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- ItemMeu corpo, meu jeito: identidades e (in) visibilidades de estudantes afro-brasileiras do ensino médio no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva(2020-11-27) Gomes, Joelma Floriano Tosta; Brito, Gilmário Moreira; Monteiro, Artemisa Odila Candé; Silva, Maria Cecília de Paula; Pereira, Olívia Santos; Queiroz, Delcele MascarenhasA dissertação “Meu Corpo, Meu Jeito: Identidades e (In) Visibilidades de Estudantes Afrobrasileiras do Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva” tem como objetivo compreender quais as percepções e os sentimentos das jovens estudantes afrobrasileiras relacionados às identidades étnico-raciais nas relações que estabelecem entre si e outros sujeitos inseridos na cultura escolar do referido colégio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa das observações registradas no cotidiano da sala de aula e de outros espaços de convivência e na escuta sensível de relatos e silêncios sobre os estereótipos corporais, recorrendo à metodologia da história oral na produção da fonte compartilhada entre a pesquisadora e as entrevistadas, registros documentais e com base em diálogos com a bibliografia: Hall (2006), Munanga (2002), Gomes (2012) e Fanon (2008) acerca de conceitos de identidades e invisibilidades; Dayrell (2007) sobre o processo de socialização da juventude no mundo contemporâneo; Antonacci (2013) a respeito dos sentidos histórico e cultural que produzem significados nas vozes e memórias corporais, Silva (2009) que reflete sobre a dimensão histórico-política do corpo na educação brasileira e Vidal (1990) com a proposta do uso do método da história oral na educação. No exercício para responder a questão de pesquisa, foi possível identificar tanto nos documentos que integram a rotina escolar e os indicadores na formação educacional, quanto nas manifestações corporais e lúdicas estabelecidas em movimentos individuais e atividades pedagógicas coletivas como a gincana escolar e, principalmente, a partir das histórias de vidas das estudantes que, apesar do esforço do Colégio em promover, em parceria com outras instituições, práxis que favorecem ampliar a visibilidade das estudantes através de ações sócio culturais relacionadas a dança e a cidadania, que ainda há sentimentos de discriminações fora do colégio, evidenciados nos preconceitos aos marcadores estéticos afro-brasileiros e às relações étnico-raciais.