Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Assunto "Ciberespaço"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscrita criativa e mediação leitora no ensino fundamental: Práticas multiletradas por meio de fanfics(2022-12-21) Trapiá Filho, João de Sá AraújoBasta olhar como a sociedade se relaciona a partir da popularização da Internet para perceber que as relações propiciadas pela linguagem mudaram ao decorrer da história, requerendo novas habilidades para que as interações se efetivassem. Ou seja, se a multiplicidade de linguagens circundava a humanidade muito antes da invenção do ciberespaço, com palavras, gestos, entonações carregados de significados, com ele tal multiplicidade de linguagens foi potencializada, exigindo dos sujeitos conhecimento técnico sobre o próprio funcionamento dos computadores, mas também de como as linguagens se materializam pela mediação desses aparelhos. Assim, os contextos escolares devem propor, portanto, práticas pedagógicas que estejam alinhadas a tais mudanças, visto que não dá para se pensar na escola desprendida do seu contexto social. Portanto, este trabalho, ao reconhecer as multiplicidades de semioses, de linguagens, de mídias e de culturas que transitam na sociedade, percebe-se o ciberespaço como terreno fértil para a potencialização desses textos multimodais e, a partir da escrita criativa de textos literários, reconhece-se no gênero fanfic possibilidade de práticas multiletradas, já que tal gênero encontrou na Internet abrigo para suas características multimodais fossem intensificadas. Por isso, objetivou-se investigar as implicações das práticas multiletradas com a mediação de leitura e a escrita criativa na produção de fanfics nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O presente trabalho desenvolveu-se em uma escola pública do interior de Pernambuco a partir de uma Pesquisa & Desenvolvimento, com abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise as produções textuais dos participantes, com autoavaliação da prática interventiva. O percurso metodológico deu-se a partir de oficinas divididas em quatro momentos, sendo a primeira responsável por desenvolver as habilidades dos estudantes de leitura literária de textos impressos; a segunda destinada à mediação leitora no ciberespaço; a terceira destinada a propor reflexões acerca da Escrita Criativa e de como esta pode potencializar a produção de textos literários e, por fim, a quarta, que tinha como intenção a produção autoral de fanfics no ciberespaço sobre Nárnia a partir de práticas multiletradas no site Spirit Fanfiction. Com esta proposta, foi possível perceber que, assim como a leitura, a escrita requer mediação para que os estudantes possam desenvolver as habilidades necessárias para atuar efetivamente em cada um desses eixos, sendo a Escrita criativa e as sete habilidades de leitura (conexão, inferência, conhecimento prévio, perguntas ao texto, visualização, sumarização, síntese) propostas potencializadoras da leitura e da produção de textos literários. Além disso, constatou-se que, a partir do gênero fanfic, é possível que haja o desenvolvimento dessas técnicas de leitura e de escrita com olhar para as práticas multiletradas no ciberespaço, já que tal gênero, comumente, transita nesses ambientes e, consequentemente, carrega em si essas marcas multimodais.