Línguística, Letras e Artes
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Navegando Línguística, Letras e Artes por Assunto "educação"
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- ItemDE MÃOS DADAS E “NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA”: Yeda Antonita Pessoa de Castro(2025-12-09) Vitorino, César Costa; Rocha Filho, João Silva; Dourado, Lise Mary Arruda; Lopes, Verbena MourãoA nossa alegria em propor a concessão do título de Doutora Honoris Causa a Yeda Pessoa de Castro e participar desse momento histórico é permeada por um misto de sentimentos: grande afeto, honra e profundo respeito a essa grande mulher. No ato solene, a responsabilidade institucional traduz o anseio da comunidade acadêmica da UNEB com a aprovação que se deu, por unanimidade, pelo nosso Conselho Superior, órgão máximo de deliberação. A expressão em latim, que significa "por causa de honra", reitera o simbolismo dessa homenagem: um ato público que ultrapassa os muros da academia e transborda no reconhecimento à trajetória de vida e trabalho da mulher, pesquisadora, visionária e encantadora que, ao longo das suas andanças pelo mundo, foi semeando saberes e nos incentivando a refletir sobre as africanidades, baianidades ebrasilidades pelo fio condutor de seu conhecimento sobre as línguas e suas linguagens. Yeda Pessoa de Castro simboliza a memória e a projeção de futuro da relação sul-sul em sua essência, o que condiz com os nossos ideais enquanto instituição pública de educação superior, que assume como projeto ético as ações afirmativas e a produção de ciência nesse campo. Sua trajetória notável na área dos Estudos Linguísticos Africanos e Afrobrasileiros tem impactado de forma inspiradora e positiva a sociedade e a humanidade, seja junto àqueles que têm a felicidade de ouvi-la em convívio constante no grupo de pesquisa, seja por quem acessa pela leitura seus escritos ou ainda por quem a ouve atentamente em suas inúmeras entrevistas e vídeos, uma verdadeira inspiração para diferentes gerações.
- ItemFotografia e educação: o papel das imagens na (re)produção de representações sociais do Semiárido(2020-08) Simas, Lorena SantiagoO livro “Fotografia, educação e a representação social do Semiárido” é uma obra que estimula o uso da fotografia no ambiente educacional, facilitando o aprendizado dos estudantes e colaborando com a concepção de outras representações sociais sobre o Semiárido. A obra destaca que o ato fotográfico se tornou comum, inclusive nas escolas, porém mesmo com a proximidade que os estudantes têm com a fotografia ainda não está consolidada nos espaços educacionais como recurso didático. Assim, mostramos as possibilidades do uso da fotografia como recurso didático entre os estudantes de ensino médio de um colégio estadual, para iniciar a construção de outras representações sociais do Semiárido juazeirense, através das fotografias realizadas pelos estudantes. Além disso, mostramos que por meio da fotografia é possível ativar o olhar sensível e o senso critico dos participantes, que se sentem empoderados e capazes de gerar conhecimento.