Pós-graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-graduação por Assunto "Gestão do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemModelo para gestão do conhecimento nas práticas de pesquisa e extensão na educação superior(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-18) Oliveira, Cristiane Neves de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Pimenta, Lídia Boaventura; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Amorim, Antônio; Kritz, Maurício Vieira; Barreto, Maria Raidalva NeryO fenômeno central deste estudo girou em torno dos fatores que condicionam a difusão do conhecimento, gerado por projetos de pesquisa e extensão. Tendo como lócus da investigação a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o estudo considerou que os referidos projetos são relevantes para o cumprimento da finalidade da educação superior de produzir e difundir conhecimento, bem como, para inserção social da universidade pública e da interação ensinopesquisa-extensão, ao possibilitarem uma aproximação do conhecimento sustentado em bases disciplinares e científicas, com o conhecimento intencional, mas não profissional, que ocorre no cotidiano das diversas comunidades que formam a sociedade. Nessa direção, buscou-se identificar qual modelo de sistema de gestão do conhecimento conseguiria capturar a percepção individual de professores da universidade acerca do fenômeno central. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa e a pesquisa-aplicação, mais especificamente a Design Based Research (DBR), foi o método de procedimento adotado, isto é, aquele que constitui as etapas concretas da investigação. A modelagem do sistema foi baseada em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e em leitura histórico-cultural, fundamentada nos estudos de Lev Semyonovich Vygotsky. Partindo-se do pressuposto que os fenômenos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, o dialogismo de Michael Bakhtin e a interatividade foram os outros arcabouços conceituais analíticos utilizados no design do modelo. Após certo número de ciclos de aplicação da pesquisa por meio do sistema, com professores da aludida universidade, foi possível identificar alguns fatores condicionantes vinculados a questões estruturais institucionais locais e outros ao nível nacional. Desses dados qualitativos coletados resultaram, também, a construção de um modelo visual de apoio a execução dos referidos projetos e alternativas propositivas para aperfeiçoamento da administração educacional, cuja validação ocorreu colaborativamente pelos próprios participantes. Por fim, o modelo de sistema de gestão do conhecimento resultante possibilitou entender o fenômeno central que motivou a necessidade do estudo, ao tempo em que, os ciclos de aplicação da pesquisa contribuíram para a validação dos arcabouços conceituais utilizados no design do modelo.