Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de Jesus; Nunes, Josenilton Vieira; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Cosme Batista dosEstre trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.