Campus XV - Departamento de Educação(DEDC) - Valença
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Navegando Campus XV - Departamento de Educação(DEDC) - Valença por Palavras-chave "aprendizagem"
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- ItemA importância da afetividade no ambiente de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-10) Santos, Iasmin de JesusO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da afetividade no ambiente de aprendizagem na Educação Infantil. Entre os objetivos específicos, destacam-se: apresentar a relação entre afetividade e aprendizagem na Educação Infantil; analisar estudos e produções acadêmicas que versam sobre a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem; explicitar as contribuições teóricas a respeito da afetividade e aprendizagem e discutir o impacto da relação professor-aluno na formação emocional e cognitiva das crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entende-se que o desenvolvimento integral das crianças vai além dos aspectos cognitivos, mas abrange também aspectos emocionais, afetivos, físicos e linguísticos. Assim, a afetividade é considerada um aspecto essencial no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, visto que, influencia na autoestima, segurança e motivação destas no ambiente de aprendizagem, podendo ser ele escolar ou não. Nesse contexto, a escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender o impacto das relações afetivas no ambiente escolar e como elas podem ser trabalhadas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Verifica-se que quando há vínculos afetivos na relação professor-aluno, há sucesso na aprendizagem. Por outro lado, a ausência destes vínculos pode dificultar a aprendizagem, o desenvolvimento emocional e a relação professor-aluno. Nesse contexto, para embasar a discussão do trabalho, serão abordadas as contribuições de autores como, Lev Vygotsky, que trata sobre o desenvolvimento proximal e a importância da interação social; Henri Wallon, que versa sobre emoção e afetividade no desenvolvimento infantil; Jean Piaget, no que diz respeito à construção do conhecimento na infância. E, além desses teóricos, serão analisados estudos recentes que tratam da afetividade na educação infantil e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando fontes como livros, artigos científicos, legislações, sites e revistas. Em suma, espera-se que este trabalho contribua para a valorização das relações afetivas na prática pedagógica e incentive uma educação mais acolhedora, voltada para o desenvolvimento integral da criança.
- ItemRelação entre neurociência e educação: importância do estudo para a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Magalhães, Anna Carla dos Santos; Carneiro, Éverton Nery; Souza, Paulo José Gonçalves de; Barbosa, Alan RangelA presente pesquisa busca compreender a relação entre neurociência e educação, bem como a importância desse estudo para a formação docente. Foi possível observar, com o passar dos séculos, uma trajetória evolutiva dos conhecimentos sobre o cérebro. Após diversos estudos realizados por cientistas, filósofos e médicos, chegou-se ao entendimento de que o cérebro está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem. A neurociência se destaca como um campo interdisciplinar que abrange os estudos do sistema nervoso, permitindo compreender como o cérebro funciona, sobretudo, durante o aprendizado. Portanto, no contexto da educação, esse campo proporciona conhecimentos significativos que possibilitam ao docente elaborar práticas pedagógicas que possam potencializar a aprendizagem do educando. Partindo dessa compreensão, os estudos da neurociência são fundamentais durante o processo de formação docente. Nesse sentido, a pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: de que maneira os conhecimentos produzidos pela neurociência, quando articulados ao campo educacional, podem contribuir para a construção da formação docente? Com base nesse questionamento, a pesquisa apresenta como o sistema nervoso está intimamente ligado com o processo de aprendizagem e como a compreensão do seu funcionamento pode favorecer as práticas pedagógicas. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho corresponde à pesquisa bibliográfica, constituída principalmente de materiais já elaborados, e exploratória que proporciona mais informações sobre o assunto estudado. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, que se preocupa em interpretar e compreender o tema. Os resultados encontrados na pesquisa apontam para a importância de compreender a relação entre neurociência e educação, e como esse estudo pode contribuir de forma significativa para que os docentes potencializem as suas práticas na sala de aula.