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Navegando Pós-Graduação por Assunto "(Auto)biografia"
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- ItemBases epistemológica para uma educação indígena cristã na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-29) Vieira, Ana Paula Bispo; Santos, Luciano Costa dos; Giorgio, Borghi; Costa , Livia Alessandra Fialho daNeste estudo, buscou-se analisar os fundamentos da proposta de educação popular indígena cristã a partir de uma perspectiva que integra a epistemologia intercultural indígena, fundamentada na vida onírica. A proposta crítica destaca a necessidade de uma educação que respeite e valorize as subjetividades indígenas, contestando práticas educativas tradicionais que perpetuam a opressão e a desumanização. Além disso, argumenta-se a favor da criação de uma educação popular indígena que não apenas dialogue com a educação formal, mas também sirva como um meio de libertação social e cultural para os povos indígenas citadinos, tanto cristãos quanto não cristãos, reconhecendo sua diversidade e temporalidades. Os objetivos específicos incluem, entre outros, a investigação das bases epistemológicas que sustentam esta proposta, a exploração da interculturalidade e a reconfiguração do cristianismo da libertação em apoio a essa educação. Assim, busca-se estabelecer um diálogo significativo entre diferentes visões de mundo, promovendo uma prática educativa que valorize as vozes e experiências dos indígenas, contribuindo para a construção de um novo ethos social. Os principais aportes filosóficos utilizados para fundamentar a pesquisa incluem os escritos de Enrique Dussel, Ailton Krenak e Paulo Freire. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza básica e com possibilidade de aplicação futura. É exploratório em relação aos objetivos e adota como procedimento de pesquisa a (auto)biografia, sob o eixo do ato de narrar, entrelaçada com a educação popular baseada na vida onírica. Utilizou-se um caderno pessoal de autoconhecimento como documento ordinário. As bases epistemológicas que sustentam a proposta de educação popular indígena cristã, em sua instância filosófica, são pautadas pela transmodernidade, regida pela variabilidade indígena em ação específica. Já a instância educativa, voltada à criação de um conselho para os povos originários citadinos e ao estabelecimento de laços afetivos por meio do diálogo com os povos originários da floresta, tem como base epistemológica os sonhos indígenas, considerados uma disciplina formativa. Tais epistemologias constituem um potencial desestabilizador dos conhecimentos e formas de saber hegemônicos, sem negar a pluralidade de epistemes em cada contexto. No entanto, considera-se problemática a questão do reconhecimento da diversidade dos povos originários, quando não consideradas as suas respectivas etnias e a interseccionalidade.