorização dos aspectos históricos, culturais, políticos e geográficos do município de Taperoá-BA. A proposta fundamenta-se na perspectiva do jogo como estratégia pedagógica que estimula o engajamento, a interação, a criatividade e a construção de saberes. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e natureza aplicada, baseada na elaboração de um jogo de tabuleiro como proposta para o ensino da história local. Espera-se que esta proposta incentive novas práticas pedagógicas voltadas ao ensino de História, por meio da articulação entre o conteúdo escolar e a vivência dos educandos.
- ItemA importância da afetividade no ambiente de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-10) Santos, Iasmin de JesusO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da afetividade no ambiente de aprendizagem na Educação Infantil. Entre os objetivos específicos, destacam-se: apresentar a relação entre afetividade e aprendizagem na Educação Infantil; analisar estudos e produções acadêmicas que versam sobre a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem; explicitar as contribuições teóricas a respeito da afetividade e aprendizagem e discutir o impacto da relação professor-aluno na formação emocional e cognitiva das crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entende-se que o desenvolvimento integral das crianças vai além dos aspectos cognitivos, mas abrange também aspectos emocionais, afetivos, físicos e linguísticos. Assim, a afetividade é considerada um aspecto essencial no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, visto que, influencia na autoestima, segurança e motivação destas no ambiente de aprendizagem, podendo ser ele escolar ou não. Nesse contexto, a escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender o impacto das relações afetivas no ambiente escolar e como elas podem ser trabalhadas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Verifica-se que quando há vínculos afetivos na relação professor-aluno, há sucesso na aprendizagem. Por outro lado, a ausência destes vínculos pode dificultar a aprendizagem, o desenvolvimento emocional e a relação professor-aluno. Nesse contexto, para embasar a discussão do trabalho, serão abordadas as contribuições de autores como, Lev Vygotsky, que trata sobre o desenvolvimento proximal e a importância da interação social; Henri Wallon, que versa sobre emoção e afetividade no desenvolvimento infantil; Jean Piaget, no que diz respeito à construção do conhecimento na infância. E, além desses teóricos, serão analisados estudos recentes que tratam da afetividade na educação infantil e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando fontes como livros, artigos científicos, legislações, sites e revistas. Em suma, espera-se que este trabalho contribua para a valorização das relações afetivas na prática pedagógica e incentive uma educação mais acolhedora, voltada para o desenvolvimento integral da criança.