Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "alternativas de ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da atividade lúdica nos processos de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade - TDA/H(0025-07-23) Leal, Janilva Guedes; Rosário, Cristiane de Oliveira doO presente artigo discorre sobre a importância da atividade lúdica nos processos de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade – TDA/H. Para nortear nossa pesquisa elaboramos a seguinte questão: Como ocorrem os processos de alfabetização e letramento de crianças com TDA/H e quais alternativas de ensino podem ser indicadas para o melhor aprendizado desses processos dessas crianças? A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foi realizada a partir do levantamento em bases como plataforma Sucupira (CAPES), Google Acadêmico e Scielo, tendo como objetivo geral pesquisar sobre a importância da atividade lúdica nos processos de letramento e alfabetização em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção – TDA/H, e como a literatura destaca alternativas de ensino para o melhor aprendizado dessas crianças. O estudo revelou que, embora o TDA/H resulte em dificuldades consideráveis nos processos de alfabetização e letramento, é preciso que os professores tenham informações mais precisas sobre o TDA/H, podendo assim desenvolver caminhos pedagógicos, de modo que seus alunos não se sintam excluídos, mas incluídos nas atividades. Uma alternativa indicada por diversos autores é a utilização da atividade lúdica como prática de ensino, pois minimiza os problemas de desatenção, inquietude, irritabilidade e comportamentos hiperativos, potencializando a aprendizagem, consequentemente o desenvolvimento. Concluindo, a presença do jogo na sala de aula pode facilitar a comunicação e interação social e o desenvolvimento integral do aluno com TDA/H.