Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis por Assunto "Bahia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpacto do ‘programa Luz para Todos’ para a população rural da Bahia. (2003 - 2013)’(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Silva, Gildeir Pereira; Medrado, JoanaO artigo analisa as implicações do Programa Luz para Todos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010), na vida da população rural do Estado da Bahia. O programa, criado em 2003 pelo Ministério das Minas e Energia e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tinha como objetivo a universalização do serviço de energia elétrica, trouxe benefícios para a região, historicamente marcada pela carência de políticas públicas. O processo de eletrificação no Brasil ganha destaque na década de 1930 a partir da centralização das atividades pelo Estado, que além de gestor passou a grande investidor para o fomento do setor elétrico. Com isso, houve a criação de empresas estatais e hidrelétricas por todo o país criando as condições para o desenvolvimento regional, mas atendendo mais os centros urbanos e industriais, com vistas a fortalecer a economia no meio global. Somente com o Luz para Todos é que as áreas rurais vão receber atenção federal que focou quase que exclusivamente nas comunidades com famílias excluídas do acesso à energia e, portanto, a sua cidadania plena.
- ItemO ensino de História durante as aulas remotas e híbridas: uma análise a partir dos cadernos de apoio à aprendizagem das escolas públicas da Bahia entre os anos de 2020-2021(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Batista, Amanda Dias; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA pesquisa analisa o que foi proposto no Ensino Remoto e Híbrido do componente de História a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, com o intuito de observar através do currículo as sequências didáticas e os conteúdos destes cadernos criados na Bahia entre os anos 2020 e 2021. Frente aos percalços do quadro social, em que houve a suspensão total das aulas no Brasil, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), viu-se a possibilidade de implementar o ensino virtual de forma remota e híbrida ao criar ferramentas como o Caderno de Apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o qual aguçou as inquietações para a elaboração desse trabalho centrado em explorar este material didático disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. A primeira proposta deste estudo se dedicou à coleta das fontes, que foram os cadernos de apoio dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os vídeos pedagógicos, a LDB de nº 9.394/96, BNCC de 2017 e PNE nº 13.005/14 para a discussão sobre as legislações que regulamentaram a criação desse material. No segundo momento, deu-se atenção ao plano de capítulo para melhor distribuição do que se pretendia discutir através dos objetivos geral, específicos e estruturação bibliográfica. No terceiro momento, efetuou-se a escolha bibliográfica partindo dos conceitos centrais que permearam a pesquisa. Com isso fez-se necessário discutir como os conteúdos contidos nesses Cadernos de Apoio foram abordados, ou seja, se seguiam uma linha eurocêntrica dada pela história oficial, ou propunham uma visão decolonial. Para a análise estruturou-se um caminho a partir dos seguintes elementos: sujeitos históricos, especificamente, os indígenas e suas representações; proposições temáticas; conteúdos e conceitos propostos; sequência didática; referencial teórico e bibliográfico.