Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas por Palavras-chave "Currículo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos do ensino de História no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes (1997-2001)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Paixão, Carlos Mateus Santos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia SantanaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história ensinada no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes, no período que corresponde os anos de 1997 a 2001. A escola encerrou suas atividades no ano de 2009, mas sua extinção ocorreu no ano de 2010. Esta pesquisa se orienta pela necessidade de compreender aspectos da cultura escolar, com ênfase no ensino de História, considerando a historicidade das práticas escolares. Nesse contexto, esse período foi marcado por mudanças significativas nas políticas educacionais que afetaram a estrutura do currículo escolar, criando uma dinâmica para a escola e para o conteúdo histórico ensinado, influenciado pelas desigualdades educacionais e pela participação crescente do setor privado na educação.
- ItemEducação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues daO presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.